Rotary Club de São Paulo - TATUAPÉ

TEMA DO MÊS:

Você é responsável pelo que cativa.

TEMA DO ROTARY INTERNATIONAL:

A Humanidade é a Nossa Missão

BOLETIM MENSAL - ANO XXXII N0 2/12 - AGOSTO de 2001

B
O
L
E
T
I
M

M
E
N
S
A
L

RESPONSABILIDADE

A conduta humana é consciente, o que significa que o homem, em estado mental perfeito, age de acordo com a sua própria vontade, é dono de seus atos e tem o livre arbítrio de dirigir a sua ação em determinado sentido e não em outro. Na liberdade da ação humana, cujo antecedente é a vontade autônoma do ser pensante, funda-se a Teoria da Responsabilidade. O homem faz o que quer e sabe o que faz. Encontramos, de saída, a responsabilidade como um estado direto da ação consciente do ser humano. Como num processo, a ação desencadeia estados e um desses estados é o da responsabilidade.

O ato de criar é também um ato de responsabilidade. Criar é tornar real algo que não existe. Pode ser uma idéia, pode ser uma coisa, pode ser uma pessoa. Ao criar, o criador torna-se autor. Torna-se também responsável por aquilo que criou. E, assim, encontramos diversos estados de responsabilidades imputáveis ao ser humano. Essa é uma característica própria do ser humano. É também uma característica própria de determinados seres humanos.

Mais que um estado, a responsabilidade também transcende ao tempo. A sabedoria que se adquire a partir da evolução do conhecimento, nos ensina e nos faz enxergar além do horizonte do tempo. Ainda como desdobramento da Teoria da Responsabilidade, o homem adota atitudes preventivas como se tivesse absoluta certeza das conseqüências de certos atos ou das conseqüências de determinadas omissões.

Assim age o autor de ideais, o autor de livros, o autor de livros didáticos. Eles procuram delinear a trajetória entre a ignorância e o saber. Assim age também o pai. Procura apresentar, oferecer, dar as melhores alternativas para que a sua cria seja dotada de todas as qualificações que o tornam absolutamente preparados para enfrentar todos os desafios que a vida prepara, meticulosamente, para cada um de nós.

Da mesma maneira, as enfermeiras aplicam as vacinas. Não que a criança já tenha alguma enfermidade. Não que a criança venha a ter alguma enfermidade. Talvez nunca as tenha. É um ato preventivo. Uma ação positiva, um recado, um sinal. É como se desejássemos “Boa Sorte”. Numa longa jornada, nunca saberemos, a priori, quais serão as verdadeiras conquistas, quais serão os verdadeiros obstáculos. Nem teremos também o privilégio de conhecermos, antes, o real objetivo da viagem. 

Devemos estar preparados. Devemos, talvez, até provocar o imponderável para que as virtudes e os defeitos de nossa caminhada se apresentem com maior clareza, límpida e nítida. Em todos esses momentos e também em todos esses instantes dessa nossa longa e também curta jornada, uma coisa é constante: A nossa responsabilidade. 

Escolhemos, para o mês de Agosto, o tema “RESPONSABILIDADE”, como o lema do mês. Vamos refletir sobre a verdadeira profundidade desse valor humano. No mês de Agosto, comemoramos o Dia dos Pais. Vamos refletir sobre a verdadeira profundidade e significado da responsabilidade paterna. No mês de Agosto acontece a Segunda Etapa da Campanha da Vacinação. É um ato de responsabilidade para com o futuro da nova geração, que está dando os primeiros de muitos passos que caracterizarão as suas vidas. 

No Rotary, Agosto é o mês do Desenvolvimento do Quadro Social. Todos conhecem o lema “A União Faz a Força”,  e para que haja união é preciso haver um grupo de pessoas. Não é possível a união de uma única pessoa. Cada um de nós tem a responsabilidade de promover o aumento do número de participantes, para que se possa pensar em união e para que se possa pensar em força.

