C

aso N0 3 Falta de drenagem do piso rebaixado.

 

1- COMO FUNCIONA:

Compatimentos molhados são construídos, em geral, sobre Lajes Rebaixadas.

Entende-se como Laje Rebaixada a laje construída em desnível com as demais lajes com a finalidade de receber tubos, caixa de passagem, caixa sifonada, ralo e outros componentes da instalação hidráulica, sanitária, águas pluviais e outras, necessárias no piso da Cozinha, Banheiros e Áreas de Serviço.

 

Como se vê, no desenho acima, a laje rebaixada permite acomodar caixa sifonada, sifões, tubos e outros dispositivos sem prejuizo do nivelamento dos pisos, isto é, o nível do piso do banheiro é o mesmo do piso do quarto.

Depois que todas as instalações forem concluídas, enche-se o rebaixo com algum material de enchimento como brita, seixo rolado ou argila expandida.

O desenho acima mostra também o fluxo 1, do vaso sanitário, o fluxo 2, do ralo do piso e também o fluxo 3 que escoa a água que penetra no rebaixo por diversos locais de difícil identificação. Ver mais detalhes sobre Infiltração Difusa clicando na figura ao lado.

Como o local recebe água pela Infiltração Difusa, o construtor toma o cuidado de aplicar Concreto Impermeável no fundo e laterais da área rebaixada.

Opcionalmente, em vez de usar concreto Impermeável, o construtor pode optar pelo emprego de concreto comum e posteriormente aplicar uma película, filme ou manta impermeabilizante.

2- O PROBLEMA:

Alguns construtores, meio destraídos, costumam esquecer de colocar o dreno para o fluxo 3. Então a água que penetra por Infiltração Difusa não encontra caminho de saída, ficando presa no rebaixo.

Alguns construtores chegam a afirmar que o Banheiro, a Cozinha e a Área de Serviço não deve ser lavada com água devendo ser passado um pano úmido - Isso para esconder a falha deles terem esquecido de instalar o dreno.

Mesmo que a Infiltração Difusa seja bem pequena, como a água não tem saída, ela vai se acumulando até que um dia enche totalmente o espaço do rebaixo.

Daí, a água pode se espalhar para todo o apartamento e faz isso, geralmente, pelo forro do carpete.

3- SOLUÇÃO CORRETA:

A solução correta é quebrar o piso, nas proximidades da coluna de descida do esgoto, e instalar um conector que permita a saída da água empoçada no rebaixo.

4- SOLUÇÃO PALIATIVA:

No caso da impermeabilidade da laje do rebaixo estiver em boas condições e o vi\inho de baixo nunca tenha reclamado de manchas no teto dele, então é possível se pensar numa solução paliativa menos custosa. Seria a instalação de um conector com válvula de retenção junto à caixa sifonada.

Esta solução abaixa o nível da água empoçada evitando o espalhamento da água para outros compartimentos e também a formação de manchas escuras no rejunto do piso.

 ET-12\www\\infiltracoes\caso3.htm em 08/11/2010, atualizado em 08/11/2010.