CONTENÇÃO DE TALUDES

 

BRITA

6

TERRA ARGILA AREIA SILTE REJEITO


A BRITA é a transformação física da rocha por fragmentação causada pelo ser humano que pode ter interesse em pedras de menor dimensão para uso na construção ou separar determinado mineral que se encontra, muitas vezes em muito pequena quantidade dentro da rocha.

Veja, por exemplo, as pequenas partículas de ouro espalhadas na seguinte rocha:

A forma corriqueira de se pegar as particulas de ouro é triturar esta pedra e fazer a segregação das particulas numa bateia com água.

Girando com cuidado a bateia meia inclinada, o movimento separa as partículas pela densidade e o ouro, sendo mais denso, fica em evidência.

Veja alguns dos metais e matérias extraídas de rochas.

SILICIO NÍQUEL PRATA TALCO
ESTANHO CÁDMIO COBRE ZINCO
URÂNIO TUNGSTÊNIO CROMO FERRO

Estas e muitas outras matérias necessárias na fabricação de produtos, inclusive de nosso dia a dia como bateria de celulares, telas sensíveis ao toque, chips de computadores são encontradas em muito pequena quantidade dentro da rocha denominada minério. Assim, você tem o minério de ferro, o minério de alumínio, etc.

De tudo que é extraído no Brasil, mais de 80% se destina à exportação e é levado para fora do país. Alguns como o Nióbio e o Tântalo que são metais mais preciosos que o ouro (e, portanto, valem até 5 vezes mais) o Brasil fornece mais de 94,5% do consumo mundial.

Veja, por exemplo, uma bateria muito comum de Níquel (Ni) Cádmio (Cd) e Lítio (Li). Ela é fabricada na China e, portanto, é quem tem o maior lucro mas a matéria prima, isto é, o Níquel, o Cádmio e o Lítio saem do Brasil, a preços irrisórios, que embora "irrisórios" nem ficam no Brasil pois a extração é feita por mineradoras de outros países.

PRODUÇÃO:

A mineração em larga escala emprega equipamentos de grande porte para escavar as rochas, transportar, britar e fazer a separação em batéias industriais.

Veja alguns desses equipamentos:

CAMINHÃO CARREGADEIRA
BRITADEIRA BATÉIA ESCAVADEIRA

A produção de uma mineradora é tão grande que é capaz de "sumir" com uma montanha em poucos anos.

NA CONSTRUÇÃO:

A Brita, também chamada de Pedra Britada é muito usada na construção, principalmente como agregado no concreto e lastro de ferrovia, até nas linhas do TGV e Trem Bala, na moderna linha que passa por dentro da Feira do Rato, do superlotado sistema na Índia e no econômico e ecológico trem que não usa combustível fóssil.

Lastro de ferrovia.

NÚMERO DA BRITA:

Embora não haja norma brasileira a respeito dos nomes e diâmetros, mínimos e máximos, o comércio adota, com algumas variações, a seguinte classificação de britas:

  DIÂMETRO DOS GRÃOS  
  4,5mm 9,5mm 19mm 32mm 38mm 76mm 100mm 400mm 1000mm  
PÓ DE PEDRA BRITA 0 BRITA 1 BRITA 2 BRITA 3 BRITA 4 BRITA 5 RACHÃO MATACÃO  
Estabilização de solos, fabricação de pré-moldados Tubos, blocos, bloquetes Peças finas como lajes e vigas Peças pesadas como sapata e tubulão Lastro de ferrovias, piso de subestações Sumidouro, fossa séptica, gabião drenos e bases de vias pesadas muros, barragens bases de fundações pesadas, dreno em áreas pantanosas  

REJEITO DE MINERAÇÃO:

Rejeito é o que sobra no processo de mineração depois que foi extraída a matéria desejada de dentro de um minério.

Como, em geral, a extração se faz triturando e moendo a rocha, o rejeito é uma espécie de pedra moída e não contém terra (argila) de modo que não produz lama nem barro. Também não tem metais pesados (excepto nos processos de mineração de chumbo) e não contém também matéria tóxica.

Pode acontecer do rejeito ser "jogado fora" junto com a terra que foi removida e que cobria a jazida. Neste caso o "rejeito" poderá formar lama e barro.

O aspecto do rejeito de mineração lembra muito a areia fina da praia e seu comportamento é também muito parecido. Quando se pisa a areia molhada, o local pisado fica "meio seco" e o espaço em volta fica enxarcado.

 

Isso acontece por que a areia fina porosa apresenta um comportamento chamado de Não-Newtoniano.

A experiência da garrafa contendo, numa delas, um fluído Newtoniano como uma areia grossa e, na outra, um fluído Não-Newtoniano, como uma areia bem fina mostra que ao apertar a garrafa, na que contém o fluído Newtoniano o nível da água sobre e na outra o nível desce.

Em vez da areia grossa, você pode utilizar Farinha de Trigo e em vez da areia bem fina você pode usar Amido de Milho.

A Barragem que contém Rejeito de Mineração, por ser formado por grãos muito fino, tem um comportamento diferente de uma Barragem que contém Água e diferente também de um Muro que contém um talude. Veja cada uma dessas situações separadamente:

Forças internas tracionam, isto é, exercem forças de tração sobre as particulas ocacionando a formação de trincas.

Então, ao projetar e calcular uma barragem para conter um reservatório de Rejeitos de Mineção, o projetista e o calculista devem tomar cuidados especiais pois o rejeito tem um comportamento muito diferente da água.

 


 


RMW\talude\Brita.htm em 29/11/2015, atualizado em 28/12/2015.