Energia é vida!

16 - Como Diminuir o Consumo

 

 
É muito grave a situação brasileira de falta de energia. Não há energia para todos.  Embora grave, não devemos, neste momento, preocupar-nos em discutir de quem é a culpa (para variar é do Governo) e como sempre nós é que devemos pagar o pato, aliás a conta (com sobretaxas).

Diminuir o consumo de eletricidade não significa que devemos comer em pratos sujos, que devemos tomar banho somente aos sábados, que o nosso carro não seja mais lavado e que as calçadas não sejam mais lavadas.

Devemos tomar atitudes para diminuir o consumo de eletricidade evitando, a todo custo, a perda da qualidade de vida. Ter sucesso, progredir significa melhorar a qualidade da nossa vida.

Não utilizamos o termo ECONOMIZAR pois dá a entender que podemos fazer por menos. Muitas vezes deixamos de fazer o que desejaríamos fazer. Economizar significa comer menos sobremesa, tomar menos banho, almoçar só nos dias pares, etc. Em outras palavras, ECONOMIZAR significa deixar de viver.

É uma solução simplista que não resolve o problema. Apenas adia a solução do problema. Estão querendo criar um feriado na segunda-feira. Isso só pode ser coisa de Político Folgado. Eles já adotaram esse sistema há muiitos e muitos anos (desde a época da ditadura militar). Alías, o sistema deles é mais elaborado. Mais aperfeiçoado. É feriado também nas sextas-feiras.

Não empregamos o termo DESPERDÍCIO pois aí estaríamos partindo do pressuposto que o brasileiro é um povo GASTÃO. Nós, pobres coitados descamisados, não temos nem emprego. É difícil imaginar alguém que esteja gastando à toa. Todos tem relógio de luz em casa. Niguém recebe eletricidade de graça, exceto em algumas favelas onde são feitos gatos.

Parece até aquela propaganda de gasolina da televisão em que certas distribuidoras FALAM NAS BARBAS DO GOVERNO que a gasolina deles é Legal. Não consigo imaginar como é que um caminhão enorme pesando mais de 20 toneladas consegue trafegar livremente de forma clandestina sob os olhares cegos de milhares de fiscais do governo que recebem salários graças aos impostos que todos pagam.

A única SOLUÇÃO é voltar a investir na geração de energia elétrica. A última usina de grande porte contratada no Brasil aconteceu no ano de 1.976. Portanto fazem mais de 25 anos que NINGUÉM investe nada nesse setor.

De acordo com os especialistas, o Brasil deve investir ao menos 2.880.000.000 de dólares por ano para atender ao simples aumento natural de pessoas e de suas encessidades. Não sei se você já percebeu, a todo minuto que passa, nascem 6,47 novos brasileiros. Veja mais detalhes na página www.ebanataw.com.br/roberto/energia/ener14.htm.

Se você, caro INTERNAUTA, imaginar a população brasileira em 1.976 em torno de 110.000.000 de pessoas, hoje temos mais de 160.000.000. Como não foi construída nenhuma nova usina elétrica nesses 25 anos, temos hoje energia suficiente para 110 milhões. Não é à toa que estamos aqui feitos animais selvagens, bárbaros querendo comer uns aos outros. E ainda o governo fica fazendo sacanagem com a gente dizendo: "Se o seu vizinho não economizar, você vai ficar sem emprego". Para esconder a sua própria incompetência, ele fica jogando uns contra os outros.

A coisa está crítica. Entretanto, como bons brasileiros que somos, devemos encarar a situação com muito humor.

Como engenheiro, temos conhecimento de atitudes que ajudam a diminuir o consumo de eletricidade. Mas, ao visitar os outros sites sobre esse assunto, notamos que as páginas são muito secas, técnicas não oferecem explicações fáceis de se entender.

Então estamos fornecendo as informações técnicas com as necessárias explicações, porém procuramos colocar um pouco de humor para a coisa não ficar muito chata.

Primeira REGRA: Eliminar o desperdício.
Entende-se como DESPERDÍCIO o uso sem que haja aproveitamento.

Segue alguns exemplos:

1 - Quando estiver lavando o carro com a mangueira, enquanto estiver ensaboando o carro, não deixar a mangueira no chão jogando água fora. Feche a torneira.

2 - Quando lavar o arroz, não jogue fora a água da lavagem pois ela contém muitos nutrientes. Coloque esta água no vaso de flores.

3 - Há muitos produtos que não precisam estar na geladeira. Eles se conservam bem na temperatura ambiente. Quanto menos coisas estiverem dentro da geladeira menos energia será consumida por ela.

