C

aso N0 24.4 Borda do ralo

1- OS CUIDADOS:

As bordas do ralo são sempre locais que requerem uma atenção especial.

Por isso, os fabricantes de Mantas Asfálticas recomendam aplicar nas bordas do tubo de descida dois tipos de reforços.

Estes reforços são confeccionados em um rebaixo de 10 milímetros, num perímetro de 40 centímetros, feito na argamassa de regularização.

A manta é aplicada sobre esses reforços com parte da manta sendo dobrada para dentro do tubo.

2- O PROBLEMA:

Alguns instaladores, talvez por preguiça, fazem a instalação dos reforços e da borda da manta dentro do tubo normal de queda da drenagem.

Isso causa um problema que é a diminuição do diâmetro útil do tubo de queda. Veja a figura seguinte:

Os reforços e a manta foram desenhados com cores diferentes para facilitar a visualização.

Veja que a instalação dos reforços e da manta para dentro do tubo ocasiona a diminuição do diâmetro interno do tubo de queda.

Como conseqüência, este tubo terá a sua vazão diminuída, ou seja, menos água de chuva irá escoar por aí, causando enchentes pois a quantidade de ralos é calculada em função do tamanho da laje e da chuva mais intensa.

Quando a enchente é de poucos milímetros, não chega a afetar as pessoas, mas se a enchente for de vários centímetros poderá a água da chuva invadir e inundar salas e outros compartimentos internos do apartamento da cobertura.

Além dessa limitação técnica, lembramos que a norma brasileira NBR-9574 Execução de Impermeabilização determina em seu item 5- Condições Específicas que " ... sendo o diâmetro nomial minimo de 75 mm.".

3- SOLUÇÃO:

A solução correta é instalar um conector tipo alargador com um diâmetro maior que o diâmetro do tubo de queda. Veja a figura seguinte:

Com o Conector Alargador, também conhecido como Conector Redutor, haverá mais espaço para acomodar as bainhas dos reforços e da manta. Desse modo o diâmetro final podeá até ser maior que o diâmetro original do tubo de queda.


 

NOTA IMPORTANTE: Este é um caso ilustrativo que mostra a relação entre a causa e o efeito considerando, na demonstração, apenas uma determinada causa e apenas um determinado efeito dssa causa e, como a finalidade do site é educativo, considera apenas um lado do problema. O problema real pode estar acometido por diversas causas de modo que o parecer fundamentado sobre o efeito da combinação das causas assim como a escolha da solução adequada só pode ser feito por um perito profissional. A água possui propriedades muito curiosas e seu comportamento não segue a lógica comum conforme aconselhava Leonardo Da Vinci.

 ET-12\www\\infiltracoes\caso24.4.htm em 23/11/2010, atualizado em 15/11/2013.