Por fim, lembremo-nos da frase dita por Antoine de Sait-Exupéry:

“Você é responsável pelo que cativa”.                                                   

  Colaboração de Roberto Massaru Watanabe

B
O
L
E
T
I
M

M
E
N
S
A
L

Objetivo de Rotary
 O objetivo de Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
Primeiro:
O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;

Segundo: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas da ética profissional;
Terceiro:
A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada;
Quarto:
A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Rotary International - Distrito 4430
Rotary Club de São Paulo - TATUAPÉ - Rua Diamante Preto, 290 - Sede Própria - CEP 03405-000
Telefone: (011) 6191-2159 - email: rotarytatuape@uol.com.br

BOLETIM MENSAL - PÁGINA N0 2

O Rotary e a Comunidade

A Comunidade é um todo organizado, estruturado para propiciar às famílias e aos indivíduos, as condições necessárias e adequadas para uma   melhor qualidade de vida possível.  

A vida é dinâmica e necessitamos, constantemente, estruturar novos aspectos que surgem a todo instante, assim como reestruturar antigos conceitos que tornaram-se arcaicos ou inadequados, com o passar dos tempos. 

Para a consecução dessa árdua tarefa, de contínua estruturação da sociedade, existem inúmeras entidades que reúnem pessoas das mais variadas formações e aptidões. Dentre elas encontramos o Rotary International que, com o seu singelo objetivo, desempenha um papel bastante significativo. Não é à toa,  que figura como uma das maiores organizações não governamentais do mundo. É a única que dispõe de um assento permanente na Assembléia da Organização das Nações Unidas. 

Em seus diversos programas leva o benefício a milhões de pessoas, em diversas áreas como alimentação, saúde e humanidade. O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Ajudar, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de criar oportunidades de servir.

Também busca o movimento, o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil, e a difusão das normas da ética profissional, a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um,  na vida pública e privada e, ainda, a aproximação dos profissionais de todo mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz  entre as nações.

O Serviço à Comunidade desenvolvido pelo Rotary International tem um grande desafio a ser superado: suprir a ausência do poder público, em diversos setores da atividade social.  

É preciso, cada vez mais, que as pessoas se unam, irmanadas e imbuídas no único propósito de servir ao próximo. O maior objetivo, neste momento, é ser solidário, notadamente com os menos afortunados, negros, nordestinos, mulheres, lideranças de bairros e todos aqueles desamparados.

No Ano Internacional do Voluntariado é preciso que haja uma dedicação ainda maior, uma doação, um empenho sem igual, para que, somado  a outros devotados, possamos  construir uma sociedade mais justa. 

O Rotary International aproveita a ocasião para desejar às famílias um grande Dia dos Pais, em harmonia e com a benção de Deus

 Colaboração do companheiro Gilson Almeida Barreto

A FIGURA DO PAI NOS DIAS DE HOJE

Como deveria ser a melhor  maneira de manter a sua condição de líder familiar?O pai deverá transmitir: Segurança para os pequenos, deverá ser herói, amigo, conciliador, cúmplice, conselheiro, repressor, quando necessário, deverá ser o ponto de referência para os filhos, que serão influenciados, diretamente, na formação e, sobretudo, na personalidade.

A presença do pai de forma amigável, tolerante, porém enérgica, solidificará a segurança, tão necessária para o desenvolvimento de seus filhos, na transformação do estágio inicial para a idade adulta e, principalmente,  na conduta social ; em resumo, deverá ser duro, sem perder a ternura.

A paternidade, essa sublime missão, somente superada pela presença materna, deverá ser exercida como uma dádiva exclusiva, cuja finalidade será aprimorar o prosseguimento da extensão familiar e se expandirá na formação de novas gerações, culminando com influência no contexto global, pois o homem de amanhã será, também, cidadão do mundo.

            Portanto, torna-se imperioso exercer a paternidade com enorme responsabilidade. Uma vez que os pais de hoje contam com a disponibilidade de um arsenal de métodos de aprimoramento para busca de um melhor convívio familiar e, conseqüentemente, um melhor convívio social

