logom.jpg (13615 bytes)

Intoxicação por MONÓXIDO

13

O QUE É:

Intoxicação por monóxido de carbono ocorre com mais freqüência e facilidade do que as pessoas imaginam. Muitas vezes, pessoas passam por um processo de intoxicação por monóxido sem saberem ou tomarem conhecimento do fato.

Geralmente, quando se fala em intoxicação, as pessoas imaginam pessoas tossindo, vomitando, com ardência nos olhos mas em geral, nos processos de intoxicação, não ocorre nada disso.

Particularmente, na intoxicação por monóxido de carbono, não há sintomas visíveis da intoxicação. Diferentemente do gás de cozinha que tem um cheiro bem característico, o monóxido de carbono não tem cheiro. Também não tem cor, não causa irritação, não arde nos olhos, não provoca tosse.

Então, na maior parte dos casos a pessoa não sente e nem fica sabendo que esteja sendo intoxicada.

ONDE OCORRE:

A intoxicação por monóxido ocorre nos lugares onde há queima de combustível. No FOGÃO da Cozinha, no aquecedor a Gás e no AUTOMÓVEL que está na Garagem.

Ocorre na também na rua onde passam os veículos. Pessoas que trabalham na rua como os Guardas de Trânsito, os Camelôs, os Ambulantes, os Pedintes que ficam nos sinais semafóricos, são todos pessoas que são intoxicadas diariamente.

Recebem também parcelas de intoxicação, estudantes em salas de aula que ficam nas proximidades de Dutos de Ventilação como as chaminés e respiros do metrô e de túneis.

Os casos mais graves são as Mortes Brancas, isto é, sem mais nem menos a pessoa desmaia e morre. Pesquise na Internet os casos de Mortes Brancas, você vai ficar impressionado.

COMO OCORRE:

A intoxicação por Monóxido ocorre por dois motivos:

1 - Diminuição da quantidade de oxigênio no ar;
2 - Aumento de monóxido de carbono no ar.

Essas duas causas ocorrem simultaneamente, isto é, o fogão, o aquecedor e o motor utilizam o oxigênio o ar e expelem o monóxido de carbono e outros gases como o gás carbônico, o óxido nitroso e outros. Caso o recinto não seja ventilado, a quantidade de oxigênio vai diminuindo e a quantidade de monóxido vai aumentando. As pessoas vão ficando sonolentas e meio tontas.

Não confundir o Monóxido de Carbono que tem a fórmula química CO com o Dióxido de Carbono ou Gás Carbônico que tem a fórmula química CO2.

O Gás Carbônico é um gás que não é tóxico e até faz bem para a saúde e está contido principalmente nos refrigerantes. Quando a gente abre a garrafa do refrigerante forma-se bolhas, um gás. Este gás é o Gás Carbônico.

Nós também produzimos o Gás Carbônico na respiração. Quando expiramos, o bafo quente que sai da boca é o Gás Carbônico.

Ao contrário do Gás Carbônico que não faz mal à saúde, o Monóxido de Carbono é TÓXICO.

INTOXICAÇÃO:

A Intoxicação por Monóxido de Carbono é um processo em que a molécula de monóxido de carbono toma posse do radical livre da hemácia.

As hemácias são as moléculas vermelhas do sangue, também chamadas de hemoglobina, que fazem duas funções vitais no organismo vivo:

1 - Transportam o oxigênio O2 dos pulmões para as células através das artérias;
2 - Transportam o gás carbônico CO2 das células para os pulmões atraves das veias.

É como se fosse um caminhão que vai carregado de O2 e volta carregado de CO2.

 
 

No processo de Intoxicação por Monóxido, o monóxido de carbono é carregado na caçamba do caminhão e NÃO SAI MAIS. O caminhão vai e volta sempre "carregado" de monóxido e não transporta mais nem o oxigênio e nem o gás carbônico. O monóxido "toma conta da caçamba" e não deixa carregar mais nada.

Com isso, diminui a quantidade de "caminhões que transportam oxigênio" no sangue, isto é, diminui a quantidade de hemácias e consequentemente diminui a capacidade que o sangue tem de oxigenar as células.

As células passam a receber menos oxigênio. Instintivamente, o organismo acelera a respiração e a pessoa se torna ofegante sentino "falta de ar".

As reações no organismo variam muito dependendo de qual órgão recebe menos oxigênio (músculos, cérebro, estômago,etc.). Dentre os vários sintomas, os mais comuns são:

