CONTENÇÃO DE TALUDES

 

AREIA

5

TERRA ARGILA AREIA SILTE REJEITO


A AREIA é a transformação física da rocha por fragmentação causada pela ação do sol (que esquenta a rocha) e pela ação do chuva (que esfria repentinamente) causando a quebra.

Não só a chuva como também o vento, as eras glaciais e a enxurrada da chuva carregam as rochas batendo umas com as outras e resultando em partículas finas que chamamos de areia.

A lavagem que a água faz leva as partículas finas de modo que a areia não possui coesão interna e não forma lama nem barro.

Encontramos grandes depósitos de areia nos desertos e nas dunas.

 

A presença marcante de silicatos na areia a tornam ideal para a fabricação do vidro.

 

Para embalagem de produtos alimentícios é a matéria ideal pois não confere gosto nem sabor nem cor aos alimentos:

O vidro é também utilizado na construção civil:

Adicionando-se à areia um aglomerante, cal ou cimento, forma-se uma argamassa que quando seca é bastante resistente sendo ideal para a construção civil no assentamento de tijolos e blocos, também para o revestimento de pisos e paredes além do concreto armado que, pela resistência mecânica, é empregado nas estruturas dos prédios.

AREIA MONAZÍTICA:

É um tipo de areia que possui uma alta concentração de monazita, um mineral constituído de fosfatos, césio, tório e urânio. Ocorrem geralmente nas praias tanto oceânicas como fluviais.

O urânio e o tório conferem à areia monazítica um certo grau de radioatividade e é crença popular que quando aplicadas sobre a pele ou quando a pessoa permanece imersa nela, os efeitos terapêuticos estimulam os tecidos e favorecem o fluxo sanguineo das regiões afetadas por artrite e inflamações.

AREIA MOVEDIÇA:

É um tipo de areia que é mostrada no cinema onde uma pessoa que nela cai, vai afundando ... afundando ... até ser totalmente "engolida" pela areia movediça.

Na região norte do Brasil, a areia movediça é conhecida também como Areia Gulosa e Areia Engolideira.

A areia movidiça não engole ninguém. Trata-se de um fenômeno propiciado por areia bem fina assentada sobre uma mina d'água que apresenta um fluxo ascendente de água. Devido ao fato das partículas de areia serem bem finas, a areia não se comporta como uma areia normal e "segura" qualquer objeto que se movimenta rapidamente. Parece um caldo de Amido de Milho com água: se você enfiar uma colher bem devagar, a colher entra sem dificuldade, porém se você tentar enfiar a colher bem depressa, a colher não entra.

O mesmo fenômeno podemos constatar na praia onde tem areia bem fina. Se você pisar devagar o pé vai penetrando lentamente na areia. Para retirar o pé, você precisa ir puxando bem devagar pois se tentar tirar o pé rapidamente a areia vai "segurar" e o pé vai ficar preso na areia.

 

AREIA PARA CONSTRUÇÃO:

A areia é amplamente empregada na construção de casas, sobrados e edifícios além de obras de infraestrutura como pontes, viadutos, estradas e canalizações de água e de esgoto.

Para isso, são classificadas em Fina, Média e Grossa em função do diâmetro de suas partículas. A norma brasileira NBR-7211 estabelece os diâmetros máximo e mínimo para cada tipo de areia:

A Areia Fina é aquela que apresenta grãos com diâmetro entre 0,06 milímetros e 0,2 milímetros.

A Areia Grossa é aquela que apresenta grãos com diâmetro entre 0,6 milímetros e 2,0 milímetros.

A Areia Média é aquela que apresenta grãos com diâmetro entre 0,2 milímetros e 0,6 milímetros.

Em resumo:

  DIÂMETRO DOS GRÃOS
  0,06mm 0,2 mm 0,6mm 2,0mm  
NÃO É AREIA  AREIA FINA AREIA MÉDIA AREIA GROSSA NÃO É AREIA

Areia de rio:

No rio, a areia é arrastada pelo fluxo de água e seus grãos sofrem uma espécie de "polimento" que vai arredondando as arestas.

A areia de rio é formada por grãos arredondados. O Pedregulho ou Seixo Rolado são casos típicos.

Areia de deserto:

A areia de deserto é formada, em geral, pela quebra de partículas maiores e, como os grãos são ricos em quartzo, os grãos quebrados parecem-se com vidro estilhaçado, isto é, são pontiagudos e possuem arestas cortantes.

O grande problema numa tempestade de areia no deserto é que os grãos pontiagudos e com arestas cortantes levados pelo vento a grande velocidade batem na pele dos braços e do rosto das pessoas ferindo-as e provocando sangramento. Se os desertos fossem formados por areia de rio, seus grãos arredondados não causariam ferimento na pele das pessoas.

É por esta razão que os mercadores atravessam o deserto na companhia de camelos. Estes animais, além de carregarem a bagagem, servem de escudo na ocorrência de uma tempestade de areia. Eles colocam uma fileira de camelos em pé junto com outra fileira de camelos sentados e ficam por detrás deste "muro" de proteção. Os camelos possuem fios bem grossos e não são afetados pelo impacto da areia do deserto. Possuem também  cílios com pelos longos e grossos que impedem que os grãos atinjam o olho. O mercador, como não tem essas proteções usam roupas que cobrem o corpo todo, inclusive os braços, rosto e cabeça.

FILTRO DE AREIA:

É uma montagem feita com areia para reter as particulas em suspensão na água.

Um bom filtro tem uma seção para tratamento biológico, denominada zoogléia e outra seção para cloração e aeração.

Veja um modelo de Sistema Caseiro de Filtração de Água da Bica em .

FILTRO INVERTIDO:

É uma montagem feita, principalmente em barragens, para reter as partículas que são carriadas pelo fluxo de percolação de água em maciços terrosos como barragens e taludes.

Nas barragens e diques, a penetração da água e sua percolação pelo interior dos maciços

No pé da barragem, se há uma mina e se a água sai barrenta é por que está ocorrendo carriamento de partículas sólidas (pequenos grãos).

 


 

RMW\talude\Areia.htm em 29/11/2015, atualizado em 25/12/2015.