Rotary Club de São Paulo - TATUAPÉ

TEMA DO MÊS:

Rotary Tatuapé: 32 anos melhorando a qualidade de vida no Tatuapé.

TEMA DO ROTARY INTERNATIONAL:

A Humanidade é a Nossa Missão

BOLETIM MENSAL - ANO XXXII N0 11 / 12 - MAIO de 2002

B
O
L
E
T
I
M

M
E
N
S
A
L

MÃE SÓ TEM UMA!

Em comemoração ao Dia das Mães, a professora pediu que os alunos contassem uma história que tivesse o final com a frase: "Mãe só tem uma!".

Diversos alunos se apresentaram contando suas histórias umas heróicas, outras de dedicação mas todas terminado com a frase: "Mãe só tem uma!".

Na sua vez, Zezinho contou que quando chegou em casa notou que sua mãe estava recebendo uma visita e conversavam alegremente na sala. Quando entrou pela cozinha, sua mãe gritou: "Zezinho! Traga 2 águas de coco para nós".

Atendendo ao pedido, Zezinho foi até a geladeira, mas notou que só havia 1 coco. Então gritou: "Mãe! Só tem uma!".

Brincadeiras à parte, a mãe sempre teve um significado especial na vida de todas as pessoas e isso independe de raça e cultura. Quem será que teve a idéia de instituir uma dia especial para elas?

Remexendo a história, encontramos referências na antiga Grécia à deusa Rhea, mulher de Cronus, mãe dos deuses e deusas. Na Roma antiga encontramos celebração favor de Cybele, outra mãe dos deuses. por ela se faziam grandes comemorações que duravam 3 dias, entre os dias 15 e 18 do mês de março.

Mais recentemente, no século 16, comemorava-se o Domingo das Mães no quarto domingo, durante a Quaresma, quando as pessoas que trabalhavam longe retornavam aos seus lares levando um presente para as mães.

Nos Estados Unidos da América, Julia Ward criou o Dia das Mães, dedicado à paz, e realizou durante muitos anos, em Boston, o encontro do Dia das Mães.

Outra americana, Anna M. Jarvis, extremamente apegada à sua mãe, perdeu a sua mãe Anna Reese Jarvis, ainda solteira, ficando só com a sua irmã cega Elsinore. Sentindo muito a falta da sua mãe, começou, com a ajuda de amigos, um movimento para a instituição de um dia nacional em homenagem às mães.

O primeiro Dia das Mães foi comemorado com uma missa, no daí 10 de maio de 1908, encomendada por Anna.

O primeriro Dia das Mães oficial foi comemorado pelo governador da West Virginia, William E. Glasscock, no dia 26 de abril de 1910 e, finalmente, em 1914, o presidente Woodrow Wilson institui o Dia Nacional das Mães, a ser comemorado no segundo domingo de maio.

Quase que instantaneamente, o mundo todo passou a comemorar também o Dia das Mães. Anna ficou muito feliz. Mas, logo depois, notou que este passou a ser um dia dia lucrativo para os comerciantes e desabafou a um repórter em 1923: "Não criei o Dia das Mães para se ter lucro".

Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a acausa adiante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães.

"O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez.

Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todo, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.

Comp. Roberto Massaru Watanabe

B
O
L
E
T
I
M

M
E
N
S
A
L

Rotary International - Distrito 4430
Rotary Club de São Paulo - TATUAPÉ - Rua Diamante Preto, 290 - Sede Própria - CEP 03405-000
Telefone: (011) 6191-2159 - email: rotarytatuape@uol.com.br

BOLETIM MENSAL - PÁGINA N0 2

Mensagem para o "Dia das Mães"

 Existe uma mulher no mundo de tão grande amor, parece com Deus.

Pela sua constância e dedicação, tem muito de anjo.

NUNCA ENVELHECE porque sempre age com as forças da juventude.

MESMO SEM ESTUDOS, ela conhece os segredos da vida.

MESMO INSTUÍDA, é simples como uma criança.

SENDO POBRE, é rica da felicidade dos que ela ama.

SENDO FRACA, tem a bravura dos leões para defender seus filhos.

SENDO FORTE, seu coração enternece diante de uma criança.

ESSA MULHER, a quem devemos a vida, que merece nosso afeto e gratidão, é NOSSA MÃE.

Marilena Trujillo

Quero parabenizar todas as mães

que sofrem,

que choram,

que amam,

que brigam,

que lutam

que mimam,

que erram,

que aconselham,

que dão a vida por seus filhos.

Que todas sejam felizes!!!!

Lucia H Watanabe


BOLETIM MENSAL - PÁGINA N0 3

 

IGE

 O Intercâmbio de Grupos de Estudos é um programa da Fundação Rotária, que oferece oportunidades culturais e profissionais únicas, que contribuem para promover a compreensão internacional através de viagem ao exterior, contatos pessoais e hospedagem em lares de rotarianos.

Esse programa prevê o intercâmbio de equipes entre distritos parceiros de países diferentes, sendo cada uma delas composta de jovens executivos ou profissionais, altamente qualificados e, de um rotariano, que serve como líder do grupo.

O programa visa o desenvolvimento dos conhecimentos profissionais e das qualidades de liderança dos membros das equipes, nos primeiros anos das respectivas carreiras para que possam estar preparados para contribuir ao atendimento das necessidades das respectivas comunidades, e cumprir as exigências de um mercado de trabalho cada vez mais globalizado.

Oferece, além disso, oportunidades para Serviços à Comunidade Mundial ao facilitar o planejamento de projetos humanitários conjuntos, entre os países anfitrião e patrocinador, que atendam necessidades nos setores de saúde, educação e outros.

Os membros de uma equipe devem ser pessoas que exerçam profissão reconhecida, em tempo integral, estejam em início de carreira e, tenham de 25 a 40 anos de idade. Os candidatos devem ser líderes potenciais, possuir mente aberta e ser tolerantes para facilitar o alcance do objetivo do programa, ou seja, promover a compreensão internacional. Os integrantes das equipes devem ser razoavelmente fluentes no idioma do país que visitarão.

O líder da eqipe deve ser rotariano com experiência, especialmente em atividades ligadas aos Serviços Internacionais.

O companheiro Edgard Garcia do Souto já foi Líder, por duas vezes, chefiando uma equipe no ano de 1992, para a região de Pittsburg, nos EUA e outra, em 1994, para a região Vera Cruz, no México.

Paulo Sérgio Camolesi, nosso ex-companheiro, liderou uma equipe para a região do Missouri, em 1996, quando o companheiro Edgard Garcia do Souto foi Chairman do Distrito.

A próxima reunião, a do dia 21, será dedicada ao grupo que vem do Distrito 5530, e que é formada pelos seguintes componentes:

Marshal Scott (líder) Casado, 66 anos;
Brian Crowell, 55 anos, casado, mecânico;
Len Cooper, 30 anos, casado, diretor de escola;
Jeremy Liu, 30 anos, solteiro, adminstrador de benefícios;
Jeff Newsome, 40 anos, casado, patrulheiro rodoviário;
Chris Perez, 37 anos, casado, executivo de marketing.

Como se vê, nosso clube apresenta uma intensa atividade nos grupos de IGE, inclusive, o primeiro grupo formado, foi na gestão do companheiro Paulo Rossi Pinto, como Governador do Distrito 4430.


BOLETIM MENSAL