Rotary Club de São Paulo - TATUAPÉ

TEMA DO MÊS:

MAIS SE BENEFICIA QUEM MELHOR SERVE.

TEMA DO ROTARY INTERNATIONAL:

A Humanidade é a Nossa Missão

BOLETIM MENSAL - ANO XXXII N0   7/ 12 - JANEIRO de 2002

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Ano Novo, Vida Nova.

      No mundo todo se comemora o início de um novo ano. Independentemente de raça ou credo, o ano novo é, em geral, comemorado no dia 10 de Janeiro, exceto em alguns países e religiões.

Algumas curiosidades: Na China, por exemplo, o início do ano novo é comemorado na primeira Lua Cheia do ano. No Japão, todas as pessoas aniversariam no dia 10 de Janeiro. Isto significa que uma pessoa que tenha nascido no dia 10 de Janeiro de 2001, e outra que tenha nascido no dia 31 de Dezembro de 2001,  comemoram juntos o seu 10 aniversário, no dia 10 de Janeiro de 2002. As festas de comemoração, denominadas SHIN-NEN KAI, não se restringem somente ao 10 dia do ano, mas se estendem por todo o mês de Janeiro.

O Rotary também se renova. Um Conselho de Legislação se reúne a cada três anos,  em local e hora determinados pelo Conselho Diretor de RI e, pelo menos 120 dias antes do encerramento da Convenção Internacional, realizada naquele ano. Nenhum Conselho de Legislação poderá se realizar novamente numa região rotária,  antes que tenham sido realizados pelo menos dois Conselhos de Legislação.

No Conselho de Legislação, cada Distrito é representado por um rotariano, que tenha servido por um mandato completo como administrador de RI, ou, em circunstâncias especiais, o atual governador ou governador indicado, que deve ser sócio de um clube do Distrito que estiver representado.

Assim os clubes, em cada um dos distritos, elegem um rotariano para representá-los no Conselho de Legislação.  Esses representantes são membros votantes do referido conselho. A eleição do mesmo, geralmente, ocorre na Conferência Distrital realizada no ano rotário imediatamente anterior àquele no qual uma reunião do Conselho de Legislação será realizada, sendo, na mesma oportunidade, escolhido um suplente, para o caso de impedimento do comparecimento do escolhido.

É responsabilidade dos representantes: discutir, na Conferência Distrital e/ou em outras reuniões, as propostas de legislação; conhecer as atitudes com relação ao Rotary em seu distrito; analisar criticamente todas as propostas de emendas e resoluções, diligentemente informando seu ponto de vista ao Conselho de Legislação,  em toda a sua duração e, comunicar aos clubes de seu distrito, imediatamente após a reunião do Conselho de Legislação, as deliberações adotadas pelo mesmo.

Propostas de legislação podem ser submetidas por um Clube, Conferência Distrital, Conselho Diretor de RI, Conselho de Legislação ou pela Conferência do RI na Grã-Bretanha e Irlanda. As propostas de legislação podem ser submetidas ao Conselho de Legislação, no formato de emendas ou resoluções.

As propostas que forem submetidas visando alterar os estatutos ou regimento interno do RI, ou estatutos prescritos para os Rotary Clubs, são chamadas emendas, que devem ser submetidas através da reprodução integral, de parte ou partes dos documentos estatutários, indicando claramente qual parte dever ser eliminada, e qual novo texto deve ser incluído.

Já as resoluções são propostas que não alteram ou conflitam com os documentos estatutários do RI,  mas que expressam opinião sobre uma norma ou procedimento.

Presidente Roberto Massaru Watanabe

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Objetivo de Rotary
 O objetivo de Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
Primeiro:
O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;

Segundo: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas da ética profissional;
Terceiro:
A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada;
Quarto:
A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Rotary International - Distrito 4430
Rotary Club de São Paulo - TATUAPÉ - Rua Diamante Preto, 290 - Sede Própria - CEP 03405-000
Telefone: (011) 6191-2159 - email: rotarytatuape@uol.com.br

BOLETIM MENSAL - PÁGINA N0 2

SÃO PAULO – Muito mais que Meu Amor!

Resumo da Palestra proferida pelo companheiro Gilson Almeida Barreto na reunião do dia 22 de janeiro de 2002 em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo.

