Fundação tipo SAPATA
 

A SAPATA é um tipo de fundação direta e rasa onde um bloco de concreto armado transfere para o solo o peso sobre ela. Ela pode ser circular, quadrada, retangular ou contínua (corrida). As dimensões da sapata são calculadas em função da capacidade de carga do solo, ou seja, em solos moles as dimensões são maiores e em solos duros as dimensões da sapata são menores. A superfície superior da sapata pode ser horizontal mas costuma-se ser inclinada para economizar concreto. A norma brasileira NBR-6122 estabelece os critérios de segurança que o calculista das fundações deve seguir, adotando Fator de Segurança Global de até 3 vezes. Alguns prédios, além de calcular as fundações para suportar o peso do prédio com segurança, podem ser críticos alguns fatores como o recalque diferencial em alguns tipos de indústrias como numa gráfica que emprega aquelas impressoras rotativas que medem dezenas de metros onde uma pequena diferença de décimos de milímetro pode afetar a produtividade do equipamento.

A norma NBR-6122 chama a atenção para a necessidade de, ao atingir a Cota de Assentamento, realizar um ensaio de Capacidade de Suporte com um penetrômetro manual (item A.3) decidindo por aprofundar a Cota de Assentamento combinando com o calculista das estruturas o alongamento da Pilar.

Há também a exigência da norma NBR-6188 que determina, entre outras exigências, a cobertura da armadura com pelo menos 50 mm (5 centímetros) de concreto adensado mecanicamente para garantir a estanqueidade necessária para impedir a penetração da água do subsolo. Cuidado especial deve ser feita em zonas "seguras" onde o solo é não-agressivo mas que ao longo do tempo sofre a ação da chuva ácida, vazamentos na rede de esgoto e outras intervenções tornando o solo agressivo.

Casos como o do Edifício Areia Branca que ruiu em 2004, chama a atenção para o fenômeno da Reação Álcali-Agregado que pode se manifestar a longo prazo. Veja mais detalhes sobre este fenômeno em https://www.ebanataw.com.br/roberto/concreto/conc6a.htm

VEJA, PARA VOCÊ TER UMA IDEIA, A CAPACIDADE DE CARGA DA SAPATA CORRIDA EM FUNÇÃO DO TIPO DE SOLO:

 

CAPACIDADE DE CARGA LINEAR (Quanto aguenta por metro linear)

  Sapata corrida em solo de Argila DURA
[ 3 kgf / m2]
Sapata corrida em solo de Argila RIJA
[ 2 kgf / m2]
Baldrame com alvenaria de tijolo de barro maciço de 1 tijolo. 7.500 kgf / m 5.000 kgf / m
Baldrame com alvenaria de tijolo de barro maciço de 1 e 1/2 tijolo. 11.250 kgf / m 7.500 kgf / m
Baldrame com alvenaria de tijolo de barro maciço de 2 tijolos. 15.000 kgf / m 10.000 kgf / m

Na tabela acima, o número 7.500 kgf/m significa que o baldrame de 1 e 1/2 tijolo sobre solo de argila rija vai aguentar 7.500 kgf/m, isto é, 7.500 kilogramas por metro linear de sapata. Exemplo: Se a parede tiver 4 metros de comprimento, o peso que a sapata vai aguentar será de 4 X 7.500 = 30.000 kilograma ou 30 toneladas.

ATENÇÃO! A escolha do tipo de fundação deve ser feita sob a assistência de um Profissional do ramo de fundações como um Técnico de Edificações, Engenheiro Civil ou Geólogo.

Voltar à página inicial
botao.jpg (1310 bytes)

 

fundacoes\SAPATA1.htm em 30/12/2002, atualizado em 18/12/2022