4 - Não deixe a luz do quarto acesa quando não tiver ninguém no quarto.

5 - Não deixe o rádio e o televisor ligados quando não tiver ninguém ouvindo ou assistindo.

6 - Verifique se a guarnição (a borracha da porta) da geladeira está em boas condições (ela deve ser um pouco macia) e se está vedando bem. Passe uma folha de papel entre a guarnição e a geladeira com a porta fechada. Quando a guarnição não veda bem, há fuga de frio e o compressor é obrigado a trabalhar mais.

7 - Antes de sair de casa, mentalize todo o trajeto que você vai fazer. Confira se você pegou tudo que vai precisar. É muito comum as pessoas voltarem correndo para casa para pegar uma chave, uma carteira, um documento que esqueceu.

8 - Quando for ao banco ou mandar o boy ao banco, verifique se mais alguém não está precisando de serviços do banco.

9 - Quando chamar o elevador, chame apenas 1 deles. Chamando os dois, ambos vão gastar eletricidade para chegar até o seu andar.

10 - Quando for fazer uma entrega, verifique se não há outras entregas naquela região. Evite ficar fazendo viagens à toa.

11 - Dentro de casa, no escritório ou na fábrica, estude os seus trajetos. Você vai se surprender com a sua kilometragem no fim do dia. Planeje bem os seus movimentos. Você vai economizar muita sola de sapato.

 
Segunda REGRA - Diminuir o Consumo sem Perder a Qualidade de Vida.
É possível diminuir o consumo de eletricidade sem diminuir a qualidade de vida. Você não precisa deixar de tomar banho. Você pode gastar menos tempo no banho.

1 - Use cores claras para pintar as paredes internas. Você vai precisar menos lâmpadas e vai acendê-las um pouco mais tarde.

2 - Use cortinas de cores claras e mantenha-as aberta durante o dia. Mais claridade vai entrar na sala.

3 - Mantenha as persianas abertas durante o dia.

4 - Se o ambiente tem pouca iluminação natural, aumente o tamanho da janela para entrar mais claridade.

5 - Você pode melhorar a iluminação interna, instalando um espelho perto da janela. O espelho vai refletir a luz do dia e a sala vai ficar mais iluminada.

6 - Mude a escrivaninha para perto da janela. A posição ideal da escrivaninha é quando a janela fica do lado esquerdo de quem usa a mão direita para escrever.

7 - Quando alterar o sistema de iluminação, preste bem atenção no nível de CLARIDADE do local. Com o novo sistema o local deve ficar tão claro como antes. Uma diminuição no nível de claridade vai afetar a sua visão, vai forçar a sua visão. Não adianta economizar eletricidade e ganhar uma fadiga nos olhos.

 
Terceira REGRA - Mude seus hábitos
A maior parte das nossas ações são mecânicas. Fazemos sem precisar pensar. Quando tem sede ninguém fica pensando como pegar o copo, como abrir a torneira, etc. Mudando certos hábitos, você poderá economizar muita energia. Não só energia elétrica como energia muscular e outras energias.

1 - Desenvolva as suas atividades enquanto é dia. Deixe menos coisa para a noite. Se possível, ao escurecer, vá dormir.

2 - Aposente a batedeira elétrica. Faça o bolo com a batedeira manual. Ajuda a evitar o osteoporose.

3 - Substitua a campanhia elétrica por um sino. É mais romântico e não consome nada de eletricidade.

4 - Diminua o tempo do seu banho. Não precisa ficar 40 minutos de baixo do chuveiro.

5 - No inverno, faça fila indiana e tome banho, um logo em seguida do outro. Assim, o calor acumulado no banheiro não vai embora.

6 - Se possível, faça banhos coletivos. Todos juntos. No Japão (país de primeiro mundo) não existia banho nas residências. Todos iam tomar banho juntos na Casa de Banho pública.

7 - De vez em quando tome um banho frio. Faz bem para a saúde.

8 - Quando for passar roupa, não passe apenas uma peça. A energia que o ferra gasta para esquentar é muito grande. Então, quando for passar roupa, aproveite e passe todas as roupas que precisam ser passadas. Espere acumular um bom volume de roupa para passar.

9 - Não fique abrindo a geladeira a toda hora. Cada vez que você abre a porta, uma quantidade muito grande de frio vai embora. Feche logo. Não deixe a porta aberta por muito tempo pois o frio vai todo embora e depois disso o compressor vai consumir muita energia para repor o frio que foi embora.

