C

aso N0 24.2   Seqüência Incorreta

1- OS CUIDADOS:

As Mantas Asfalticas são fornecidas em rolos de 10 metros de comprimento por 1 metro de largura.

Isso significa que para forrar um laje será necessário fazer emendas.

Os fabricantes recomendam que as emendas sejam feitas por transpasse colocando uma faixa de 10 centímetros.

Recomendam também que a sequencia de colocação das mantas seja feita do local mais baixo da laje, portanto junto ao ralo, para o local mais alto.

2- A PRÁTICA:

Na prática, muitos instaladores, talvez por preguiça, preferem começar a instalar as faixas a partir de um dos cantos da laje.

Terminada a colocação da primeira faixa, o instalador dá prosseguinto

Observe que fazendo a montagem das faixas nessa sequencia, as emendas entre as faixas irão ficar voltadas para cima, o que vai facilitar a penetração da água da chuva. Veja em corte o que está acontecendo:

 

A montagem correta deve sempre começar pela faixa da posição mais baixa da laje, isto é, a faixa que fica sobre a posição do ralo de drenagem:

 

A faixa F-1 é aquela que fica exatamente em cima do buraco da drenagem, isto é, o ponto mais baixo da laje. Depois segue para o lado esquerdo até o final da laje. Na segunda etapa, monta-se o outro lado, começando pela faixa F-5, seguindo pela F-6 até o final da laje.

 

3- ATENÇÃO:

O Quando contratante é um Condomínio, o sr. Síndico deve prestar uma atenção especial e pedir ao sr. Zelador que acompanhe de perto o respeito a esta sequencia de montagem das mantas. Peça também para filmar com uma máquina fotográfica ou com o celular, gravando a sequencia.


 

NOTA IMPORTANTE: Este site é mantido por abnegado engenheiro que voluntariamente desenvolve o site na medida em que sobra um tempinho. Ele faz isso para divulgar detalhes técnicos importantes mas que não é de conhecimento de todos e que por isso mesmo causam muitas dores de cabeça. Por sua finalidade didática, o conteúdo do site pode ser livremente divulgado, copiado e impresso. Entretanto, seu conteúdo (texto, figuras e fotos) possuem proteção autoral, de modo que ao copiá-los recomenda-se mencionar a fonte.

 ET-12\www\\infiltracoes\caso24.2.htm em 22/11/2010, atualizado em 15/11/2013.