COMO REALIZAR A LIMPEZA DAS JANELAS

  

Não é raro recebermos notícias de trabalhadores em situações de risco.

Nem sempre o proprietário do apartamento ou o síndico do condomínio ou o próprio trabalhador sabe que existem regulamentos e normas que impõem uma série de obrigações como o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual para a proteção do trabalhador quando realiza trabalhos ou serviços em alturas.

Quando se fala em EPI é comum pensar em capacete, bota e outros dispositivos que são próprios numa obra de construção mas na limpeza de janela numa residência não é necessário todo esse aparato bastando alguns dispositivos (eu nem uso o termo equipamento) mas, mesmo sendo simples, promovem a devida segurança à pessoa que executa o serviço de limpeza.

A escolha do método para realizar a limpeza das janelas deve levar em consideração a frequência, a segurança do trabalhador, a facilidade de carregar o material de limpeza, as restrições impostas pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, as recomendações das Normas Técnicas da ABNT, a segurança de terceiros (pedestres), a responsabilidade técnica definida na ART ou no RRT e o custo.

O engenheiro Roberto Massaru Watanabe que já realizou centenas de perícias de acidentes ocorridos no trabalho em alturas apresenta os instrumentos, os dispositivos e os mecanismos mais comuns para a realização do trabalho em alturas:

ATENÇÃO: Site em construção. O autor, de forma voluntária, vai desenvolvendo o site na medida em que sobra um tempinho.

Enquanto isso, você pode enviar perguntas para o autor sobre dúvidas e questões sobre Limpeza de Janelas em prédios altos para o email roberto@ebanataw.com.br

Veja alguns cuidados com a segurança e também leis, normas e portarias de cada sistema de acesso.

1- Escada de Abrir, mais conhecida
como escada doméstica
2- Escada de Mão e
Escada Extensível
3- Escada tipo Marinheiro 4- Andaime tipo Torre
 
5- Andaime Fachadeiro 6- Cadeira Suspensa 7- Plataforma Elevatória 8- Cesto Hidráulico
       
9- Sinalização de Segurança 10- EPI Equipamento de
Proteção Individual
7- Plataforma Elevatória 8- Cesto Hidráulico
     

1- Escada de Abrir, mais conhecida como escada doméstica;

2- Escada de Mão e Escada Extensível;

3- Escada tipo Marinheiro;

4- Andaime tipo Torre, fixa e deslocável;

5- Andaime Fachadeiro;

6- Cadeira Suspensa, também conhecida como cadeirinha;

7- Plataforma Elevatória tipo pantográfica;

8- Cesto Hidráulico montado sobre veículo;

9- Sinalização de Segurança;

10- Equipamento de Proteção Individual.

Reunimos

 

NOTA IMPORTANTE: Este site é mantido pelo engenheiro Roberto Massaru Watanabe (USP/POLI-1972), que ao ser contratado para a realização de perícias em situações de acidentes com ferimentos em trabalhadores, reuniu considerável experiência sobre circunstâncias em que ocorrem acidentes na limpeza de janelas e fachadas de edifícios. O conteúdo do site tem finalidade didática e pretende alertar síndicos e proprietários sobre os riscos de determinados produtos de limpeza, os cuidados necessários no seu manuseio e as proteções de segurança pessoal. Watanabe procura elencar as normas, portarias e regulamentos para que numa eventual ação judicial os profissionais de direito possam fundamentar seus encaminhamentos.

Pela natureza pedagógica do site, o seu conteúdo pode ser livremente copiado, distribuído e impresso. Só não pode ser pirateado, isto é, copiado e distribuído como se fossem de sua autoria.


  \RMW\manpred\LimparJanela.htm em 09/04/2023, atualizado em 14/06/2025.