Colaboração do Companheiro: Giuseppe D’Agosto


BOLETIM MENSAL - PÁGINA N0 3

Imagem de Pai

Existe um homem que se esforça no cumprimento do dever, para dar bom exemplo...
Que fica humilde, quando poderia se exaltar...
Que chora à distância, a fim de não ser observado...
Que, com o coração dilacerado, se embrutece para se impor, como juiz inflexível...
Que apenas, fisicamente, passa o dia distante, na luta por um futuro melhor...
Que, ao fim da jornada, avidamente regressa ao lar para levar muito carinho, e, às vezes, receber tão pouco...
Que está sempre pronto para oferecer uma palavra de ânimo ou mostrar, através do exemplo, uma atitude que possa ser imitada...
Que, muitas vezes, passa noites mal dormidas, decifrando os segredos da vida para transmitir ensinamentos...
Que, mesmo cansado, ainda consegue energias para distribuir confiança...
Que vibra, se emociona, e se orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama...
Esse homem, geralmente, se agiganta e passa a ter um valor, sem igual, quando deixa de existir para sempre...
Nunca perca, pois, a oportunidade de devotar muito carinho e amizade àquele que é seu melhor amigo: 
"Seu Pai".

autor desconhecido

A segurança começa pela nossa participação

Em casa ou no trabalho, jamais imaginamos quantos itens estão ligados à nossa segurança.  É parecido com a química, não a percebemos até começarmos a pensar que desde a formação do nosso corpo, e até numa xícara de vidro, ela está presente. Com a segurança, guardadas as proporções, acontece o mesmo. Só percebemos o quanto nos afeta quando nós ou nossos familiares mais próximos somos vítimas de algum caso, no mais a percebemos longínqua, no noticiário da TV ou nos jornais.

Para melhorar a participação da população a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, mais exatamente no governo de Franco Montoro,  criou os Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança). A idéia principal é que a comunidade de cada bairro circunscrita ao território de cada Conseg – como por exemplo do 30º DP, portanto Conseg Tatuapé –, trabalhe levando às reuniões seus problemas, informações, reivindicações e sugestões para melhoria da segurança local.

Este é o cerne desta questão que, como mencionei no início do texto, é muito abrangente. Eleito presidente do Conseg Tatuapé, traçei um plano de trabalho trimestral, onde a cada período colocamos em prática os projetos da diretoria. Após a posse em junho, realizamos nossa primeira reunião no dia 16 de julho. Baseado em minhas convicções e nas reuniões premonitórias do Rotary Tatuapé, das quais participei na Comissão de Serviços à Comunidade do presidente Antonio Chiarotto, tentei passar aos meus diretores alguns objetivos para melhorarmos, juntos, a participação e a própria segurança.

E como fazer isso?

1) A participação depende de todos e da divulgação entre aqueles que normalmente já integram outras

entidades – pelo costume de trabalhar em grupo e organização , levando aos seus amigos e parentes a idéia de que sem participar, ficará cada vez mais complicado saber onde e como agem os bandidos e quais os meios para coibir suas ações.

2) Por outro lado, ajudar e incentivar os policiais e seus familiares está no regulamento do Conseg. A diretoria eleita para o biênio 2001/03 está planejando atingir alguns objetivos.

a) O primeiro é fornecer almoço e jantar para os policiais da Base Comunitária da Praça Sílvio Romero, já que eles não recebem nenhuma ajuda para alimentação, trabalhando 12 horas.

b) Em segundo lugar, contando com a colaboração da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, está nos planos fazer festas de rua, comparáveis às das Festas Juninas, onde os moradores poderão divertir-se e colaborar, pois a arrecadação será voltada para os policiais que atuam na jurisdição do Conseg Tatuapé. Os valores serão rigidamente controlados por um tesoureiro, pasta incorporada aos Consegs a partir deste ano pela Secretaria de Segurança.

Como já foi dito em uma reunião de nosso clube "Ninguém ama o que não conhece". Se os policiais conhecerem nossa bondade e vontade de ajudá-los, certamente terão mais amor para com o bairro, logo os bandidos pensarão mais vezes antes de atuar nas áreas onde esses homens e mulheres tiveram seu valor reconhecido e estão empenhados em perpetuar suas conquistas. Assim, contando com a colaboração do comércio local – que reclama constantemente dos maus serviços – poderemos pensar em melhores atuações dos militares.

Ainda há planos para a Polícia Civil, mas esta é uma outra história.

