CONTENÇÃO DE TALUDES

 

O QUE  É  TALUDE

1

Podemos entender como TALUDE, qualquer terreno inclinado.

NATURAIS E ARTIFICIAIS:

Talude natural é aquele que foi formado naturalmente pela natureza, pela ação geológica ou pela ação das intempéries (chuva, sol, vento, etc.).

Talude artificial é aquele que foi construído pelo homem. Encontramos taludes artificiais nas minas a céu aberto, nas barragens de reservatório de água, nas laterais de estradas e ruas, na escavação de um vala para assentamento de tubo de água e até nos fundos das casas construídas em local em aclive (terreno subindo) ou declive (terreno descendo).

PARTES DE UM TALUDE:

Crista é a parte mais alta do talude.

Pé é a parte mais baixa do talude.

Altura do talude (H) é a diferença de cota entre a crista e o pé.

Ângulo ou inclinação do talude é o ângulo, em graus, entre a horizontal e a reta média entre a crista e o pé e é representado pela letra grega teta (q).

Corpo ou maciço do talude é a parte interna do talude e é a parte em que geológos e engenheiros estudam a sua constituição, isto é, que tipo de material (argila, silte, areia, rocha, etc.) e suas propriedades como coesão, limite de plasticidade, etc.

São estas características que irão definir a inclinação de um talude natural. Terrenos rochosos suportam bem os taludes e podem apresentar ângulo acentuado como 80~90 graus e em contrapartida terrenos arenosos não gostam muito de taludes inclinados e apresentam ângulos pequenos como 20~30 graus.

Rede de Percolação é a rede, ou desenho da rede, a trajetória que a água faz dentro do maciço do talude. Uma parte da rede é constituída de água que infiltra no terreno em áreas próximas do talude e outra parte da rede é constituída de água que infiltra em locais distantes, até vários quilometros de distância, e chegam até o talude.

Mina ou bica é o afloramento de água do talude. Águas que infiltram no terreno e que percolam pelo maciço do talude afloram à superfície, geralmente, no pé do talude. A diferença entre mina e bica é que a mina é qualquer afloramento de água que sai do terreno enquanto que a bica é uma mina melhorada, alguém instalou uma calha, uma pedaço de bambu, um cano, uma bica para facilitar a tomada d'água.

CORTE E ATERRO:

Talude de corte é aquele que se forma como resultado de um processo de corte, de retirada de material.

Talude de aterro é aquele que se forma como resultado da deposição, da terraplenagem e de botas-fora.

Veja as diversas etapas e formas de aproveitamento de um talude:

RMW\talude\oquee.htm em 29/11/2009, atualizado em 12/02/2013.