logotrincas.jpg (6276 bytes)

O que é o CIMENTO e quais são os seus tipos.

40

O QUE É:

Cimento é qualquer substância que serve para ligar partículas.

Cimento Portland é o cimento produzido pela queima e moagem da portladstone, calcário encontrado em abundância na cidade de Portland. Hoje em dia, cimento é portland é o cimento produzido a partir de qualquer tipo de calcário.

Além da resistência mecânica, o cimento possui outras propriedades importantes como o calor produzido na reação de endurecimento e também resistência quimica ao ataque de agentes externos como a água do mar ou mesmo alguns silicatos presente no solo ou nos agregados empregados no concreto.

 

QUAIS SÃO OS TIPOS FABRICADOS NO BRASIL:

SIGLAS CP I CP II CP III CP IV CP V
TIPO Cimento
Comum
Cimento Composto Cimento de Alto Forno Cimento do Pozolana Cimento de Alta Resistência
RESIS-
TÊNCIAS
25 CP I-25 CP II-E-25 CP II-Z-25 CP II-F-25 CP III-25 CP IV-25  
32 CP I-32 CP II-E-32 CP II-Z-32 CP II-F-32 CP III-32 CP IV-32  
40 CP I-40 CP II-E-40 CP II-Z-40 CP II-F-40 CP III-40    
*         CP V-ARI

NOTA: Os números 25, 32 e 40 são as resistências mínimas que o cimento deve ter aos 28 dias. A unidade de medida da resistência é o MPa (mega pascal) e é indicada assim: 25 MPa e lê-se vinte e cinco mega pascais. Os leigos podem multiplicar esse número por 10 e entender em quilogramas por centímetros quadrados, ou seja, 25 MPa = 250 kg/cm2. O cimento CP-40 é mais caro que o cimento CP-25 mas é altamente vantajoso pois as peças podem ser mais delgadas (finas) melhorando a aparência das obras.

Para facilitar a identificação e a diferenciação, a norma brasileira recomenda colocar, além da sigla do cimento, uma tarja colorida. Assim, o CP-25 não tem tarja, o CP-32 tem uma tarja verde e o CP-40 uma tarja azul.

As siglas E, Z e F dizem respeito, respectivamente a: Escória granulada de alto-forno, com adição de Pozolana, com adição de Filer calcário.

COMPONENTES DO CIMENTO:

Silicatos de Cálcio: Principal componente do cimento. Todos os tipos de cimento o possui. É o componente que dá resistência mecânica ao cimento. Na reação de hidratação produz calor. Os silicatos mais comuns são o Silicato Tricálcico [3CaO.SiO2] e o Silicato Dicálcico [2CaO.SiO2].

Aluminato de Cálcio: Também presente em grande quantidade, o aluminato reage mais rapidamente com a água e produz grande quantidade de calor. Para frear essa ânsia calorífica, adiciona-se gipsita (sulfato de cálcio dihidratado [CaSO4.2H2O]). É desejável que todo aluminato presente no cimento seja consumido da hidratação pois a sua permanência, quando em contato com solos gessíferos, água do mar e efluentes industriais produzem compostos expansíveis que podem fissurar o concreto.[3CaO.Al2O3]

Cal: Componente indesejável pois a sua hidratação é expansível e produz fissurações superficiais no concreto. A cal é produzida durante a reação de hidratação.

Álcalis: Os álcalis criam problemas com os agregados que contém sílica resultando em expansão e produtos lixiviáveis. Nas obras em contato com a agua como piscinas, caixas d´água e fundações de pontes evita-se o emprego de cimento com alto teor de álcalis. Os alcalis mais comuns são o de sódio [Na2O] e o de potássio [K2O].

Pozolana: A pozolana é o material adicionado ao cimento para dar liga pois ela é muito pegajosa. A pozolana natural é a Cinza de Vulcões e a pozolana artificial é aquela fabricada. Cinzas Volantes são aquelas produzidas pela queima de carvão mineral e Cinzas Ativas são aqueles produzidas na queima de, por exemplo, casca de arroz, bagaço de cana e outros produtos.

A pozolana aumenta a resistência química do cimento.Reage também com alguns produtos intermediários da reação de hidratação e ajudam a retardar a pega e a diminuir o calor produzido. Por isso, a sua adição ao cimento, é indicada para concreto de grandes massas como barragens.

É indicada também quando o agregado tiver tendência a reagir com os álcalis pois a pozolana reage com os álcalis.

Escória de Alto Forno: Sua função é muito parecida com a da pozolana com a vantagem de conferir maior resistência mecânica e principalmente maior durabilidade ao concreto. Isso é facilmente compreensível pois a pozolana é um produto de origem orgânica.

Entretanto, há desconfiança (pesquisa em andamento) de que os sulfetos existentes na escória venham a atacar a armadura, de modo que, não se recomenda o emprego de cimento com este componente em injeções nas bainhas de cabos de protensão.

Filer: São finos de calcário. Tem a propriedade de aumentar o teor de hidratos e aceleram a pega. Como não alteram muito as propriedades do cimento e são muito baratos, são utilizados em abundância para baratear o custo do cimento.

DURABILIDADE DO CIMENTO:

O cimento é produzido em duas etapas:

Na primeira etapa, os componentes são juntados em um forno especial que funciona a altíssima teperatura (1.5000C). Nessa temperatura, os componentes se fundem e o forno solta pequenas bolas chamadas de clinquer.

Na segunda etapa, o clinquer é moído em moinhos especiais até ser transformado em um pó finíssimo chamado cimento. Esse cimento é "louco" por água e logo que é colocado em contato com ela inicia uma reação química chamada hidratação.

Por isso, o cimento deve ser armazenado e transportado em embalagens ou silos hermeticamente fechados para que não haja nenhum contato de água ou mesmo de umidade do ambiente. Um saco de cimento guardado num porão úmido não dura mais de algumas semanas.

Mesmo quando armazenado em ambiente seco (como nas lojas) o cimento não deve ter mais que três meses entre o dia em que foi moído e o dia em que vai ser misturado com os agregados e água.

Um cimento com mais de três meses já vai apresentar uma boa parte das moléculas já reagidas com a umidade absorvida do ambiente e sua resistência será bem menor do que aquela prevista na fabricação.

Veja mais detalhes em www.ebanataw.com.br/concreto 

 

Voltar para à tela inicial -

NOTA: Devido ao caráter pedagógico do site, seu conteúdo pode ser livremente divulgado, copiado e impresso.

 

tracocor.gif (4491 bytes)\RMW\trincas\caso40.htm em 29/07/2007, atualizado em 08/08/2011 .