Colaboração do companheiro: Gerson Soares Silva


BOLETIM MENSAL - PÁGINA N0 4

ROTARIANOS VÃO DOAR MICRO LIGADOS À WEB PARA ESCOLAS PÚBLICAS

A Fundação de Rotarianos de São Paulo vai doar até o fim de Agosto cerca de 400 computadores com acesso à Internet para 90 escolas públicas. Cada escola vai receber ao menos quatro micros. A doação é parte do Programa Mutirão Digital, que , desde 1998, já beneficiou 450 instituições de ensino.

            “Nossa intenção era começar um processo para eliminar o analfabetismo digital nas escolas públicas. Queremos que esses computadores sejam usados como ferramenta pedagógica”, diz Daniel Ferreira Júlio, gerente do Departamento de Relações com a Comunidade da Fundação.

O Mutirão Digital é parceria com a Microsoft, que doou a licença dos softwares, com a TriCom, que cedeu as placas de modem, com o Banco Itaú. É feito em convênio com a Fundação para  Desenvolvimento da Educação ( FDE), ligada à Secretaria de Estado da Educação.

A Fundação de Rotarianos de São Paulo foi instituída em 1946. Um de seus objetivos é atuar na área de educação, em todos os níveis.

            Segundo Júlio, numa primeira fase, o programa tinha como objetivo permitir o acesso dos alunos de escolas públicas, de ensino fundamental à Web, 

colocando à sua disposição ao menos um computador.

Agora, três anos depois, os órgãos públicos já assumiram esse papel, e a fundação identificou novas prioridades. “Nas escolas atendidas pelo programa, percebemos que faltava capacitação dos professores para trabalhar o computador e o acesso à Internet na sala de aula”. Diz Júlio.

Os rotarianos estão desenvolvendo cursos para professores, que serão dados pelos profissionais do colégio e das Faculdades Rio Branco, ainda neste semestre. Dois professores de cada escola pública poderão cursá-los, com a condição de multiplicar esse conhecimento.

Em 1999, a fundação treinou 250 mestres para usar o programa ONU Virtual, criado para estimular chats e intercâmbios entre alunos de diversos países. “Não pretendemos abandonar a distribuição de computadores, mas queremos conciliar as duas questões”.- prossegue.

Os computadores são reformados no laboratório de hardware da unidade da Fundação Rio Branco, na Granja Viana.

            Além desse programa, a entidade mantém outros, também de cunho social, como a escola especial para crianças surdas, o Centro de Ensino Profissionalizante Rotary, dirigido a jovens carentes da comunidade, e a “adoção”da Escola Estadual de São Paulo, o primeiro “ginásio”da cidade, criado há 107 anos. Os investimentos atuais da fundação nas instituições de ensino chegam a US$ 6 milhões , incluindo as unidades do Colégio Rio Branco e das Faculdades Integradas Rio Branco, recém-criadas pelo Ministério da Educação.

 Jô Azevedo – “Gazeta Mercantil”, 6/08/2001.

Colaboração do Companheiro: Paulo Rossi Pinto

CONSELHO DIRETOR 2001-02 DO
ROTARY CLUB DE SÃO PAULO TATUAPÉ

PRESIDENTE: Roberto Massaru Watanabe

1° VICE-PRESIDENTE: Minoru Ueta

2° VICE-PRESIDENTE: Paulo Rossi Pinto

Presidente Anterior: Antônio Chiarotto Filho

Presidente Eleito: Antônio Sampaio Teixeira

1° SECRETÁRIO: Américo Fabri

2° SECRETÁRIO: Jonas Gonçalves de Oliveira

1° TESOUREIRO: José Lino de Caro

2° TESOUREIRO: Horacílio Melro

DEMAIS MEMBROS DO CONSELHO:

Ricardo Rovito

Eugênio Guadagnoli

Gilson de Almeida Barreto

Eduardo Dubinco

Ricardo Pereira Thomaz

Sidney Bergamaschi

Edgard Garcia do Souto

A PROVA QUÁDRUPLA

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos:

1) É a VERDADE?

2 ) É JUSTO para todos os interessados:

3) Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?

4) Será BENÉFICO para todos os interessados:

A finalidade da Prova Quádrupla deve ser a de desenvolver e manter altos padrões de ética nas relações humanas. Todos os rotarianos envidam esforços no sentido de que todas as relações humanas da firma, organização ou instituição, sejam baseadas nos seus princípios.


BOLETIM MENSAL