CONTENÇÃO DE TALUDES

 

FORMAÇÃO DA TERRA

3

TERRA ARGILA AREIA SILTE REJEITO

Algumas pessoas confundem terra com areia, com argila, com silte e acham que tudo forma lama e barro, que tudo é terra, e não sabem que a Argila, a Areia e as Britas são materiais diferentes e possuem propriedades e características próprias e, por isso mesmo, são empregados em aplicações específicas.

Este site procura mostrar algumas das diferenças que existem entre esses materiais.

O site é mantido por abnegado engenheiro que colhendo dados das obras de construção em que participou procura esclarecer essas diferenças. Pelo caráter pedagógico do site, seu conteúdo pode ser livremente copiado, impresso e distribuído, só não pode ser pirateado, isto é, copiado e reproduzido como se fosse de sua autoria.

AS ORIGENS DA TERRA:

O planeta Terra, quando foi formado, era uma enorme bola de fogo flutuando no espaço. Era um magma só fervendo a 5.000 graus Celsius.

Na medida em que foi esfriando, o magma foi ficando endurecido na forma de rocha.

 

A METAMORFOSE:

A ação do tempo, com o sol esquentando a rocha e a chuva esfriando, a infiltração da água produzindo alterações metamórficas na estrutura da rocha, os períodos glaciais, e as movimentações da superfície submetendo camadas transportadas pela chuva e depositadas nos fundos de vale foi transformando a rocha em outros materiais como a pedra, o seixo rolado, a areia, a terra e a argila.


A ARGILA é a metamorfose, isto é, é o resultado da alteração celular sofrida pela rocha e resultando nos materiais como a caolinita, esmectita, montmorilonita, feldspato e muitos outros.

Uma das argilas mais famosas é a Terra Roxa, uma argila fina, vermelha e que contém altos teores de ferro e outros minerais e, por isso mesmo, é muito boa para a agricultura.

O Brasil é o país que possui a maior reserva mundial de terras roxa. Praticamente todo o solo dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso é formado por este tipo de argila e é por isso que o mundo considera o Brasil como o celeiro do mundo.

Veja mais detalhes sobre a ARGILA clicando aqui .

 


A AREIA é a transformação física da rocha por fragmentação causada pela ação do sol (que esquenta a rocha) e pela ação do chuva (que esfria repentinamente) causando a quebra.

Não só a chuva como também o vento, as eras glaciais e a enxurrada da chuva carregam as rochas batendo umas com as outras e resultando em partículas finas que chamamos de areia.

Encontramos grandes depósitos de areia nos desertos e nas dunas.

 

Veja mais detalhes sobre a AREIA clicando aqui .

 

 


A BRITA é a transformação física da rocha por fragmentação causada pela ação do homem interessado em algum mineral presente no interior da rocha.

Minerais presente no interior da rocha:

Ouro, Ferro, Prata, Amianto, Chumbo, Estanho, Talco, Mica, Quartzo, Silício, Platina, Titânio, Cobre, Zinco, Índio, Diamante, Esmeralda, Tântalo, Nióbio, Níquel, Cádmio, Cromo, Urânio e muitos outros.

MINÉRIO DE OURO MINÉRIO DE FERRO MINÉRIO DE COBRE
MINÉRIO DE TUNGSTÊNIO MINÉRIO DE ZINCO MINÉRIO DE CÁDMIO 
 

Veja mais detalhes sobre a BRITA clicando aqui .

 

 


RMW\talude\Terra.htm em 29/11/2015, atualizado em 22/12/2015.