COMO CONSTRUIR UM TELHADO

29

CALHA DETESTA ÁRVORE POR PERTO

Calhas e árvores não se dão bem. Árvores muito próximas de telhados deixam os galhos secos caírem no telhado causando entupimento das calhas e dos condutores e, consequentemente, o transbordamento das calhas com inundação do interior da casa danificando cortinas, quadros artísticos caros, tapetes, colchões e até móveis.

Mas, não é necessário que as árvores estejam bem próximas do telhado para causar algum tipo de problema pois mesmo árvores situadas a dezenas de metros costumam dar dor de cabeça para o morador da casa. Veja a foto abaixo que mostra uma rua que tem casas de um lado e uma praça arborizada do outro lado. O vento leva, tranquilamente, as folhas das árvores para cima do telhado das casas.

A consequência direta é o entupimento das calhas que transbordam e invadem o interior da casa.

É POSSÍVEL EVITAR?

O engenheiro Roberto Massaru Watanabe que já realizou centenas de vistorias em telhados com problemas, dá umas dicas para se evitar dores de cabeça com telhados que vivem entupindo com folhas e galhos. Seguem as dicas na forma de recomendações:


RECOMENDAÇÃO N0 1:

Não projetar telhados com calha ou canaleta interna pois vai entupir e, ao transbordar, as águas irão inundar o interior da casa.


RECOMENDAÇÃO N0 2:

No projeto do telhado, evitar Água Furtada. Este ponto de encontro das águas é sempre problemático, difícil de instalar uma calha e as arestas das telhas "cortadas" gostam de segurar folhas de árvores, linhas de pipa e outros objetos como sacolas plásticas que o vento traz e ficam enroscadas nas arestas das telhas.


RECOMENDAÇÃO N0 3:

Não adotar Platibanda, que pode até dar um efeito estético bonito na fachada mas costuma ser fonte de problemas de drenagem das águas pluviais.


RECOMENDAÇÃO N0 4:

Não fazer caimento da água para a divisa do imóvel pois a calha vai ficar embutida ente o telhado e a parede do vizinho e qualquer entupimento vai jogar água da chuva para dentro da casa.

NOTA: Não confundir as "água"s. A primeira água é o plano formado pelo telhado e a segunda água é a água propriamente dita. Veja mais sobre "água do telhado" clicando aqui .

 


RECOMENDAÇÃO N0 5:

Escolher um tipo de telha que facilite o carriamento de galhos e folhas. A telha tipo Francesa é melhor que a tipo Colonial. Veja por que.

 


RECOMENDAÇÃO N0 6:

Adotar uma inclinação maior das águas. Veja alguns casos:

 

Telhados com inclinação variável: No da esquerda, a inclinação é menor na parte baixa onde há a tendência de mais folhas se acumulares e no da direita a inclinação aumenta de cima para baixo.


RECOMENDAÇÃO N0 7:

Não esquecer de criar uma "rota" para alguém subir no telhado para fazer a limpeza periódica. Esta preocupação é mais importante no caso do telhado tiver instalado paineis fotovoltáicos que vivem sujos por excrementos deixados pelas aves. Veja mais detalhes sobre a importância dessa "rota de acesso" clicando aqui .

 

\RMW\telhado\CalhaArvore.htm em 05/12/2022, atualizado em 05/12/2022 .