Rotary Club de São Paulo - TATUAPÉ

TEMA DO MÊS:

DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI.

TEMA DO ROTARY INTERNATIONAL:

A Humanidade é a Nossa Missão

BOLETIM MENSAL - ANO XXXII N0  6 / 12 - DEZEMBRO de 2001

B
O
L
E
T
I
M

M
E
N
S
A
L


ANO DO VOLUNTÁRIO

O ano de 2001 foi o do voluntário. Escolhido pela Organização das Nações Unidas como o “Ano Internacional do Voluntário”, nunca se viu tanta movimentação em torno desse tema.

No dia 5 de dezembro comemora-se o Dia do Voluntário. Tão antiga como a humanidade, a ação voluntária sempre foi enaltecida e muito valorizada  em todos os povos do mundo.

O Rotary International, fundado no ano de 1905 na conturbada cidade de Chicago nos EUA, é uma das maiores organizações não-governamentais  na atualidade, estando presente em mais de 163 países, congrega voluntários - pessoas físicas, profissionais de todos os segmentos da sociedade - em torno do Ideal de Servir, incentivando ações que incorporem o lema: Servir Através da Profissão.

O Rotary Tatuapé também não deixou por menos: Desenvolveu, neste ano, diversos projetos em que a Ação Voluntária foi a sua diretriz principal.  Um dos projetos foi o Posto de Atendimento Comunitário. Aberto para todas as camadas da população,  realizou 146 atendimentos, nos meses de Setembro a Novembro. Todos os atendimentos foram realizados por voluntários. Pessoas abnegadas, sem vínculo com o Rotary Tatuapé, que semanalmente contribuíram com uma parte do seu tempo.

Outro dos projetos foi o Projeto Ligação de Água. Excluídos pelo crescimento desordenado das grandes metrópoles brasileiras, os favelados não são, necessariamente,  pessoas deficientes, analfabetas e ignorantes. Muitos possuem boa formação escolar, cultural e religiosa  mas  são obrigados a morar em favelas por causa da recessão econômica  e até por causa da especulação imobiliária. Ao mesmo tempo, por se tratarem de núcleo habitacionais clandestinos,  não podem ser beneficiados com as condições mínimas de higiene e saneamento básico  administrados pelo poder público.

O Rotary Tatuapé, através da Comissão de Serviços Comunitários, coordenou o Projeto Ligação de Água envolvendo voluntários, agentes comunitários, comunidade da favela e SABESP, concretizando a ligação domiciliar  individual  a 250 barracos da favela Tolstoi.

Além desses projetos, que trazem no bojo a ação voluntária, outros projetos do Rotary Tatuapé também foram impregnados com a marca da ação voluntária.

Um dos projetos foi o Projeto Rumo, coordenado pela Comissão de Serviços Profissionais. Realizado regularmente  há 8 anos, o Projeto Rumo, também conhecido como Seminário de Orientação Profissional aos Jovens, propiciou-nos gratas surpresas na realização da versão 2001. Uma das surpresas foi proporcionada pela professora Regina Cremonesi  do Colégio Ascendino Reis. Responsável pelo ensino de Química, ela ensinou os alunos a fabricar detergentes, amaciantes e água sanitária. Montaram uma fábrica  que funciona nas dependências da escola, cadastraram as entidades comunitárias da região – creches, orfanatos e asilos - e doam, uma vez por mês, a produção da “fábrica”  a uma das entidades. Os alunos aprenderam não apenas Química mas também o que é comunidade e o que é ser voluntário.

A outra surpresa foi proporcionada pelas peças de teatro montadas na disciplina de Educação Artística, uma para cada período letivo. A “cobrança” de um quilo de alimento, a título de ingresso, resultou na arrecadação de quase 2 toneladas de alimentos que foram doadas, pela escola,  ao Rotary Tatuapé.

