logotrincas.jpg (6276 bytes)

Trincas devido ao destacamento de revestimento

8

Pastilhas, azulejos, placas de mármore e placas de granito não são muito fáceis de ficar "bem grudadas" na parede e se soltam com facilidade. Muitas vezes caem sobre carros e pessoas causando muitos prejuízos e danos.

Este fato é mais grave em paredes externas que recebem muito sol.

O problema pode estar no azulejo que foi mal fabricado, pode estar na argamassa de assentamento que já estava vencida (elas só duram 6 meses depois de fabricadas), pode estar no emboço que é aquela camada que serve para aprumar a parede ou pode ter ocorrido outros problemas mais complicados.

Se estamos falando dos azulejos de um banheiro é pouca coisa e é fácil e barato resolver. Mas se estamos falando do revestimento de uma fachada de prédio, então o caso é sério, complicado e caro.

Veja a foto de um caso real:

 

foto11.jpg (30612 bytes)

No caso da foto abaixo, o condomínio, vendo que não tinha jeito de segurar os azulejos que viviam caindo e depois de ter "tentado de tudo", não teve dúvidas: meteu um parafuso no meio dos azulejos (O pontinho preto no meio do azulejo é a cabeça do parafuso). Assim, não teve mais quedas de azulejos:

foto55.jpg (23577 bytes)

Resolveu o problema dos ajulejos que viviam caindo mas não resolveu o problema da infiltração da água da chuva que conseguia penetrar no espaço entre o azulejo e a parede. Essa infiltração que penetra e passa para o lado de dentro do prédio começou a afetar cortinas e móveis dos moradores. Os quartos estavam com forte cheiro de mofo e os armários embutidos estavam com o fundo todos podres.

O problema só foi resolvido quando contrataram um Patologista de Edificações para fazer uma perícia técnica no prédio e indicou os produtos para acabar com o mofo dos armários e uma fórmula para a umidade não penetrar no interior do prédio.

Lembrem-se sempre que NÃO RESOLVENDO A CAUSA O EFEITO VOLTA A SE MANIFESTAR.

Quer ver como você pode contratar os serviços de Vistoria Tércnica de um Perito? botaoQV.gif (478 bytes)

Voltar para à tela inicial -

NOTA: Devido ao caráter pedagógico do site, seu conteúdo pode ser livremente divulgado, copiado e impresso.

 

tracocor.gif (4491 bytes)\RMW\trincas\caso08.htm em 30/07/2005, atualizado em 14/05/2016 .