“ Ser honrado em pronunciar-me sobre a cidade de  São Paulo, é um fato de projeção sentimental indescritível, como a própria grandeza desta cidade, com nome de estado, e maior que muitos países. Bem podíamos definir desta maneira a grandiosidade desta megalópole, mas, para os que aqui vivem, ela é muito mais  que isso. Em todos os seus aspectos, físicos, espirituais, materiais e humanos. Suas tristezas, alegrias, esperanças, dramas e dinamismo a fazem diferente de outras cidades.

A ostentação de seus edifícios, a bandeira hasteada na praça do mesmo nome, a extensão de suas marginais ou da avenida Sapopemba. Os fatos que compõem as noites, nesta cidade que nunca dorme e que sempre prepara o amanhecer de cada paulistano.

Seja ele natural da cidade ou mesmo de qualquer outro lugar do Brasil, ou do mundo, aqui ele se torna cidadão da Terra. Terra da garoa, de gente boa, que gosta de trabalhar, lutar para manter essa cidade como a maior e a mais rica da América Latina.

Assim é São Paulo, a cidade diferente. Com problemas diferentes, com gente que luta para ser diferente, solidária, prestativa e voluntariosa. Quase onze milhões de habitantes, que já se acostumaram com o slogan “São Paulo não pode parar”. E essa São Paulo, que chega aos seus 448 anos de existência, de forma diferente, como diferente ela mesmo é.

Tão diferente que até mesmo o seu mais famoso rio, que corta literalmente a cidade, não corre para o mar, teimando em conduzir o progresso da capital para todo o interior do estado. Alongando seus limites e suas fronteiras, como foi o propósito de José de Anchieta ao fundar o Colégio de São Paulo, no Planalto de Piratininga, no dia 25 de Janeiro de 1554. Semente boa em solo fértil e bem cuidada só poderia resultar em planta sadia e resistente. Terra de desbravadores, como foram os bandeirantes. Do poderio comercial do café a antiga  província se transformou na locomotiva do progresso industrial, hoje vislumbra-se como um dos principais pólo do turismo de negócios, não apenas da América Latina, mas de todo o mundo.

No ano de 2000, 8 milhões e meio de turistas brasileiros e estrangeiros aqui estiveram, lotando os nossos hotéis, e participando de feiras e convenções, promovidas em São Paulo. Esses turistas aqui deixaram milhões de dólares, em compras, passeios e encomendas de produtos de última tecnologia. Tal e qual os antigos mercadores ou tropeiros que subiam a Serra do Mar com produtos trazidos do porto de Santos, ou do Rio de Janeiro, para aqui efetuarem as suas vendas, e distribuírem para as outras vilas e cidades interioranas, muitas das quais, hoje,  formam a chamada “Região Metropolitana de São Paulo”.

São Paulo, nestes 448 anos de existência, perpetua uma imagem de fonte inesgotável de recursos. Sobrevive a toda forma de pressão, e quanto mais espremida, mais riquezas  produz. Com um orçamento invejável, para qualquer país, R$9,5 bilhões ou US$ 3,7 bilhões, convertendo na moeda americana, para dar mais ênfase à pujança paulistana.

                Gostaria de registrar, uma parte da história da república em São Paulo. Chegamos, hoje, ao 52o. prefeito que dirigiram a maior cidade brasileira. A historiografia teve início em 7 de Novembro de 1899, com a posse de Antônio da Silva Prado, que governou a cidade por 12 anos, até 16 de Janeiro de 1911, quando assumiu Raymundo da Silva Duprat, com mandato até 15 de Janeiro de 1914, quando assume Washington Luiz P. de Souza, até 16 de Agosto de 1919, quando foi substituído por Firmiano M. Pinto, que governou a cidade até 16 de Janeiro de 1926, quando toma posse, José Pires do Rio. Joaquim José C. Mello Neto é o prefeito seguinte, toma posse em 24 de Janeiro de 1930 e, numa curta passagem, é substituído por, em 6 de Setembro do mesmo ano, Luiz de Anhaia Mello, que gere os destinos da cidade até 26 de Julho de 1931, quando toma posse Francisco Machado de Campos, até 14 de Novembro do mesmo ano, quando retorna ao poder municipal, Luiz de Anhaia Mello, até 5 de Dezembro do mesmo ano, quando Henrique Jorge Guedes é constituído prefeito, até 25 de Maio de 1932, no calor da Revolução Constitucionalista, é substituído por Arthur Saboya, até 29 de Dezembro do mesmo ano, quando é empossado Oswaldo Gomes da Costa, que fica no poder até 23

de Maio de 1933, sendo substituído por Carlos dos Santos Gomes, até o dia 22 de Agosto, seguindo no poder, Antônio Carlos Assumpção, que governou até 7 de Setembro de 1934.

