Pessoa_327.gif (14435 bytes)

TREINAMENTO DE CAPACITAÇÃO ROTÁRIA

Critérios para escolher os instrutores

Procure rotarianos que possuam experiência em treinamentos ou área educacional, amplo conhecimento sobre o Rotary, e saibam como repassar aos participantes informações essenciais. Considere os seguintes fatores ao escolher um instrutor:

• Experiência em treinamentos

A habilidade para apresentar informações e facilitar discussões é muito importante. Os grupos de discussão em grupo e outras atividades de equipe são as que mais se bene.ciam de instrutores experientes.

• Conhecimentos e familiaridade com problemas

Rotarianos com amplo conhecimento sobre um tópico especí.co são mais úteis em sessões que procuram transmitir grande volume de informações. Por exemplo, um rotariano que participou de Intercâmbio de Grupos de Estudos pode ser a pessoa mais indicada para liderar sessão sobre organização e realização de IGE. Para outros assuntos, conhecimentos pro.ssionais podem ser fator importante. Por exemplo, um rotariano que trabalha no setor de relações públicas pode ser o melhor instrutor para coordenar uma sessão sobre o tema. Contudo, rotarianos experientes selecionados como instrutores devem ser imparciais em suas opiniões e evitar agir como autoridade máxima no assunto, pois isto intimida os participantes e inibe sua participação.

• Experiência como líder rotário

A experiência que o instrutor possui como líder rotário é outro fator. A escolha não deve limitar-se a ex-governadores de distrito, devendo também incluir ex-dirigentes de clube e distrito. Por exemplo, um presidente de clube que serviu no ano anterior e tenha sido bem-sucedido em suas funções pode ser particularmente e.caz para treinar presidentes de clube entrantes.

Poucos instrutores possuem todas as características ideais. A seleção deve considerar pontos fortes e fracos de modo a obter equilíbrio entre indivíduos com conhecimentos sobre o Rotary e aqueles com experiência em treinamento.

Instrutores potenciais

Instrutores podem ser selecionados dos seguintes grupos:

• Ex-instrutores distritais e ex-instrutores

Se possível, consulte avaliações de treinamentos anteriores e ex-instrutores distritais para determinar a e.cácia das pessoas consideradas.

• Dirigentes de clube e administradores de distrito que acabaram de concluir o mandato

Pessoas que acabaram de deixar sua função estão em posição privilegiada para compreender as necessidades dos treinamentos.

• Presidentes atuais de comissões distritais

Embora muitos presidentes de comissões distritais não tenham experiência em treinamento, seus conhecimentos sobre as matérias rotárias podem ser de grande valia para os participantes.

• Ex-instrutores do RI

Consulte no Of.cial Directory os nomes de ex-instrutores do RI. Eles foram treinados o.cialmente pelo Rotary International para atuar como facilitadores em discussões.

• Ex-coordenadores do quadro social do RI e ex-coordenadores regionais da Fundação Rotária

Consulte no Of.cial Directory os nomes desses rotarianos que, na maioria das vezes, possuem experiência em treinamento.

Comunicação da escolha

Uma vez identi.cado, o instrutor potencial deve ser contatado o mais rápido possível para veri.car disponibilidade e discutir sua função no treinamento.

Assegure que todos os instrutores compreendam suas responsabilidades. Converse pessoalmente com cada um deles para revisar os planos, expectativas e metas do evento. A aceitação da função de instrutor deve incluir seu compromisso de participar do treinamento e das sessões de planejamento.

 

Capacitação dos Instrutores

Os instrutores selecionados para determinado evento muito provavelmente possuem experiências diversas. Treiná-los garantirá certa uniformidade e maior coerência. A preparação destes deve incluir:

As sessões de capacitação dos instrutores devem ser realizadas bem antes dos treinamentos que liderarão, para que os materiais informativos possam ser modi .cados conforme necessário.

Sessões práticas

O treinamento deve incluir pelo menos uma oportunidade para que cada instrutor seja o facilitador de uma sessão simulada. Esta apresentação pode ajudar a revelar os pontos fracos, que podem ser corrigidos antes do evento real. Certifique-se de prover aos instrutores os recursos e materiais relevantes para que possam se preparar com antecedência para as apresentações. O distrito pode considerar contratar um facilitador pro.ssional para ajudar a preparar os instrutores ou, então, convidar para a função ex-instrutores do RI, coordenadores do quadro social do RI, coordenadores regionais da Fundação Rotária ou exinstrutores distritais.

Materiais para os instrutores

As informações inclusas neste manual podem ser facilmente reproduzidas e distribuídas aos instrutores. Os seguintes assuntos são de grande valia, especialmente para instrutores iniciantes:

A Folha de Planejamento, nas páginas 32-33, pode ser útil para orientar os instrutores no exercício de sua função durante o evento. Para sua referência, um modelo para o PETS pode ser encontrado nas páginas 34-35.

 

Como as informações rotárias mudam freqüentemente, forneça aos instrutores dados atualizados sobre o assunto em que são especialistas.

 

Atribuições e Responsabilidades do Instrutor Distrital

A maioria das responsabilidades do instrutor distrital é determinada pelos dirigentes do distrito, contudo, algumas atribuições primárias são sugeridas pelo conselho diretor do RI.

Processo de nomeação

Anualmente o governador do distrito, com base em recomendação do governador eleito, nomeia um instrutor distrital.

Atribuições

A função do instrutor distrital é ajudar o governador e o governador eleito a capacitar líderes de clube e distrito.

Qualificações

As qualificações mínimas de um instrutor distrital devem incluir:

Deve ser dada preferência a rotarianos cuja pro.ssão seja relacionada a treinamento e/ou educação.

Responsabilidades relativas aos treinamentos

O instrutor distrital deve avaliar, junto com o governador eleito, as necessidades de treinamento relativas a:

O instrutor distrital é responsável por desenvolver e conduzir anualmente, com a ajuda do governador, os seguintes treinamentos:

 

* Estes eventos são de responsabilidade de comissão distrital especí.ca, mas o distrito pode solicitar a ajuda do instrutor distrital.

Sob a coordenação do governador ou governador eleito, as responsabilidades do instrutor distrital com relação aos eventos de treinamento são:

Assistentes de Instrutores Distritais

O governador pode nomear anualmente, com a ajuda do governador eleito, assistentes de instrutores distritais. As quali.cações destes devem ser as mesmas do instrutor distrital, o qual determinará as atribuições de seus assistentes. Se o distrito decidir nomear assistentes, o instrutor deve considerar formar e presidir uma comissão distrital integrada pelos seus assistentes para coordenar os treinamentos. Cada integrante deve se responsabilizar por determinado evento, como PETS ou seminário distrital de capacitação. Esta estratégia permite que ações especí.cas sejam delegadas, mas assegura a coerência das mensagens passadas aos rotarianos.