S

E

C

A

G

E

M

 

A secagem é um item muito importante que deve ser considerado na escolha da tinta. Dependendo do ambiente, a existência de vento, pó, umidade e outros fatores ambientais poderá interferir na qualidade da pintura.

Por isso, veja bem as instruções do rótulo ou da embalagem quanto às condições e o tempo necessário para a secagem completa da camada de tinta aplicada.

Grande parte das tintas secam graças à evaporação do veículo e outros componentes do ligante. Dependendo do gás emanado, este poderá fazer mal à saúde das pessoas, de modo que o ambiente recém pintado deverá ficar isolado sem a presença de pessoas até a secagem completa da tinta.

As secagens podem se dar por:

  1. Evaporação
  2. Oxidação
  3. Carbonatação
  4. Reação química
  5. Ultra Violeta

A grande maioria das tintas secam por evaporação do seu veículo e ligante. As tintas à óleo, venizes, esmalte e latex.

Algumas "secam" por oxidação, carbonatação ou outra reação química de seus compontenes.

Atualmente estão surgindo muitas tintas cujo processo de secagem se baseia na aplicação de raios ultra violeta. Dizendo assim "ultra-violeta" parece ser um processo muito complicado e que exige equipamentos de alta tecnologia. Nada disso. Depois de aplicada, a superfície pintada recebe um facho de luz de lâmpadas fluorescentes comuns. Os componentes reagem quimicamente a esta luz e endurecem em alguns segundos.

Nos estampos feitos em camisetas e bonés são, em geral, empregadas esse tipo de tinta.

RMW\pinturas\pintur6.htm em 10/09/2004, atualizado em 11/09/2004