Nesta data toma posse Fábio da Silva Prado, que governa até 1 de Fevereiro de 1938, quando Paulo Barbosa de Campos Filho assume por 15 dias o governo, até o dia 16 de Fevereiro, quando reassume Fábio da Silva Prado, que completa o seu mandato até o dia 30 de Abril, quando assume o que poderíamos chamar o 1o. Prefeito da Era Moderna Paulistana, Francisco Prestes maia, que dirige a cidade até  11 de Novembro de 1945, sendo substituído por Abrahão Ribeiro até 15 de Março de 1947, seguindo-se Christiano Stockler das Neves, em 29 de Agosto de 1947, Paulo Lauro e 26 de Agosto de 1948, Milton Improta, 14 de Janeiro de 1949, Asdrúbal Eritysses da Cunha em 28 de Fevereiro de 1950, Lineu Prestes, em 1 de Fevereiro de 1951, Armando de Arruda Pereira e, em 8 de Abril de 1953, Jânio da Silva Quadros, que em 7 de Julho de 1954, foi substituído por José Porfírio da Paz, retornando em 18 de Janeiro de 1955, sendo empossado em 6 de Fevereiro William Salem. Juvenal Lino de Mattos toma posse em 2 de Julho de 1955, até o dia 11 de Abril de 1956, quando assume Wladimir de Toledo Piza, seguido em 8 de Abril de 1957 por Adhemar Pereira de Barros, até 10 de Janeiro de 1958, quando toma posse Cantídio Nogueira Sampaio e, Adhemar, retornando ao governo em 7 de Fevereiro do mesmo ano e, governando até o dia 9 de Fevereiro de 1961, quando Manoel Figueiredo Ferraz assume o governo por 26 dias. Num período de registros curiosos, no dia 1o. de Março, Adhemar retorna ao poder, por 1 mês e 6 dias, sendo substituído por Francisco Prestes Maia, até o dia 8 de Abril de 1965, quando é nomeado José Vicente de Faria Lima, sendo substituído, em 8 de Abril de 1969, por Paulo Salim Maluf, em 8 de Abril de 1971, por José Carlos de Figueiredo Ferraz, até 22 de Agosto de 1973, permitindo uma rápida passagem como prefeito de João Brasil Vita, até o dia 28, quando toma posse Miguel Colassuono, que fica no cargo até o dia 17 de Agosto de 1975, quando é nomeado Olavo Egídio Setúbal, seguido de Reynaldo Emygdio de Barros, em 12 de Julho de 1979 e, Antônio Salim Curiati, que tomou posse no dia 14 de Maio de 1982, ficando no poder até Março de 1983, até a posse de Mario Covas Jr, em 10 de Maio.

Retornando o processo de eleições diretas para prefeitos das capitais dos estados brasileiros, o ex-prefeito Jânio da Silva Quadros toma posse em 1o. de Janeiro de 1968, até a posse da nova prefeita Luiza Erundina da Silva em 1o. de Janeiro de 1989, seguindo-se no cargo Paulo Salim Maluf, que tomou posse em 1o. de Janeiro de 1993, Celso Roberto Pitta do Nascimento em 1o. de janeiro de 1997 e, finalmente,  Marta Teresa Smith de Vasconcelos Suplicy, em 1o. de Janeiro de 2000.

                Como podem perceber, brasileiros ilustres foram os responsáveis pela condução da cidade que: “Conduz e não é conduzida”, como descrita no listel de seu brasão. Muitos deles foram companheiros rotarianos como nós, aqui reunidos, e estiveram compromissados com o ideal de servir a comunidade. Do elenco de nomes de escol, aqui elencados, vários chegaram à Presidência da República. A experiência adquirida ao administrar São Paulo, sempre o aval necessário para postulações maiores.

