PACÍFICO 2050 - UM ESTUDO PARA APLACAR A FOME DO MUNDO NO ANO 2050
 
6 - CONSUMO DE ALIMENTO
Mapa do consumo de alimento pelo mundo.

Em que região do mundo se concentra o cosumo de alimento?

Segundo estudos desenvolvidos pela FAO - Organização das Nações Unidas para para Alimentação e Agricultura, de toda a população mundial no ano 2050, 61% estará concentrada no sul e sudeste da Ásia.

Índia, China, Myanmar, Bangladesh, Vietnam, Camboja, Malásia, Fiipinas e Indonésia. Por coincidência, muitos dos países que formam o Sul e o Sudeste da Ásia são países pobres e muito populosos.

Imaginando que o Brasil possa vir a ser o Celeiro do Mundo, fica difícil imaginar como seriam transportados, em tempo hábil, certos alimentos como a alface, a cenoura, o pepino e a melancia, devido à grande distância que separa estes centros consumidores com os centros produtores localizados em território brasileiro. Veja no mapa mundi a posição relativa desses centros que estamos analisando:

Estamos meio que bitolados a ver o mundo segundo a ótica do Mapa Mundi que costuma circular por aí:

Parece que o Brasil e o Sudeste asiático estão nos extremos do mundo e não há nada mais longínquo no mundo do que estes centros.

Vamos mudar um pouco este paradigma e ver o mundo segundo outra ótica:

Observe que a rota para o oriente não é apenas pelo Atlântico e Índico. O oceano Pacífico oferece uma alternativa bastante interessante.

Se existisse um porto para navios de grande calado na região de Arica, entre o Chile e o Peru as distâncias poderiam ser:

Veja, há uma economia de quase 4.000 quilômetros, o que não é pouco.

 RMW-ET-16\www\\Pacifico2050\Consumo.htm em 26/09/2012, atualizado em 05/06/2014.