Assim, incentivando e fomentando a prática do Ideal de Servir, o Rotary Tatuapé vem cumprindo com a sua obrigação de procurar a melhoria da comunidade através do comportamento exemplar de cada um  na sua vida pública ou privada.

Roberto Massaru Watanabe

B
O
L
E
T
I
M

M
E
N
S
A
L

Objetivo de Rotary
 O objetivo de Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
Primeiro:
O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;

Segundo: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas da ética profissional;
Terceiro:
A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada;
Quarto:
A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Rotary International - Distrito 4430
Rotary Club de São Paulo - TATUAPÉ - Rua Diamante Preto, 290 - Sede Própria - CEP 03405-000
Telefone: (011) 6191-2159 - email: rotarytatuape@uol.com.br

BOLETIM MENSAL - PÁGINA N0 2

SERVIÇOS INTERNACIONAIS

Eduardo Dubinco - Presidente da Comissão de Serviços Internacionais

O desenvolvimento da compreensão e da boa vontade entre os rotarianos, e entre os povos do mundo inteiro, é o objetivo específico dos Serviços Internacionais do Rotary.

A finalidade dos Serviços Internacionais do Rotary é expressa na quarta Avenida de Serviços, isto : encorajar a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz,  entre as nações.

A liberdade, a  justiça , a verdade, o cumprimento da palavra empenhada e o respeito pelos direitos humanos,  são inerentes aos princípios do Rotary e, vitais para a manutenção da paz e da ordem internacional,  e para o progresso da humanidade.

A Área de Serviços Internacionais pode  ser subdividida  em quatro campos:

1)   Atividades de Serviços à Comunidade Mundial
2)   Atividades de Intercâmbio Internacional nos campos cultural e educacional
3)   Eventos e Comemorações Internacionais
4)   Encontros Internacionais

No RCSP Tatuapé, a Área de Serviços Internacionais é composta das seguintes Subcomissões :

SERVIÇOS À COMUNIDADE MUNDIAL

                 Através da modalidade de “Subsídios Equivalentes”, podemos viabilizar projetos que beneficiem a nossa Comunidade. Um pré-requisito fundamental,  para a obtenção de Subsídios Equivalentes, é que o projeto seja “Internacional”. Isso significa,  que o projeto deve envolver a participação ativa de um número razoável de rotarianos, do país beneficiado,  e de pelo menos um outro pais.

Os parceiros podem envolver Rotary Clubs e Distritos,  de países diferentes.

Um Club ou Distrito,  que não tenha contatos internacionais,  deve utilizar a lista “Intercâmbio de Projetos de Serviços à Comunidade Mundial” . Objetivos:  

-     Promover amizade e compreensão internacional através da interação entre Clubes e Distritos, de todo mundo; 
-     Financiar projetos de prestação de serviços humanitários, que sejam relativamente pequenos;

-     Ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas carentes;

-     Envolver significativo número de rotarianos.

INTERCÂMBIO DE GRUPOS DE ESTUDO

O programa de Intercâmbio  de Grupos de Estudo, mais conhecido como IGE ou GSX,  subsidia a viagem de equipes formadas por e Profissionais não-rotarianos, entre distritos emparceirados,  de países distantes.

Cobrem o período de 4 a 6 semanas no distrito anfitrião, onde estudam as instituições, a economia e o estilo de vida local,  e observam, durante 5 dias,  a prática de suas profissões, estabelecendo novos laços de amizade, e trocando idéias com os cidadãos locais.

A Fundação Rotária  paga pela forma mais econômica de transporte,  e uma semana em um curso de imersão da língua local.

O Distrito anfitrião oferece à equipe visitante,  refeições, alojamento e cobre as despesas das viagens realizadas em seu território. Os membros das equipes pagam as despesas pessoais, despesas com visto, passaporte, vacinas e viagens adicionais, após a conclusão do programa.

Os Clubes deverão selecionar candidatos  que mais se beneficiarão dessa experiência.