                Assim é São Paulo, da tradição das arcadas do Largo São Francisco, da majestade da Avenida Paulista, das histórias do bairro do Bexiga, do cartão postal que o sonho materializado de Martinelli, da saudosa estação da Quarta Parada, do velho Hipódromo da Mooca, a rivalidade entre italianos do Palestra e os espanhóis corintianos do querido bairro do Tatuapé.

É nessa São Paulo que junto com os companheiros rotarianos e suas famílias, procuramos promover um melhor equilíbrio social, diminuindo as diferenças, incentivando a participação comunitária e , procurando a cada dia exercitar mais e mais a cidadania e a solidariedade.

Parabéns São Paulo!

Parabéns para todos nós que compartilhamos da responsabilidade de legarmos ao futuro uma São Paulo, ainda melhor e mais bonita.

BOLETIM MENSAL - PÁGINA N0 3

SPB – Sistema de Pagamento entre Bancos
Perguntas e Respostas

Para quem  não sabe, SPB (Sistema de Pagamento entre Bancos) é uma nova forma que o Banco Central criou/disponibilizou para que os bancos possam trocar dinheiro entre eles, de forma eletrônica e confiável.

Muita tecnologia foi utilizada e hoje somos um dos poucos países que tem uma câmara de compensação on-line, quase em tempo real (a compensação entre os bancos passara a ser efetivadas em apenas 30 minutos!).

Esse é o primeiro passo para que uma série de especulações financeiras dos bancos  (por exemplo a demora na compensação de um DOC) deixem de existir e, quem sabe, a gente sofra menos.

Para quem não sabe, nos últimos 20 anos, a nossa tecnologia de informação associada aos nossos bancos é a mais avançada no mundo. Aprendemos tendo que atender, em curto  prazo, as exigência governamentais.

Abaixo segue uma série de perguntas e repostas sobre o SPB e os possíveis impactos que ele pode vir a gerar em nós, meros mortais.

Para quem não quer gastar a vista com o texto abaixo, pelo menos orgulhe-se  do seu país, que afinal, acabou de mostrar, mais uma vez, avançado grau de maturidade que países, como Inglaterra, tentam implementar a mesma tecnologia há 8 anos e ainda não conseguiram.

 1-      O que é Sistema de Pagamentos?

É um sistema que permite transferências de recursos, bem como o processamento e a liquidação de pagamentos para pessoas, empresas, governo, Banco Central e instituições financeiras. Ou seja, praticamente todos os agentes atuantes em nossa economia. O cliente bancário utiliza-se do Sistema de Pagamentos toda vez que emite cheques, faz compras com o cartão de débito ou ainda quando envia um DOC – Documento de Crédito.

  2.Quais as vantagens do novo sistema para o cliente bancário?

 Segurança – criação de novas formas de pagamentos e transferências mais seguras para quem envia e para quem recebe recursos, como alternativa aos atuais cheques e DOCs, que transitam pela Câmara de Compensação.
Rapidez – haverá a possibilidade de realizar transferências de recursos em tempo real, permitindo ao favorecido a utilização quase que imediata do dinheiro recebido.

 3. O que é Transferência Eletrônica Disponível - TED?

Com a implantação do novo SPB será oferecida uma nova forma de transferência de recursos operacionalizada pela Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) ou pelo Banco Central, que viabilizará a transferência ao favorecido assim que o banco destinatário receber a mensagem de transferência.

 4. Qual a diferença entre TED e DOC?

A principal diferença entre essas formas de transferência de recursos está relacionada ao tempo em que são efetivadas.

Um DOC, que transita pela Compe - Serviço de Compensação de Cheques e Outros Papéis, leva e continuará a levar um dia útil para ser compensado, de forma que o recebedor somente tem a informação do crédito no dia útil seguinte à sua emissão pelo pagador. Já a TED terá liquidação no próprio dia, ou seja, atualizará o saldo da conta do recebedor na mesma data em que é emitida pelo pagador.

