Acessar com www.ebanataw.com.br/fengshui/

O Feng Shui é uma milenar arte chinesa, aprimorada ao longo de milhares de anos, que estuda o fluxo das energias em um ambiente fechado para que o ocupante desse local possa usufruir e tirar vantagem dos efeitos benéficos dessas energias.

Em qualquer ambiente fechado, circulam energias como a energia luminosa do sol, a energia térmica do sol, o fluxo do arejamento que renova o ar do ambiente, a corrente do campo magnético terrestre e muitas outras energias, desde as que você pode sentir e até medir como a radiação solar até energias que embora você não consiga sentir, instrumentos simples como uma bússola, podem te mostrar que ela existe e está, de certa forma, atuando sobre o metabolismo do seu organismo.

Veja fotos de uma bússola e de um aplicativo de bússola no smartphone:

O Feng Shui é uma ciência que indica, em cada ambiente, qual é a posição mais auspiciosa para a atividade que você deseja exercer. Por exemplo, se você vai fazer um Planejamento como pensar em como será a churrascada que você vai organizar no fim de semana, esta atividade ao ser realizada na área de influência de Dificuldade, vai aclarar e trazer à tona todas as eventuais dificuldades que poderão interferir no sucesso do evento. Você vai lembrar de todas as eventuais dificuldades como "caso chova", "depósito de bebidas não funciona no domingo", "esquecer o abridor de garrafas". Mas, ao realizar esta atividade na área de Relacionamento você vai ficar lembrando dos Bons Momentos que tiveram no almoço do mês passado, das alegrias que foi o encontro no Dia da Páscoa e vai acabar se esquecendo de algum detalhe importante para o próximo pois esta área de Relacionamento potencializa a comunicação entre pessoas.

O Feng Shui, embora alguns autores atribuam uma conotação de crença ou de esoterismo, é na verdade uma ciência que leva em consideração as energias que atuam no local. A luz do sol, por exemplo, só pode penetrar no quarto se o local tiver uma janela voltada para o lado da trajetória do sol. Janelas voltadas para a face Sul nunca recebem a luz do sol e consequentemente o quarto face sul é úmido e frio favorecendo o desenvolvimento de doenças respiratórias principalmente em crianças de pouca idade ou em idosos.

Outra energia importante é a do vento. Neste caso, não só a localização do quarto e o tamanho e a posição da janela como também a existência de obstáculos para o livre fluxo do ar como prédios altos na vizinhança, montanhas e árvores condicionam a direção de atuação dos ventos. Seu sono é tranquilo? durante o sono o seu organismo recebe o ar fresco (com mais oxigênio) para que o metabolismo do seu corpo transcorra naturalmente? ou você é daqueles que dorme mal, tem insônia e acorda com dores pelo corpo? Um ambiente saudável é aquele que propicia um bom arejamento trocando o ar interno viciado com o ar fresco do exterior. Veja mais casos em que nosso organismo precisa de ar, de preferência fresco, para realizar bem todas as funções metabólicas. Clique aqui .

Não podemos esquecer da água que constitui mais de 70% do nosso organismo. Bebemos água de qualidade? Temos hábitos saudáveis? Lavamos a mão antes de qualquer refeição? Na praça de alimentação do shopping ou no restaurante tem água de boa qualidade para lavarmos a mão e a boca antes e escovar os dentes depois do "fast-food"?

A ciência ocidental ainda não descobriu, mas certamente o fará, como certas energias atuam nos seres vivos. Alguns animais marinhos como a baleia, a tartaruga, o salmão e as aves migratórias viajam milhares de quilômetros e encontram, com precisão, o local de procriação. Como eles navegam? Como eles se localizam?

 

Com o desenvolvimento do I CHING pelos sábios chineses há mais de 5.000 anos, os construtores estudaram as influências das energias do I CHING no interior das casas e descobriram que, dependendo das condições do entorno, em certo terreno o quarto de dormir deve ficar na frente do terreno enquanto que em outro terreno, o quarto de dormir deve ser localizado nos fundos.

É que durante o longo período de sono (cerca de 1/3 de nossa vida), certas energias como a do campo magnético da terra, atuam sobre o fluxo sanguineo no cérebro oxigenando mais um lado do cérebro e menos no restante fortalecendo a predisposição para determinadas posturas. E é por isso que acordamos "bem" em certos dias ou acordamos "mal" em outros e teremos um dia tranquilo ou agitado dependendo das influências a que ficamos submetidos durante o sono.

