umidadelogop.jpg (8512 bytes)

CASOS

7

 

CASO N0 5 - MANCHAS EM DORMITÓRIOS.

Há casos de quartos construídos em ambiente muito úmidos (próximo de lagoas e rios ou em fundos de vale) e mesmo não tendo nenhuma fonte de umidade como vazamentos e infiltrações, a umidade existente no ar poderá condensar nas paredes.

fotocondensacao.jpg (22383 bytes)

Este é o caso de um quarto com mancha formando uma faixa horizontal na parte alta de todas as paredes do quarto. A mancha começa no teto e vai descendo até a altura da verga da janela. Um banheiro anexo, mal ventilado, jogava bastante vapor do banho para dentro do quarto. O vapor ficava acumulado no alto do quarto junto ao teto e o excesso saía pela janela.

SOLUÇÃO: Observe que a parte de baixo da mancha fica exatamente na altura da verga (parte de cima) da janela. Então se a janela fosse mais alta, junto ao teto, não haveria condensação de umidade nas paredes.

A solução ideal é fazer com que o vapor do banheiro não venha mais para o quarto. Mas se isso não for possível, outra solução é aumentar o tamanho da janela fazendo-a chegar até o teto. Se não for possível aumentar o tamanho da janela, então procure abrir um buraco na parede como se fosse instalar um exaustor.

Se você mora em apartamento e a única parede que dá para o exterior for uma parede de fachada, então não será possível mexer na janela e nem abrir o buraco pois iriam alterar a estética da fachada.

Então, sugerimos instalar uma espécie de coifa para promover a exaustão do ar, isto é, jogar o ar que está junto ao teto para fora e isso deve ser feito através da janela.

sugestao1.jpg (10606 bytes)

O desenho não está essas coisas, mas a idéia é fazer uma caixa que vai pegar o ar bem lá em cima junto ao teto e uma ventoinha tipo FAN dessas que são utilizados nos microcoputadores e que são bem silenciosas joga o ar quente e cheio de umidade para fora através da janela.

Depois que foi resolvida a fonte da umidade, então você pode pensar em resolver a questão da mancha. Embora se deva resolver caso a caso pois a profilaxia vai depender das condições locais, veja uma solução universal que funciona na maioria dos casos em botaomais.gif (1231 bytes)

 

RMW\patologia\profilaxiaCaso5.htm em 12/07/2009, atualizado em 12/08/2012.