  1. Sonolência. Acontece principalmente na cozinha em noites frias em que as janelas estão fechadas. O fogão consome oxigênio e diminui a quantidade de oxigênio do ar e aumenta a quantidade de monóxido. As pessoas que estão conversando na cozinha ficam com sono e vão dormir.
  2. Tontura. Acontece também em cozinhas quando a pessoa vai fazer um esforço físico maior como levantar-se ou pegar um objeto em local alto. A pessoa sente uma leve tontura que passa logo.
  3. Náuseas. Além da cozinha, ocorre também na Garagem quando a pessoa vai pegar as compras do supermercado. Sente um leve mal estar misturado com tontura. Então a pessoa pára, respira fundo (leva o oxigênio que estava faltando) e o mal estar passa. Dependendo do "choque" de monóxido, a pessoa pode até vomitar. Podem também produzir cefaléias e desmaios.
  4. Confusão Mental. Acontece em locais fechados em que a pessoa precisa pensar, como em Salas de Aula. Sala lotada em dia frio fica com as janelas fechadas. Não há entrada de ar fresco (com mais oxigênio). Numa sala de aula não tem fogão queimando oxigênio e soltando monóxido mas tem alunos que respiram e fazem a mesma coisa que o fogão, isto é, consomem o oxigênio do ar e soltam gás carbônico. Nestes casos não chega a ocorrer uma intoxicação mas acontece a diminuição da percepção, do raciocínio e outras funções cerebrais.
  5. Agitação. Acontece em locais fechados com concentração de pessoas como em Sala de Cinema, Igreja, Sala de Aula, Tribunal de Justiça, Academia de Ginástica, etc. Aquele monte de gente e a baixa ventilação do local diminui a quantidade de oxigênio e aumenta a quantidade de gás carbônico. Nestes casos não chega a ocorrer uma intoxicação mas a pessoa pode ficar mais agitada, inquieta e perder a capacidade de concentração. Nos casos mais agudos ocorrem Euforia, Prostração e até Perda da Capacidade de Julgamento com ações de Pânico e outras de difícil controle.

A intensidade desses sintomas vai depender da quantidade de gases no ar e principalmente do estado de saúde da pessoa. Crianças, pessoas idosas, pessoas com tendências a doenças cardíacas, pessoas com anemia, etc. sofrem mais os efeitos e náuseas se transformam em vômitos, tonturas resultam em desmaios.

Situações críticas como o Julgamento de um caso com comoção social precisam ocorrer em ambiente bem arejado e se necessário com a ajuda de aparelhos para ajudar a renovação do ar ambiente. Não colocar ventiladores sem abrir as janelas. O vento forte causa uma sensação de bem estar mas essa sensação é aparente. Colocar os ventiladores junto à janela de tal forma a forçar a entrada de ar fresco no recinto.

Situações mais críticas em que há necessidade de intervenção policial, os policiais necessitam usar máscaras para não serem igualmente influenciados pelo ar viciado no local.

CONSEQÜÊNCIAS IMEDIATAS:

Uma pessoa intoxicada por monóxido precisa receber um tratamento. A ligação do monóxido à hemácias é 200 vezes mais forte que a ligação do oxigênio ou do gás carbônico. Sem um tratamento adquado, a pessoa vai ficar com hemácias a menos no sangue entrando em estado de anemia.

O tratamento para romper a ligação do monóxido com a hemácia é baseado na aplicação intensa de oxigênio, por isso se deve providenciar imediatamente um Balão de Oxigênio e depois submeter a tratamento em Câmaras Hiperbáricas.

CONSEQÜÊNCIAS A LONGO PRAZO:

A longo prazo podem resultar sequelas com a baixa de hemoglobina. Recomenda-se a consulta médica para medição da Capacidade Pulmonar.

Diminuição da capacidade cognitiva, perda da psicomotricidade e outras sequelas neurológicas podem surgir num prazo médio de 3 semanas após a intoxicação.

Tratamentos de Oxigenoterapia podem restaurar a saúde da pessoa, eliminando as sequelas, desde que não sejam permanentes.

COMO CONSERTAR:

Importante é restaurar o mais rápido possível a saúde das pessoas que foram submetidas a processos de intoxicação por monóxido.

MAS, é também muito importante, ELIMINAR a fonte de intoxicação.

Se a pessoa foi intoxicada, mesmo que levemente, na Cozinha ou na Garagem, que são locais de convivência contínua, devemos estudar COMO foi formado o processo de intoxicação.

É o fogão que está mal regulado (chama azul) e a combustão não ocorre de forma completa (chama azul), a cozinha não tem exaustor ou coifa, churrasqueira sem chaminé, carro com motor ligado na garagem fechada, aquecedor de água a gás na lavanderia sem ventilação permanente, usar a churrasqueira para aquecer o quarto em dias de frio, lareira com a chaminé entupida, fazer fogueira em ambiente fechado, etc.

 

NÃO COLOQUE VIDROS, FECHANDO A VARANDA ABERTA!

Existe uma situação que está se tornando muito comum em apartamentos com varanda que é fechar a varanda com vidro sem verificar se a varanda é ou não é área de ventilação de quartos, cozinha e lavanderia.

Veja como a varanda aberta permite a dispersão de gases e mal cheiros:

Veja como a varanda fechada bloqueia a dispersão e acumula, perigosamente, gases e mal cheiros:

 

logovv.jpg (5761 bytes)

Veja outros sites relacionados com o assunto:


Como construir um bom telhado.

logochuva.jpg (6469 bytes)
Veja as razões que fazem com que a chuva de verão seja geralmente catastrófica.


LogoMasaru.gif (1733 bytes)
Aprenda mais sobre Seguros  de Casas, Prédios e Fábricas.

A Ação do Vento nas Edificações

DEFESA CIVIL
logodcbr.JPG (2521 bytes)
Entenda o que é Defesa Civil.

RMW\metabolismo\meta13.htm em 23/11/2008, atualizado em 20/07/2019.