O campo magnético terrestre atua sobre o cérebro, não só dos humanos como também dos animais e determinados animais como as baleias, as tartarugas e as aves migratórias se valem dessa influência para se direcionarem durante sua viagem migratória. Essas pesquisas que estudam as influências das energias do I CHING no interior de ambientes fechados, que são realizada até os dias de hoje, faz parte de uma outra ciência denominada Feng Shui.

Roberto Massaru Watanabe é engenheiro civil e desenvolveu estudos sobre a salubridade e habitabilidade das edificações quando trabalhou no IPT, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. A Salubridade estuda as influências da insolação, do arejamento, da variação da temperatura e da umidade que atuam sobre nosso organismo, melhorando ou piorando a saúde. A Habitabilidade estuda as influências do ruído, do barulho, das vibrações, das trepidações, da claridade e outros fatores ambientais na qualidade de vida dentro de um recinto.  De suas pesquisas e estudos inclusive do I CHING e do FENG SHUI, Watanabe elaborou uma série de tabelas e dicas sobre locais em um ambiente fechado e os tipos de atividades que as energias potencializam.

A escrivaninha, por exemplo, depedendo do local na sala pode potencializar estudos que requerem a a memorização como história, geografia e gramática. Pode também, em outro local, favorecer estudos que requerem raciocínio lógico como a matemática, a química e o direito. O local onde a pessoa fica exerce uma influência forte no seu ânimo para determinadas atividades, podendo atuar de forma positiva ou de forma negativa.

Como toda cultura que se propaga, o Feng Shui foi sendo transportado para a Europa, depois para os Estados Unidos e mais recentemente para o Brasil e nesse processo de transporte sofreu adaptações e acomodações em função da cultura local e alguns princípios sofreram modificações, distanciando-se um pouco dos principios originais do Feng Shui.

O Feng Shui se escreve, originalmente na escrita chinesa, com os ideogramas que representam o Vento e a Água e que se escreve FENG SHUI na escrita ocidental, que não representa o fonema em que se pronuncia estes ideogramas. A pronuncia se escreve FÃ SUEI na China e FU SUI no Japão, pronuncia diferente mas o mesmo significado.

Este site apresenta a essência do Feng Shui com explicações detalhadas sobre o Pá Quá, mais conhecido como Bá Guá, as influências Yin e Yang que também são representadas pelo símbolo das energias invisíveis como o vento e o magnetismo terrestre. Apresenta também detalhes sobre a Consulta Domiciliar, quando um profissional de Feng Shui visita sua residência ou local de trabalho e indica os tipos de energia em cada ambiente e a forma que estas energias influem nas suas atividades.

Da mesma forma que o o Pá Quá se escreve cuja pronúncia se escreve BÁ GUÁ mas se pronucia PÁ KUA pois significa 8 lados, então, embora alguns autores usem a notação Bá Guá, adotamos a notação Pá Kuá que são os fonemas certos para pronunciar.

Para finalizar, o site pode calcular o seu Pá Kuá Pessoal que é um dos seguintes  aquele que você pode imprimir, mandar plastificar e levar na carteira ou na bolsa para consultar e descobrir qual a melhor posição para ficar no restaurante, na praça de alimentação, na farmácia, no banco, na loja, no metrô, no ônibus, na igreja, no cinema, no aeroporto, na rodoviária enfim em todos os lugares em que há aglomeração de pessoas e que você gostaria de "ser a pessoa certa de estar no lugar certo na hora certa".

Como a matéria é extensa, optou-se pela apresentação em partes. Veja, a seguir, os diversos temas:

1- O QUE É
O que é o Feng Shug, quais são as Influências estudadas e como cada uma delas afeta as nossas ações.

2- PÁ QUÁ
Aonde estão as influências em cada ambiente. Em que quadrante estão localizadas.

4- CORES
O singnificado e as influências das cores segundo do Feng Shui.

5- OBJETOS
Como os objetos podem afetar o fluxo das energias em um ambiente.

 6- CONSULTA DOMICILIAR
O que é uma Consulta Domiciliar, como é realizada e que resultados produz.

7- Consutla Domiciliar
Quanto custa, como contratar, como se preparar.

8- Análise de Projeto
Quanto custa, o que enviar, como pagar.

8- PALESTRA
Como contratar uma palestra esclarecedora sobre Feng Shui.

 9- PÁ KUÁ PESSOAL
Veja qual é o seu. Imprima e leve consigo.

     
ET-16\www\roberto\fengshui\fengshui.htm em 29/10/2000, atualizado em 18/09/2022.
    RMW-14325-18/06/2024