Prezados companheiros do grupo GEROI-Brasil:logoGEROIpequeno.JPG (7568 bytes)

FotoRMW.jpg (2736 bytes)

MIL TSURUS

14/03/2012

      Eu tenho andado muito por aí e observado que

o presidente mundial do Rotary International para o ano rotário 2012-13, companheiro Sakuji Tanaka pedirá para que todos os rotarianos construam a Paz Através do Servir e entende que o Rotary pode ajudar a alcançar a paz no mundo. 

A logomarca do lema 2012-13 apresenta, além do símbolo do Rotary, mais dois outros simbolos, a dobradura do grou e a flor da cerejeira. Veja mais detalhes sobre a mensagem de Tanaka em .

1 - A LENDA DOS MIL TSURUS. 

No Japão é um fato muito comum encontrarmos pedaços de barbante amarrados com origamis de tsurus. 

No Japão antigo era costume pendurar no teto dos templos para pedir proteção. 

Segundo uma lenda antiga, a confecção de 1.000 origamis de tsurus com a mente direcionada para um desejo, garante a realização do desejo.

Até hoje é costume fornecer papéis coloridos aos enfermos para a confecção de origamis de tsurus. As papelarias oferecem lindos estojos com papeis de muitas cores vivas.

Também é comum familiares e grupo de amigos confeccionarem as mil dobraduras de tsurus que são montadas em pedestais artisticamente confeccionados para ofertarem aos doentes, seja no hospital seja na casa dele.

Em cada dobra que é feita na dobradura, desejamos o pronto restabelecimento do enfermo. 

Veja mais detalhes das 104 dobras que são feitas em uma dobradura de tsuru

 

 

 

 

2 - A HISTÓRIA DE SADAKO SASAKI.

A bomba atômica lançada pelos Estados Unidos da América sobre a cidade de Nagazaki no Japão caiu a pouco mais de um quilômetro da casa de Sadako Sasaki, que na época tinha dois anos de idade.  

A mãe da menina Sadako conseguiu salvá-la da explosão e da exposição à radiação nuclear mas, durante a fuga, não conseguiu evitar a chuva radioativa.

A menina viveu normalmente até os 12 anos de idade, quando descobriram que ela estava com leucemia (câncer no sangue devido à radiação nuclear a que foi exposta).

Estando internada em tratamento no hospital, ela recebeu a visita de uma amiga que lhe contou a Lenda dos Mil Tsurus de papel. No mesmo instante, Sasaki começou a fazer as dobraduras, esperançosa pela sua cura, para que ao final do trabalho saísse do hospital livre da terrível doença.  

Sasaki, no entanto, não teve forças para completar as Mil Dobraduras que pretendia, tendo feito 964 tsurus até o dia 25 de outubro de 1955, quando veio a falecer. 

Seus colegas de classe completaram os tsurus de papel que faltavam, a tempo para seu enterro. 

A notícia do esforço de Sasaki logo se espalhou pelo Japão e pelo mundo.  

Estudantes de mais de 3.000 escolas do Japão e de 9 outros países iniciaram uma campanha para a construção de um monumento em Hiroshima em  memória de Sadako e das outras milhares de crianças que também morreram, ficaram feridas ou estavam doentes em decorrência da bomba atômica.

 

3 - UM MONUMENTO PELA PAZ DO MUNDO.

No Japão de hoje, Hiroshima e Nagazaki são memórias vivas daquilo que a humanidade não deve esquecer, que são os horrores da guerra.

Todo ano, no dia 6 de agosto, as mais de 200 mil vítimas da tragédia da “Bomba Atômica” são lembradas pela população japonesa. 

Nesta data, dobraduras de tsurus são colocadas em Memoriais erigidos em diversos pontos do território japonês lembrando os milhares que foram mortos na tragédia provocada.

Um grande monumento foi erigido e no alto desse monumento uma criança sustenta uma figura estilizada da dobradura do tsuru.

Caravanas de estudantes provenientes de todos os cantos do Japão trazem milhares de dobraduras de tsurus que são depositados ao pé do monumento.

Para os japoneses, depositar tsurus nesses memoriais representa votos de paz ao mundo. É uma manifestação pacífica com a intenção de chamar a atenção aos povos do mundo inteiro para que nunca se esqueçam do mal que a Guerra causa e é justamente nesse dia que eles comemoram “O Dia da Paz”.

 

O ato prossegue até o dia 9 de agosto quando foi vítima a cidade de Nagazaki.

4 - UM MONUMENTO PARA SADAKO SASAKI.

O apelo popular foi atendido em 5 de maio de 1958 quando foi inaugurado em Hiroshima, no Parque da Paz, o Monumento da Paz das Crianças com a Estátua da menina Sasaki segurando um origami de tsuru.

Não só em Hiroshima como também em diversas partes do mundo foram erigidos monumentos em memória da menina Sadako Sasaki.

e no período entre 6 e 9 de agosto, as pessoas depositam suas dobraduras de tsurus nesses monumentos.

A história de Sadako Sasaki é considerada como um dos símbolos da luta pelo fim das armas nucleares, ea vontade de viver da menina japonesa que mesmo doente se pôs a fazer mil tsurus de papel são vistas como um símbolo da paz, tanto que todos os anos, no dia 6 de agosto, quando se comemora o Dia da Paz, milhares de pessoas do mundo todo enviam seus tsurus ao Monumento da Paz das Crianças ou visitam os inúmeros memoriais erigidos com esse propósito em Hiroshima, Nagazaki e em outras cidades depositando os Tsurus, demonstrando a esperança e o desejo de dias de Paz em nosso planeta.  

Fica aqui o desejo emocionado deste rotariano que acredita também que a principal missão do Rotary é promover a Paz. Não seria má idéia inaugurarmos no Brasil uma estátua dessas por ocasião da visita do Presidente Tanaka.

 

Aprenda a fazer a dobradura do grou em

Esta é uma página pessoal que contém uma opinião essencialmente pessoal a cerca do tema Simbolos do Lema 2012-13.
As opiniões são, no fundo, "provocações" feitas aos nobres companheiros rotarianos e são baseadas em contatos, estudos e experiências pessoais e vale-se da liberdade proprocionada pela WEB. Ninguém é obrigado a aceitar, nem se pretende afirmar que as opiniões aqui colocadas sejam verdadeiras. Agora, se você gostou, pode imprimir, copiar e divulgar à vontade.
Roberto Massaru Watanabe
membro do Rotary de São Paulo - Água Rasa
- EMAIL: watanabe@rotaryspaguarasa.com.br. Watanabe é engenheiro e como tal participou do projeto das grandes obras da engenharia nacional como a Rodovia dos Imigrantes e as hidrelétricas de Ilha Solteira, Itaipú e Tucurui.

RMW\GEROI\watanabe\MilTsurus.htm em 22/01/2012, atualizado em 16/04/2012 .