umidadelogop.jpg (8512 bytes)

PROFILAXIA

1

A profilaxia é o conjunto de ações que desenvolvemos para eliminar, sumir, exterminar enfim acabar com a causa ou as causas, isto é, aquilo que está causando as manchas escuras nas paredes e no teto de nossa casa.

Acabar com as manchas de umidade pode se transformar numa grande dor de cabeça ou uma grande aventura pois as manchas são o resultado de processos evolutivos onde microorganismos, vegetais e animais microscópicos, se instalam nas paredes e teto formando uma massa simbiótica que forma um micro-ambiente em que uns microorganismos servem de alimento para os outros proporcionando a sua proliferação.

Na maioria dos casos, não basta lavar o local e pintar novamente.

Geralmente, o que encontramos são processos simbióticos, isto é, bactérias e outros microorganismos como ácaros desenvolvem-se sobre restos de comida como pedaços de pele e sobre essa mistura depositam-se esporos de fungos que se desenvolvem rapidamente nesse terreno fértil.

Até aí você não nota nada, não enxerga nada pois tudo é microscópico, invisível.

Alguns dos fungos são do tipo filamentoso, isto é, crescem como filamentos.

Nesses filamentos dos fungos enroscam partículas da poluição ambiente como partículas de pneu, partículas de carvão, fuligem, pó, terra e tudo quanto é porcaria que fica pairando no ar.

Com a deposição desse material poluente nos filamentos dos fungos, surge a mancha que você vai enxergar. A mancha na área urbana geralmente é preta pois são particulas de pneu e fuligem enquanto que em áreas rurais a mancha é avermelhada ou marrom por que é pó de terra.

Veja mais detalhes sobre fungos em botaomais.gif (1231 bytes)

O MOFO

As manchas nas roupas, sofás, colchão, travesseiro e até no carro, com aquele cheirinho característico é de MOFO. O mofo é um tipo de fungo que só se desenvolve sobre o excremento de ácaro. E não é qualquer ácaro não. Tem que ser o Dermatophagoides, que significa "comedor de pele".

Uma das maneiras de diminuir o mofo é diminuindo a quantidade de ácaros no ambiente.

Para diminuir a quantidade de ácaros no ambiente são necessárias diversas providências.

Veja mais detalhes sobre ácaros em botaomais.gif (1231 bytes)

Há ácaro em todos os ambientes da sua casa pois você fica soltando pele morta o tempo todo, principalmente quando você coça. Alias, o ato de coçar é orquestrado pelo nosso corpo justamente para eliminar a pele morta e deixar a pele nova rspirar. Então você vai encontrar ácaros na cozinha, na sala, no banheiro e até no carro. No banheiro a quantidade é muito grande pois ao tomar banho você se esfrega soltando muita pele morta que fica flutuando no ar junto com o vapor de água.

O vapor vai se condensar nas paredes e junto fica presa a pele. Nessa pele grudada na parede junta muitos ácaros. O mofo que é um fungo que se alimenta exclusivamente de excrementos do ácaro vai fazer uma grande festa. Junto com esse mofo junta-se outros tipos de fungos e alguns deles que são filamentosos iniciam a captura da poeira do ar e aí você vai começar a ver as manchas.

O BOLOR

Milhões de fungos das mais variadas espécies ficam o tempo todo pairando no ar na forma de esporos. Esporo é como uma semente que os vegetais inferiores usam para se disseminar. Para o seu desenvolvimento, o fungo precisa de alimento. Pão velho, frutas maduras e todo e qualquer tipo de alimento é comida para os fungos. Isso vale também para a comida que você fica cozinhando no fogão. Ao cozinhar, o vapor que sai da panela leva consigo particulas pequenas de alimento. É carne, beringela, cenoura, batata enfim de tudo que você cozinha saem partículas junto com o vapor de água.

Esse vapor, impregnado de particulas de comida vai se condensar no teto e nas paredes da cozinha.

O bolor, que é um fungo filamentoso, que está pairando no ar da cozinha vai fazer a festa. Como o bolor é filamentoso, vai grudar nos filamentos particulas da poluição e com o tempo surge uma mancha escura.

Bem, a festa não fica somente com os ácaros, os fungos, os bolores e os mofos. Juntam-se a eles vegetais inferiores como o musgo, a alga e as samambaias.

Se você não tomar nenhuma providência, vai encontrar, depois de alguns anos, uma floresta com muitas avencas e até samambaias de metro.

AS ALGAS

Manchas esverdeadas ou marrons em local que tem muita umidade ou local em que passa muita água como beiral de telhados e laterais de condutores de águas pluviais são, em geral, algas.

Algas são vegetais e a maior parte delas possuem clorofila para ajudar na síntese das proteínas. São, em geral verdes mas podem ser marrons.

Algumas não possuem vasos e formam tapetes muito bonitos como os musgos.

As algas têm um predileção especial em se instalar em locais férteis. Paredes de local úmido onde já tem um "tapete" muito fértil formado por excrementos de ácaro e restos de fungos, são hortas preferidas pelas algas.

Veja mais detalhes sobre algas em botaomais.gif (1231 bytes)

CONCLUSÃO

Em toda e qualquer mancha de umidade que se forma na parede, no teto e em outros locais da edificação desenvolve-se um conjunto de microorganismos, alguns são animais, outros vegetais e alguns nem a ciência sabe direito se é vegetal ou animal.

É ácaro, fungo, bolor, mofo, alga e outros microorganismos formando uma mancha escura.

A mancha é como um câncer. Vai se desenvolvendo, penetrando e se alastrando. Devagar e sempre. Num dia ela está com 10 centímetros, no outro 20 e quando a gente vai ver ela já está com mais de metro.

Numa parede recém infectada, a mancha terá atacado apenas a pintura. Isso num prazo curto de alguns meses.

Passado alguns meses, e com a umidade ainda alta, a mancha vai penetrando no revestimento da parede.

Mais alguns meses e a mancha terá atingido o embosso. Embosso ou reboco é aquela massa de regularização aplicada sobre os tijolos antes da massa de revestimento.

Depois de um ano a manha vai atigir até o tijolo da parede.

PROFILAXIA

Como vimos, a mancha é uma mistura de vários tipos de microorganismos onde uns servem de alimento para os outros.

Aí você pensa em aplicar um fungicida. Pode também pensar em aplicar um acaricida ou um algicida ou então um anti-mofo.

Tentar erradicar a mancha somente com produtos químicos é perda de tempo.

Antes de aplicar qualquer um desses produtos você deve consultar um especialista, um Patologista de Edificações. Só ele poderá dizer se, no seu caso, a eliminação de um dos componentes vai ou não vai fortalecer os outros.

Não existe uma mancha igual às outras. Até os parasitas que vivem no teu corpo irão fazer parte da festa. Não sei se você sabe, cada pessoa tem seu cheiro característico e esse cheiro não é do corpo mas dos parasitas que vivem no seu corpo.

Veja um tratamento universal que serve na maioria dos casos de manchas - botaomais.gif (1231 bytes)

 

RMW\patologia\profilaxia1.htm em 12/07/2009, atualizado em 12/08/2012.