C

aso    DEFINIÇÕES

A pessoa entra na garagem do subsolo, vê uma mancha de umidade ou mesmo água aflorando e escoando pela parede e afirma: "A Garagem está cheia de infiltrações".

São erros muito comuns e encontramos, lamentavelmente, até em processos judiciais.

No desenho acima, a água que flui por um tubo vazou por uma trinca aberta no tubo, formando uma poça de água. A água empoçada penetrou no terreno por fendas abertas no chão infiltrando-se no terreno. Ao percolar pelo solo, a água encontrou um filtro drenante.

O filtro é um dispositivo que se constroi para evitar o contato direto da água com o muro de contenção. Assim, evita-se que a água venha a exercer um empuxo indesejável, uma força horizontal, na face interna do muro, força esta que tende a derrubar o muro.

O filtro em boas condições desvia o fluxo da água para o tubo de drenagem, localizado na parte mais baixa do filtro. Em solos em que há carriamento, as particulas carriadas podem colmatar (entupir) o filtro que deixa de funcionar. Então constroi-se um filtro graduado com camadas de diversas granulometrias em função da finura do material carriado. Assim, evita-se a colmatação do filtro.

Muros que caem em dias de chuva, sua queda foi provocada por um dos seguintes fatores:

1 - O muro não tinha filtro drenante;

2 - O muro tinha filtro drenante porém o mesmo encontrava-se colmatado (entupido).

Não se pode nunca culpar a chuva pela queda de um muro.

Além do filtro, o muro de contenção precisa ter uma camada impermeabilizante para evitar que a umidade atravesse o muro. O muro de contenção é uma estrutura feita, em geral, com pilares e vigas de concreto armado e fechadas com alvenaria de blocos de concreto. Se a face externa do muro de contenção vai ficar ao relento, não há problemas da água atravessar o muro. Entretanto, se a face externa do muro de contenção vai ficar num compartimento ocupado como a Garagem ou Salao de Festas, então o muro precisa receber uma camada impermeabilizante na face externa. A impermeabilização deve ser feita na face externa do muro pois o próprio muro deve ficar protegido da umidade. Os componentes estruturais do muro como ferragens e armaduras não podem ficar sujeitos à oxidação.

 

DEFINIÇÕES:

INFILTRAÇÃO: Penetração, ato de infiltrar numa massa. A água da chuva infiltrou no chão do quintal. O espião se infiltrou no meio dos estudantes.

AFLORAMENTO: Emergir à superfície. O magma terrestre aflorou à superfície do terreno. A água de percolação aflorou no pé do talude formando uma mina d'água. Na mina d'água colocamos uma calha para facilitar a coleta da água, formando uma bica.

BICA: Pequeno canal ou orifício por onde corre e cai a água. Em minas d'água instala-se uma calha para facilitar a coleta da água.

ESCOAMENTO: Saída da água. A água escoou pela sarjeta da rua.

PERCOLAÇÃO: Fluxo da água através do solo. A água que infiltrou no terreno percolou até o pé do barranco onde aflorou pela mina, correu pela bica onde foi engarrafada.

CARRIAMENTO: Transporte de particulas sólidas como grãos de terra e areia pela água através do solo. A água da chuva carriou parte da terra solapando o terreno. É possível saber que ocorre o carriamento em um solo quando a água da mina sai barrenta.

SOLAPAMENTO: Ação de minar, de escavar o subsolo, de abrir buraco deixando uma vazio. A água da chuva solapou o chão da garagem e o veículo afundou no buraco que se formou.

MURO DE ARRIMO: Parede que se constroi, geralmente de concreto armado, para amparar um talude formado pelo corte de um talude natural. Ver mais detalhes em

MURO DE CONTENÇÃO: Parede que se controi, de concreto armado, de blocos de concreto ou outro material para conter a terra de um aterro que vai ser construído. Ver mais detalhes em 

COLMATAÇÃO: Efeito de "entupimento" de um filtro. Filtros devem deixar passar a água e reter as partículas sólidas. Após um período de funcionamento, o filtro perde a sua eficácia pois as particulas sólidas retidas entopem (colmatam) o filtro.

GRANULOMETRIA: Medida dos tamanhos dos grãos de um material granulado. Uma areia "grossa" tem mais grãos grossos ao contrário de uma areia fina que tem maior porcentagem de grãos pequenos. Ver mais detalhes em

 ET-12\www\\infiltracoes\definicoes.htm em 07/11/2010, atualizado em 14/11/2013.