Atualmente existem, além do IGE tradicional, alguns IGEs especiais:

* Univocacionais (uma única profissão);  
* Com Novos Países Rotários (10 Clubes ou mais);  
* Com Países Não-Rotários, etc.

BOLSAS EDUCACIONAIS

           É o programa mais antigo da Comissão de Serviços Internacionais. Seu início foi em 1947. Seu propósito é promover compreensão internacional e incrementar as boas relações entre os povo através da oportunidade de desenvolvimento pessoal e de aperfeiçoamento profissional.

Oferece:

- Bolsa Educacional para Um Ano Letivo;
- Bolsa Educacional para Mais de Um Ano Letivo;

- Bolsa Cultural (idiomas e imersão cultural),  nos períodos de 3 a 6 meses;

- Bolsa de Aperfeiçoamento Profissional, com 3 a 9 meses de duração.

Cujo objetivo é:

- enviar embaixadores da boa vontade ao exterior e incrementar a compreensão mundial;
- instilar nos bolsistas uma apreciação por outros povos e culturas, de acordo com os altos ideais promovidos pelo Rotary;

- treinar os bolsistas em áreas especializadas, principalmente os provenientes de países em desenvolvimento;

- Informar os bolsistas de países industrializados sobre os problemas e desafios encontrados pelos países em  desenvolvimento.

FUNDAÇÃO ROTÁRIA

Missão: é apoiar os esforços do Rotary International em prol do alcance da paz e compreensão mundial através de programas internacionais humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural.

Entre mais de 20.000 fundações que atuam em todo mundo, a Fundação Rotária se coloca entre as primeiras das que têm administração mais eficiente em seus programas e com menores custos.

Através dos Programas da Fundação Rotária é que Rotary Clubs e Distritos se unem  para implementar atividades de prestação de serviços de grande porte. E é graças aos esforços dos rotarianos do mundo inteiro que a Fundação:

- Opera um dos melhores e maiores programas privados de Bolsas de Estudo do mundo que patrocina viagens ao exterior, para fins educativos, para mais de 1.300 pessoas todo ano;

- Patrocina o Intercâmbio de Grupos de Estudos, enviando anualmente mais de 2.000 profissionais para observar o exercício das respectivas profissões no exterior, bem como se introduzir e apreender sobre outras culturas e estilos de vida;

- Financia programas que oferecem subsídios humanitários, entre eles: Subsídios Equivalentes, Subsídios Esperança e Subsídios “Saúde, Fome e Humanidade” (3-H);

- Apóia o empenho global pela erradicação da poliomielite, através do Programa Pólio-Plus.

            A Fundação Rotária é organizada, como uma corporação separada do Rotary lnternational. Ambas são corporações sem fins lucrativos. Contudo, ambas diferem entre si porque a Fundação Rotária dedica-se exclusivamente à Avenida de Serviços Internacionais. Os programas, a administração e as atividades de arrecadação de fundos da Fundação são financiadas através de contribuições voluntárias e da renda proveniente do investimento destes.

Como vemos, a Área de Serviços Internacionais é uma das mais importantes e ativas do Rotary e, através das atividades acima, vem contribuindo para o desenvolvimento da Compreensão e da Boa Vontade entre os rotarianos,  e entre os povos,  do mundo inteiro.

Nota: Este assunto foi brilhantemente exposto pelo companheiro Edgard Garcia do Souto no Fórum dos Serviços Internacionais,  realizado no dia 11/12/2001 no Rotary Club de São Paulo – Tatuapé.

NATAL,
NASCEU JESUS,
LEMBRANÇA RENOVADA,
TEMPO DE MEDITAÇÃO,
UMA NOVA LUZ SURGIU....

DEZEMBRO, mês que comemoramos o nascimento de Jesus. Mês de renovação, tempo de pensar, tempo de nos reunirmos irmanados em um só pensamento, de elevarmos nossos corações aos céus, de festejarmos em oração nosso louvor e honra ao recém nascido MENINO JESUS.