10 - Antes de abrir a geladeira, pegue tudo o que você vai guardar nela e já deixe próximo. Assim você vai abrir menos vezes a porta da geraldeira.

11 - Quando for abrir a porta da geladeira, não abra muito. Abra só um pouco, o suficiente para você poder pegar as coisas.

12 - Não guarde coisas quentes na geladeira. Leite quente, por exemplo. Espere esfriar. Se tiver pressa, coloque a leiteira dentro de uma travessa com água.

13 - Não adianta desligar a geladeira durante a noite. De manhã quando você ligá-la, ela vai recuperar todo o frio que ela perdeu durante a noite e esse consumo pode até ser maior que o que ela consumiria durante a noite.

14 - Se possível não use o elevador. Vá a pé. É mais saudável.

15 - Antes de viajar. consuma tudo o que tem na geladeira. Ao viajar, desligue a geladeira. Esvazie a geladeira e deixe a porta aberta.

16 - Não use a lavadora de louça nem a de roupa. Lave tudo na mão. O tanque de lavar é melhor que a esteira. Fortalece as pernas e tira a barriguinha.

17 - Por falar em esteira, instale um dínamo na sua esteira e transforme a sua energia física em eletricidade.

18 - Dê preferência em comprar na Feira Livre. Lá não tem iluminação, segurança, ar condicionado, etc. que tem no Supermercado. Você estará colaborando bastante para economizar eletricidade.

19 - Não use a torradeira elétrica. Como o pão fresco.

20 - Não faça torta de morango. Coma os morangos frescos. São mais saudáveis.

21 - Prefira a culinária japonesa. Peixe cru, legumes em salmoura, etc.

22 - Não faça PIZZA em casa. Consome muita eletricidade. Peça à pizzaria que tem FORNO A LENHA. Polui o meio ambiente mas em compensação não gasta eletricidade.

23 - Da mesma forma, não faça assados em casa. Aquele pernil, aquele leitão à pururuca fica bem mais tostadinho e crocante se você levar na Padaria e pedir para colocar no Forno à Lenha deles.

24 - Não faça Batatas Fritas em casa. Consome eletricidade ou consome gás. Compre pronto no Mac Donalds ou no Habibs. Gaste a eletricidade dos outros e não a sua. Você precisa reduzir 20%.

25 - Não faça comida em casa. Hoje em dia, com esses Restaurantes por Kilo, é bem mais prático comer fora.

26 - Troque o seu televisor de 29 polegadas por outro de 20 polegadas.

27 - Troque o seu televisor de 20 polegadas por outro de 14 polegadas.

28 - Troque o seu televisor de 14 polegadas por um preto e branco.

29 - Não assista televisão.

30 - Não ande de Ônibus Elétrico. Eles consomem muita eletricidade. Dê preferência aos ônibus a diesel. São mais barulhentos e poluem bastante o meio ambiente.

31 - Não ande de trem ou de metrô. Eles consomem muita eletricidade. Dê preferência ao carro particular, às peruas clandestinas ou ao ônibus a diesel. Custam mais barato e têm mais opções.

32 - Não usar sacos ou sacolas de plástico. Na sua produção consumem muita eletricidade. Dar preferência a sacolas de tecido, de tricô ou croche. Vai dar emprego para muita gente.

33 - Não usar sapatos fechados. Usam muito couro ou plástico. Dê preferência a sandálias. São mais econômicas, criam menos chulés e vai dar emprego para milhares de pessoas.

34 - Não usar a serra elétrica. Dar preferência ao serrote.

35 - Não usar a furadeira elétrcia. Dar preferência ao Arco de Pua.

36 - Contrate o SEGURO de todos os seus aparelhos elétricos. Esses apagões forçam muito os aparelhos que correm o risco de se queimarem.

37 - Quando for votar, nas próximas eleições, não dê ouvidos a políticos idealistas e que só falam no tal do SOCIAL. O Brasil como um todo, as grandes capitais e as grandes cidades do interior estão precisando de investimentos em infraestrutura. Não é só a eletricidade que vai faltar. Val faltar água para beber, esgoto, escolas, hospitais, creches, etc. etc. Vai faltar também emprego para quem quiser trabalhar.

 
Quarta REGRA - Faça modificações nas instalações.
Preocupe-se com quem gasta mais energia. Não adianta ficar preocupado com o consumo elétrico do rádio relógio, do secador de cabelos, do barbeador e de outros aparelhos de baixo consumo. Veja a tabela apresentada na página www.ebanataw.com.br/roberto/energia/ener15.htm e veja quem são os aparelhos MAIS GASTADORES.

1 - Troque o chuveiro elétrico por um a gás.

