As tendências no setor da SAÚDE.

Atualmente, o Tatuapé dispõe de 2 hospitais: O Hospital Municipal do Tatuapé e o Hospital Cristo Rei.

A tendência é a instalação de novos hospitais, inclusive alguns com especializações médicas como doenças do coração e outros mais específicos como oftalmologia.

Segundo pesquisas realizadas pelos grandes hopitais localizados no outro lado da cidade, existe uma quantidade muito grande de pacientes oriundos da Zona Leste. Isso é um sintoma da existência de uma tendência muito clara de instalação de hospitais de alta capacitação no Tatuapé.

Além de hospitais completos, veremos a instalação de Braços Clínicos dos grandes hospitais de São Paulo, uma espécie de frente avançada onde os casos de emergência poderão receber os primeiros atendimentos. A facilidade de acesso ao Tatuapé, principalmente das cidades do Sul de Minas e do Vale do Paraíba nortearão a escolha por tais tipos de soluções.

No setor educacional verificamos que existe uma tendência muito forte de instalação de uma Faculdade de Medicina no Tatuapé. Esta faculdade demandará, logicamente, um Hospital Universitário.

Além desses hospitais de atendimento geral, assistiremos a instalação de hospitais especializados como os de Doenças Tropicais, de Doenças da Mulher, de Oftalmologia, de Odontologia, de Pneumologia e de Cardiologia.

 

Assistiremos também a instalação de centenas de clínicas de especialidades médicas, laboratórios de análises clínicas, centros de oftalmologia, de traumatologia, de diagnose e de terapia. Grande parte dessas novas instalações irá ocorrer na região em torno da avenida Azevedo entre a Biblioteca Cassiano Ricardo e a praça Santa Terezinha onde já existe uma certa concetnração de clínicas.

Prédios inteiros com especialidades médicas serão construúidos nessa região.

O clima da região já foi considerado como um dos piores de São Paulo na década de 60 por causa da alta concentração de indústrias poluidoras. Entretanto, a saída das indústrias propiciou o saneamente do clima e hoje o clima do Tatuapé é considerado um dos melhores de São Paulo.

O índice de VERDES da região, já alto quando comparado com os índices de outras regiões de São Paulo, tenderá a aumentar graças aos trabalhos incessantes das entidades comunitárias que a cada nova primavera continuarão a lançar novas companhas de preservação do meio ambiente. O Rotary do Tatuapé, por exemplo, faz isso há mais de 20 anos e todo ano dá exemplos plantando mudas de Pau Brasil em escolas de primeiro grau.

As inúmeras praças públicas continuarão verdejantes e muito floridas. Os moradores, tradicionalmente preocupados com o verde desde quando o Tatuapé era sinônimo de chácaras, continuarão a plantar e a regar as árvores na calçada em frente à sua residência.

t2020151.jpg (32558 bytes)

Vista da reigão conhecida como Baixo Tatuapé onde será construída a nova Ponte sobre o rio Tietê. Grandes áreas deixadas pelas indústrias que se mudaram para o interior estão esperando os novos investimentos.

t202015a.JPG (129632 bytes)

Veja a situação em DEZEMBRO DE 2007 - botaoQV.gif (478 bytes)

<VOLTAR> <HOME> <SEGUROS> <PATOLOGIAS> <PERICIAS> <TATUAPÉ>

 

Tatuape\2020\t202015.htm em 24/09/2000, atualizado em 14/12/2007.