 5. Como ficam as tarifas bancárias?

A introdução do novo SPB trará diversas novidades para o cliente bancário. Entre elas, destaca-se a Transferência Eletrônica Disponível - TED, cujo preço da tarifa, definido a critério de cada banco, deve estar exposto em Tabela de Tarifas de Serviços Bancários nas agências.

No novo SPB, a recomendação essencial para que você não gaste mais com tarifas bancárias é evitar a emissão de cheques ou DOCs com valores acima de R$ 5.000,00 – valerá mais a pena dar preferência à nova forma de transferência que está sendo criada (TED) para realizar pagamentos ou transferências entre contas de diferentes bancos. De qualquer forma, vale consultar seu banco para conhecer qual a melhor opção para a sua necessidade específica.

 6. Como faço uma Transferência Eletrônica Disponível - TED?

A TED poderá ser feita nas agências, nas centrais de atendimento telefônico ou pelo Internet Banking.

 7. O que vai acontecer com minha caderneta de poupança?

Os depósitos em poupança continuarão sendo acolhidos e remunerados de acordo com as normas em vigor.

 8. Posso continuar emitindo cheques de qualquer valor?

Sim. Você poderá continuar emitindo cheques de qualquer valor. A diferença é que para cheques a partir de R$ 5.000,00 poderá haver uma tarifa adicional.

 9. Como faço minhas aplicações em fundos de investimentos e em depósitos a prazo?

As aplicações em fundos de investimento feitas mediante saldo disponível em conta corrente e/ou através de TED renderão a partir do dia da sua realização. Os bancos, a seu critério, poderão agendar aplicações de recursos bloqueados na conta corrente (depósitos de cheques ou DOC) para datas futuras.

Já as aplicações em depósitos a prazo (CDB e RDB) poderão ser acolhidas independentemente da condição do recurso na conta corrente, porém sob remuneração diferenciada, a critério de cada banco. CDBs e RDBs emitidos a partir de 1º de outubro de 2001, quando vencerem após 22 de abril de 2002, deverão ser resgatados em valores disponíveis na data de seu vencimento.

 10. Como fica o meu cartão de crédito?

Nada muda no momento da compra nem no pagamento da fatura.

 11. Como fica o meu cartão de débito?

Nada muda.

 12. Qual o efeito do novo SPB sobre o prazo dos depósitos em cheque e DOCs enviados para minha conta corrente?

Depósitos em cheques ou DOC não sofrerão alteração nos prazos de bloqueio. Os recursos de ambos estarão disponíveis após a compensação.

 13. Como faço para pagar minhas contas de água, luz, telefone etc.?

Em princípio, nada mudará.

 14. Como faço para pagar impostos, taxas e demais tributos?

Nada mudou. Continue pagando-os da mesma forma.

 15. Haverá algum tipo de mudança na cobrança da CPMF?

Não haverá mudanças na cobrança da CPMF.

 16. Como poderão ser pagos os bloquetos ou  boletos bancários?

Não haverá mudanças nos pagamentos dos bloquetos ou boletos bancários, que poderão continuar a ser feitos em cheque ou dinheiro nos caixas, terminais de auto atendimento, Internet e outros canais colocados à disposição dos clientes pela rede bancária.

 17. Como será creditado na minha conta corrente o resultado da liquidação da cobrança bancária?

O crédito na conta corrente do cliente dependerá das condições contratadas.

 18. Com todas as mudanças que estão sendo introduzidas, pode-se continuar usando o cheque especial?

O cliente poderá continuar utilizando o seu limite do cheque especial normalmente e usufruir do saldo/limite como disponível.

 19. O que muda no processo de débito automático de minhas contas?

Nada muda. Se você optou pelo serviço de Débito Automático de quaisquer contas – luz, água, telefone etc –elas continuarão sendo pagas, através do débito em sua conta corrente, na data do vencimento, desde que haja saldo disponível.

 20. Como ficará a liberação e o pagamento dos empréstimos bancários?

Os empréstimos e financiamentos liberados pelos bancos em dinheiro, via de regra através de crédito em conta corrente, deverão ser pagos de acordo com as condições estipuladas nos contratos.

A critério de cada banco, pagamentos por débito em conta poderão exigir saldo disponível. Caso o cliente não disponha de saldo suficiente na data para pagar a sua dívida, poderá depositar em dinheiro ou ainda remeter os recursos através da Transferência Eletrônica Disponível - TED.

