ÁREA DE CONTRIBUIÇÃO

5

 

Entende-se como Área de Contribuição a superfície do terreno que contribui com o escoamento de água em determinado ponto.

Na Hidrologia a Área de Contribuição, também conhecida como Bacia de Contribuição ou simplesmente Bacia, é determinada em função da topografia, separando-se as diversas bacias por meio de uma linha imaginária, Divisor das Águas, traçada ao longo das partes mais altas. Veja uma exemplo da Bacia do Rio Taquari com as inúmeras sub-bacias formadas por seus afluentes:

A Grande Muralha da China foi construída na antiguidade acompanhando os pontos altos das montanhas (os Divisores de Água) e separava, não apenas as águas da chuva como também, e principalmente, o povo que vivia de um dos lados (no lado de dentro viviam os chineses "civilizados") do povo que vivia do outro lado (no lado de fora viviam os povos "bárbaros").

Na Drenagem Urbana, devemos considerar o limite onde a água da chuva é levada, pelas ruas, praças, telhados, quintais e outros componentes urbanos para o ponto que está sendo estudado.

Vejamos um exemplo prático.

Vamos supor que desejamos estudar a drenagem de um trecho de rua com intenção de instalar uma Boca de Loco no ponto que chamamos de Ponto de Interesse, na figura seguinte:

Figura 2: 

Como estamos estudando a drenagem "urbana", alguém poderia imaginar que a área de contribuição seria apenas a área compreendida na área pública:

Figura 3: 

Está certo? Claro que não. A água que flui no Ponto de Interesse provém também das casas. Então devemos considerar como Área de Contribuição todos os imóveis liandeiros à rua?

Figura 4:
 

 

Agora está certo? Ainda não. Verificamos que cada imóvel apresenta, fluxos distintos para as águas, apresentando partes que escoam para a via em estudo e partes que escoam para a rua de baixo.

Figura 5:
 

Agora sim. Delimitamos todas as águas que fluem para o Ponto de Interesse, respeitando os telhados, os quintais e as calçadas.

 

RMW\drenagem\area.htm em 18/12/2009, atualizado em 14/01/2013.