Não é um simples acontecimento religioso... é algo mais... Tem sentido profundo de universalidade do amor, de fraternidade. É o mês que simboliza a nossa manifestação expontânea de comunhão.

Estamos nos preparando para a grande comemoração, pois, além de trocarmos cartões, cumprimentos, abraços com os familiares, companheiros e amigos, nos desejando votos sinceros de felicidades pelo nascimento de Jesus, e que  nesta comemoração haja muita PAZ, tranqüilidade e graças, e, ainda, na profundidade de nossos desejos, que as pessoas de todas as cores, credos, ideologias, se envolvam no mais profundo sentido de concórdia, de harmonia, de muito amor e esperança, de um mundo melhor para esta humanidade conturbada, descrente, insegura, violentada e sofredora.

Companheiros do Rotary ! É festa de confraternização, de muito amor, de amizade, de respeito, de pensamentos positivos, de esperança no CRIADOR, e diante do símbolo majestoso da divindade de JESUS, de mãos dadas, em comunhão com mossos ideais rotários, na certeza de podermos nos embuir,  profundamente, nos objetivos maiores do Rotary, da Prova Quádrupla, e sempre no ideal de servir, suplicamos de forma contrita a PAZ, que a PAZ DE CRISTO derrame muita justiça, bênçãos, e do seu glorioso JARDIM CELESTIAL, sejamos brindados com chuvas de pétalas envolventes, do seu imensurável amor pela humanidade, e possamos contemplar dias de muita LUZ, AMOR, FELICIDADE, ALEGRIA, no jardim florido de nossas vidas...

FELIZ NATAL!      

Colaboração do companheiro. Ignácio Mikalkenas Filho

BOLETIM MENSAL - PÁGINA N0 3

IMAGINE (Imagine)
(John Lennon/ Versão Antônio Marcos)

Imaginar que o mundo
Possa viver em paz
Não há inferno, não há céu
É só tentar imaginar
Somente o firmamento
Feito apenas pra sonhar

Pessoas sem fronteiras
Vivendo pra viver
Nenhuma dor nem guerra
Nada, porque morrer
Haver um Deus apenas
Como é bom imaginar
Não é loucura nem sonho
Além de mim há mais alguém
Se junte a quem pensa assim também
Que esse mundo vai ser um só

Imaginar que a terra
Possa ser bem melhor
Pra permitir sementes
Sem dividir o chão
Imaginar a fome
Dando lugar ao pão

Não é loucura nem sonho
Além de mim há mais alguém
Se junte a quem pensa assim também
Que esse mundo vai ser um só

Letra cantada e distribuída pelo companheiro José Luiz Toro da Silva do RC Guarulhos Vila Galvão no encerramento do “Fórum Distrital sobre o Rotary e a Juventude”, realizada no dia 01/12/2001, no Edifício Rotary.

NOTÍCIAS DA ASSERT

Com o apoio de todas assertianas, colaboradoras, rotarianos, rotaractianos e dos nossos parceiros no servir, a Assert encerra este semestre com ótimas realizações.

O nosso Chá Beneficente realizado dia 20/11/01, foi um sucesso. Com 240 convites vendidos, e com a realização do nosso tradicional bazar, conseguimos arrecadação para beneficiar  muitas entidades.

 Logo no início do semestre, conseguimos o cadastro na Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para o recebimento de cestas básicas. Famílias carentes do Tatuapé foram cadastradas para recebê-las, todo mês, durante um ano.

 A Casa Abrigo Cristo é Esperança, que abriga 15 crianças de 0 a 13 anos, também recebeu a nossa ajuda, com o pagamento de contas de gás e água. Doamos alimentos e presentes para o Dia das Crianças e Natal. Este abrigo recebe orientação do “Posto Rotary de Orientação Comunitária”, referente a sua documentação de funcionamento. O objetivo é fazer com que o abrigo passe a receber alguma ajuda do governo para sua manutenção e sobreviva com um pouco mais de tranqüilidade. Faremos ainda a doação de mesas e cadeiras para o refeitório.