Depósitos em cheques ou DOCs que estiverem bloqueados (indisponíveis) na conta corrente, na data de vencimento do empréstimo, poderão não ser aceitos para a quitação do mesmo, respeitados os contratos.

 21. Haverá alteração de horários das movimentações bancárias?

Sim, haverá alteração. Os novos horários serão previamente comunicados pelos bancos.

 22. Como ficam os pagamentos das aposentadorias e demais benefícios?

Os pagamentos aos aposentados e demais beneficiários não sofrerão alterações.

 23. Como fica a prestação da casa própria?

As prestações da casa própria não sofrem alteração, podendo ser pagas por débito em conta, carnê, bloqueto ou boleto bancário.

 24. Haverá mudança no pagamento de indenizações em caso de sinistros?

Sim, além das atuais formas de pagamento (cheque ou DOC), a quitação passa a ser possível também por meio de Transferência Eletrônica Disponível - TED.

25. Como ficam as prestações dos financiamentos de veículos e outros bens?

Em princípio, a forma de pagamento dos financiamentos de veículos e outros bens não se altera.

 26. Como devo fazer para cobrir o saldo devedor do cheque especial e/ou conta garantida e saldo devedor em conta corrente?

O depósito poderá ser feito normalmente – via cheque, dinheiro, DOC ou TED. O que ocorrerá é que se o depósito for feito em dinheiro ou TED a conta corrente será coberta no mesmo dia, enquanto que os valores referentes a cheques e DOCs serão considerados disponíveis após a compensação, aumentando, portanto, o prazo para o cálculo dos juros.

 27. Posso continuar emitindo cheques pré-datados?

Sim, não muda em nada. Porém, cheques a partir de R$ 5.000,00 tendem a ser desestimulados, em função dos custos operacionais.

Colaboração do companheiro Edgard Garcia do Souto

BOLETIM MENSAL - PÁGINA N0 4

AÇÃO LOCAL

O programa “Ação Local”, desde 1996, estimula a participação dos cidadãos no cotidiano administrativo da área central de São Paulo, dentro dos limites de sua base territorial imediata, a rua onde moram, trabalham, têm seu negócio ou patrimônio.

Seu objetivo é implementar a qualidade de vida, o bem estar e, a segurança no centro.

O programa tem a coordenação da “Associação Viva o Centro”, e o patrocínio da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), e da Bolsa de Mercadorias & Futuros ( BM&F).

            Por meio de diretorias setoriais, e de um conselho da comunidade, cada AÇAO LOCAL encarrega-se , em sua micro-região, de fiscalizar as condições do espaço público e, exercer funções de zeladoria urbana em colaboração com os poderes públicos, além de encaminhar sugestões e montar parcerias em prol de melhorias na área.

AÇÃO LOCAL  já anda com as próprias pernas.

O amadurecimento de cada AÇÃO LOCAL, e hoje são 38 em atividade, é visível. O programa já se desenvolve e age, de maneira descentralizada e independente, com cada núcleo criando soluções e mostrando realizações importantes em sua micro-região.

 Colaboração do companheiro Ordival Bordin – Participante da Associação Viva o Centro.


CONSELHO DIRETOR 2001-02 DO ROTARY CLUB DE SÃO PAULO - TATUAPÉ

PRESIDENTE: Roberto Massaru Watanabe

1° VICE-PRESIDENTE: Minoru Ueta

2° VICE-PRESIDENTE: Paulo Rossi Pinto

Presidente Anterior: Antônio Chiarotto Filho

Presidente Eleito: Antônio Sampaio Teixeira

1° SECRETÁRIO: Américo Fabri

2° SECRETÁRIO: Jonas Gonçalves de Oliveira

1° TESOUREIRO: José Lino de Caro

2° TESOUREIRO: Horacílio Melro

DEMAIS MEMBROS DO CONSELHO:

Edgard Garcia do Souto

Eduardo Dubinco

Eugenio Guadagnoli

Gilson de Almeida Barreto

João Perez Filho

Ricardo Pereira Thomaz

Ricardo Rovito

Sidney Bergamaschi

BOLETIM MENSAL