2 - Troque a geladeira elétrica por uma a gás.

3 - Troque o fogão elétrico por um a gás. Se possível por um fogão a lenha. Assim você não gasta nem eletricidade nem gás.

4 - Troque o chuveiro elétrico comum por um que tenha pressurizador. Esse dispositivo cria uma pressão adicional, tornando o banho mais gostoso. Gasta menos água e gasta menos energia elétrica.

5 - Troque o ferro de passar roupa elétrico por um a carvão.

6 - Troque o vidro escuro (fumê, raiban, etc.) por vidro transparente. Deixa entrar mais luz

7 - Troque a porta de madeira por uma de vidro.

8 - Troque a cortina de tecido escuro por outra de tecido claro.

9 - Troque a lâmpada incandencente que custa R$ 0,90 por uma fluorescente importada da China que custa R$ 30,00. O povo Chinês agradece a contribuição.

10 - Mande instalar um sistema integrado de elevadores em seu prédio. Assim, quando alguém chamar o elevador, somente um deles irá se movimentar. Há prédios que tem 2 botoeiras e os moradores sempre chamam os dois para ver qual deles chega primeiro.

11 - Na garagem, instale interruptores com sensor de aproximação. Assim, a lâmpada só acende quando chegar alguém. Regule esses aparelhos para desligarem logo que a pessao sair. Essa regulagem é necessária por que os aparelhos saem da fábrica com o tempo de 60 segundos.

12 - Troque o Portão Elétrico por um portão manual. Voltaremos à moda antiga e as pessoas vão se cumprimentar assim: Bom dia seu José! Bom dia dona Maria, vai à feira?

13 - Nos ambientes de permanência curta como nos banheiros, substitua o interruptor por sensor de presença. Assim, a lâmpada acende quando alguém entra no banheiro e desliga sozinha quando ela sai.

14 - Nos locais sem forro como em garagens, oficinas, fábricas, galpões industriais e estações rodoviárias, ferroviárias e de metrô substitua algumas telhas por outra se vidro ou de fibra e que sejam transparentes. Deixe a luz do dia penetrar no ambiente e dimunua a quantidade de lâmpadas acesas.

15 - Nas fábricas e nos galpões industriais, peça o Estudo Térmico (veja site: www.ebanataw.com.br/fabrica.htm) a um especialista.

16 - Susbtituir os motores universais (esses que usam escova e que fazem muito barulho) por motores síncronos. São mais silenciosos e gastam bem menos eletricidade.

17 - Substitua os motores antigos (mesmo que estejam funcionando bem) por outros mais modernos. Os motores novos possuem uma eficiência maior e para uma mesma potência mecânica consomem bem menos eletricidade.

18 - Substitua os motores monofásicos por motores trifásicos. São mais eficientes na partida e na produção. São mais estáveis e consomem menos eletricidade. Verifique se a sua rua é atendida por rede trifásica. Peça o conselho de um eletricista. Somente o verdadeiro trifásico é mais eficiente. Em muitos locais existe um trifásico FAJUTO conhecido como delta aberto. Esse não serve.

19 - Substitua todos os aquecimentos (caldeiras, água quente, vapor, cozimento, fogão, etc.) se forem elétricos por aquecimento a gás. É mais barato enquanto os Colombianos não resolverem entrar em greve. Ou então substitua por aquecimento a óleo. É primitivo, é sujo, é fácil de pegar fogo e polui violentamente o meio ambiente.

20 - Melhor que tudo isso é usar lenha ou carvão mineral. O Governo autorizou a construção de  uma Termelétrica movida a CARVÃO em Itaguai. É não é o nosso carvão de Santa Catarina. É um carvão importado da colômbia. É um barato! Se você não acredita, consulte o site: http://www.inepar.com.br/2-energia/2-frset2-4.htm

21 - Elimine os sinais de trânsito, os famosos semáforos, substitua por guardinhas como tinha antigamente. Assim daremos emprego a milhares de pessoas. Só em São Paulo existem mais de 20.000 cruzamentos com semáforos.

22 - Criar uma linha de financiamento do BNDES para charretes. É um sistema eficiente e que não consome nem eletricidade, nem gás nem óleo. Estivemos este fim de semana em Poços de Caldas. Essas charretes são um barato!

Veja outros sites que também dão dicas sobre economia de energia:

http://orbita.starmedia.com/~vbhering/dicas.htm
http://www.bandeirante.com.br/dicas.htm

botaovoltar.gif (3542 bytes)

 

\energia\ener16.htm em 13/04/2001, atualizado em 12/12/2009.