logochuva.jpg (6469 bytes)

5 - AS ALTERAÇÕES NO CLIMA CAUSADAS PELA CIDADE

SAIBA O QUE ACONTECE COM A ÁGUA DA CHUVA ...

chuva4.jpg (47478 bytes)

Com a formação da cidade, o solo vai se tornando cada vez mais impermeável.

Quem é que ocasiona esse aumento na impeabilidade do solo?

As casas, os prédios, as indústrias e as edicações em geral tornam mais de 40% do solo impermeável.
Das áreas institucionais, mais de 50%, que são as ruas e avenidas, também são impermeabilizadas.

Tudo isso tem reflexo no clima da região. Antes o clima era tropical e úmido. Agora é quente e seco, como se fosse um deserto.

 

Em geral, as Leis de Zeoneamentos exigem que pelo menos 20% da área de um loteamento seja destinado a áreas verdes e institucionais (ruas, praças, parques e jardins). Isso nem sempre é obedecido.
Do restante, 50% é edificável nas zonas Z1, Z2 e Z3, podendo chegar a 70% nas Z4 e 80% nas Z5.

Imaginando que a lei seja obedecida. Teremos, na melhor das hipóteses, 50% de 80%, isto é, 40% da área da cidade ocupada por edificações. Isso é a mesma coisa que dizer que 40% da mata foi removida e o solo imperabilizado.

As implicações no clima é evidente. Antes tínhamos um clima tropical e úmido (no caso da Grande São Paulo). Agora temos um clima quente e seco.

Imaginem uma região que era só floresta (Mata Atlântica). Agora, imaginem que essa floresta foi substituída (metade dela) por um grande deserto de areia (como no deserto de Saara na África). Não há mais evaporação, não há mais umidade, nem nuvens nem chuvas.

As chuvas que eram finas e constantes passam a ser ocasionais e grossas. Em vez de névoa e garoa, tempestades e trombas d'água.

Os reservatórios de água de abastecimento público não têm a capacidade de armazenar toda essa água que cai de uma só vez e grande parte vai embora. Então, quando chega a época da estiagem, os resevatórios já estão quase vazios e o racionamento é inevitável. Clique aqui para ver as razões do por que vai faltar água na região metropolitana da Grande São Paulo, consequente queda da qualidade de vida e surgimento de doenças.

Entretanto a lei é sempre desobedecida. A foto abaixo, publicada no jornal Folha de São Paulo do dia 17/12/2000, mostra que nas proximidades da Serra da Cantareira (região metropolitana de São Paulo), a destruição da natureza, embora lenta e progressiva, é irreversível.
Que preço a sociedade do futuro terá que pagar por essa agressão, agora tolerada (vistas grossas) e no futuro até legalizada (lei da anistia) pelo poder público municipal?
Folha171200Cantareira2.jpg (94506 bytes)

botaoinicio.jpg (1223 bytes)

botaovoltar.jpg (1227 bytes)

botaoavancar.jpg (1333 bytes)

\RMW\chuvas\chuva4.htm em 09/02/2002, atualizado em 25/01/2013.