RodaDentadaBonita.jpg (3699 bytes)

Rotary International - Distrito 4430

Rotary Club de São Paulo - Tatuapé

O RENASCER DO CIVISMO

Há muito que não vemos a Bandeira brasileira tremulando em um mastro. Há muito que não vemos uma manifestação pública de civismo. Será que não temos prestado atenção? Será que ela anda sumida ou será que a nossa Pátria Amada não é mais amada como se deve?

Tivemos momentos importantes em que o "Amor à Pátria" disparou os nossos corações. Foi muito emocionante ver os jovens brasileiros, de cara pintada nas ruas, clamando por um novo Brasil!

Afora esses breves lampejos, não é muito comum falar-se do Brasil como uma nação, a nação dos brasileiros. Parece que a nação brasileira anda meio esquecida. Fala-se tanto em Cólera, Crise Econômica e Preservação da Natureza mas pouco se ouve falar da nossa Pátria Amada.

Entendemos que o Civismo é um sentimento que deve ser semeado a todo instante e que deve permear todos os nossos atos públicos assim como todos os atos do homem público. Devemos aprender, desde a mais tenra idade, a cultivar o amor e o respeito aos Símbolos Nacionais e em especial à Bandeira Nacional.

Entendemos também que a Escola é o local mais apropriado para essa lição, para esse aprendizado. É na escola que se forma o verdadeiro caráter do homem civilizado. Do homem comunitário. Do homem cidadão.

Diante disso, o Rotary Club de São Paulo – Tatuapé, a Delegacia de Ensino e o 8º Batalhão da Polícia Militar estão promovendo o projeto RENASCER DO CIVISMO que objetiva disseminar a importância de se cultivar o civismo junto aos alunos das escolas de ensino fundamental.

Objetivamente, o Projeto incentiva a realização de um conjunto de atividades escolares relacionadas com a importância dos símbolos nacionais e da relação do indivíduo com o coletivo nacional. Serão desenvolvidas atividades do tipo Exposição de Desenhos, Concurso de Redação, Pesquisa de Letra de Hinos, etc. A comunidade será convidada a participar desses eventos opinando e visitando a exposição aberta à visitação pública.

Veja alguns exemplos, clicando aqui:

Na escola, a Bandeira Brasileira envelhecida, desbotada ou que apresente outros defeitos que a torne inadequada para representar com a devida dignidade a nossa Pátria, será substituída por outra, nova. Esta substituição terá lugar em cerimônia protocolar obedecendo o mais alto respeito ao símbolo pátrio.

As Bandeiras recolhidas ficarão em poder de um guardião até o Dia da Bandeira quando serão encaminhadas para incineração na Praça Silvio Romero pelo 8º Batalhão da Polícia Militar, ocasião em que o público poderá presenciar uma das cerimônias mais belas, mais emocionante e mais significativa envolvendo a Bandeira Brasileira.

Desta forma, promovendo o civismo em todas as oportunidades, o Rotary Tatuapé, a Delegacia de Ensino e a Polícia Militar esperam estar contribuindo para um futuro melhor, um futuro onde as pessoas possam respeitar-se mutuamente. Nesse dia, talvez, possamos estar presenciando o Renascer do Civismo Brasileiro.

Tatuapé - São Paulo em 19 de novembro de 1995.


Clique aqui para ver alguns exemplos prático do projeto O Renascer do Civismo, desenvolvidos na região do Rotary Tatuapé.

Veja a Letra do Hino Nacional

Veja a Letra do Hino à Bandeira


Algumas regras sobre o porte da Bandeira Brasileira,
extraídas da Lei Federal 5.700 de 2 de setembro de 1.971

1 – A Bandeira Nacional pode ser apresentada em qualquer lugar e em qualquer ocasião desde que seja assegurado o devido respeito;

2 - Nas escolas públicas ou particulares é obrigatório o hasteamento solene da Bandeira Nacional pelo menos 1 vez por semana;

3 – Quando distendida em paredes ou outros suportes, deve ser colocada acima de obstáculos como pessoas e veículos;

4 – Quando conduzida em desfiles, a Bandeira deve ser mantida na posição vertical e nunca abatida ou inclinada;

5 – Nenhuma bandeira de outra nação pode ser usada sem que esteja ao seu lado direito, de igual tamanho e em posição de realce a Bandeira Nacional, salvo nas sedes das representações diplomáticas;

6 – Quando várias bandeiras são hasteadas ou arriadas simultaneamente, a Bandeira Nacional deve ser a primeira a tingir o topo e a última a dele descer;

7 – É proibido apresentar a Bandeira Nacional em mau estado de conservação, como cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar;

8 – As Bandeiras em mau estado de conservação devem ser entregues a qualquer Unidade Militar para que sejam incineradas no Dia da Bandeira.

Para ver na íntergra a Lei 5700, clique aqui.


RodaDentadaBonita.jpg (3699 bytes)Rotary Club de São Paulo - TATUAPÉ

Rua Diamante Preto, 290 - CEP: 03405-000 - TEL: (011) 6191-2159
Veja notícias sobre o Rotary-Tatuapé.


Para ver outras palestras do professor Watanabe, clique aqui.

[1735] - ET6/www/robarto/rotary/ TextoRenascer.htm em 10/05/2000, atualizado em 31/12/2005 .