Recebemos 2 toneladas de alimentos dos Colégios Santa Marina e Ascendino Reis. Estas doações foram encaminhados a creches, asilos e abrigos do nosso cadastro. Estas e outras realizações são possíveis  porque somos um grupo forte e unido. Sou grata pelo apoio de todos.

Feliz Natal!! Paz e muita luz para o ano que se inicia!!

A Assert agradece à turma do companheirismo: Cleusa e Benjamin e Kátia e Teruya  pela noite agradabilíssima do dia 30/11/01.  A Kátia, além de confeccionar todos os arranjos de mesa, doou  o material utilizado.

            Obrigada, Kátia!!

Agradecemos também o carinho com que a Sra. Orlinda Costa Figueiredo Basseto, bisavó do Igor Basseto Mikalkenas, faz os trabalhos manuais para Assert.

Lúcia Hissatugu WatanabePresidente da ASSERT 2001/2002


BOLETIM MENSAL - PÁGINA N0 4

Comissão de Serviços à Comunidade
A Comissão de Serviços à Comunidade do Rotary Club de São Paulo – Tatuapé, presidida  pelo companheiro Gilson de Almeida Barreto, informa o andamento de alguns de seus projetos:

Projeto Posto de Atendimento Comunitário

É um posto experimental, montado na sede do Rotary Tatuapé, à Rua Diamante Preto, 290, às 4as. Feiras, das 10:00 às 12:00 horas.

Presta atendimento de orientação à população em geral, sobre qualquer tipo de assunto. No atendimento ali prestado,  destacamos o trabalho dos voluntários: Antônio Fernando Vuollo Riskala e Osvaldo Augusto Moreira.

Neste curto  período em que está atuante (3 meses), apresentamos a seguinte estatística de atendimentos:

  • 11 pedidos para encaminhamentos de crianças para creches;
  • 6 pedidos de ambulâncias;
  • 12 pedidos para recalcular o valor do IPTU;
  • 10 pedidos para atendimento médico;
  • 15 pedidos de aposentadoria junto ao INSS;
  • Estruturação da Associação dos Autistas do Tatuapé;
  • Recondução do Grupo Escoteiro São José para voltar a ocupar espaço no Centro Esportivo Brigadeiro Eduardo Gomes (Centro Esportivo do Tatuapé).

além de muitas outras ações que foram encaminhadas.


Na foto, o engenheiro Roberto Massaru Watanabe dá explicações técnicas aos moradores da favela.

Projeto Ligação de água em favelas

Neste projeto, famílias que compartilhavam, em grupos, um mesmo hidrômetro, passaram a ter o seu próprio hidrômetro individual. Mensalmente, contas de água da ordem de R$ 600,00 eram rateadas entre aquelas famílias, que compartilhavam aquele hidrômetro único. Em condições precárias, o rateio causava muitas divergências entre os moradores. 

Com o projeto, cada morador passou a ter o seu próprio hidrômetro individual.  Valores do rateio da ordem de R$ 10,00, foram substituídos por contas individuais de apenas R$ 2,00.

Neste primeiro projeto, realizado na favela Tolstoi,  250 famílias foram beneficiadas e terão a oportunidade de passar um Natal com muita água potável. Neste empreendimento destacamos o empenho dos voluntários: Aparecida Pianura Rodrigues e Manoel Antônio Lopes.

A TODOS, OS NOSSOS MAIS SINCEROS VOTOS, DE UM FELIZ NATAL, E UM PRÓSPERO 2002 !

Fernando Dias Aguiar Junior - Presidente da Comissão do Boletim.

BOLETIM MENSAL