COMO CONSTRUIR UM TELHADO

18

MONTAGEM DO RINCÃO


Desenho em cores exageradas para efeito didático.

O Espigão faz a ligação entre uma água longitudinal e uma água transversal.

O Espigão apoia-se, de um lado, sobre a diagonal e, de outro, sobre a parede. Caso o comprimento do espigão for muito longo, então, pode-se colocar, na diagonal, uma tesoura pequena para fazer o apoio do espigão.

O nível da face superior do espigão deve ficar no mesmo nível da face superior da terça longitudinal e também no mesmo nível da face superior da cumeeira. Isso é importante pois os caibros, em comprimentos diferentes, ao longo do espigão devem ficar apoiados, de um lado sobre o espigão e, de outro, sobre a terça.

Na água transversal, deve haver uma terça transversal que vai servir de apoio aos caibros nesta água. A terça deve ficar no mesmo nível dos espigões e sua fixação deverá ser feita com pregos.

NOTA IMPORTANTE: Devido ao caráter pedagógico do site, suas páginas e textos podem ser livremente copiados, divulgados e impressos. Só não pode ser pirateado, isto é, copiar e depois divulgar como se fosse de sua autoria. O texto, as figuras e fotografias são todas registradas e possuem proteção autoral.

 

\RMW\telhado\tlhcur18.htm em 09/01/2005, atualizado em 24/03/2019.
Colaboração da arquiteta Ingrid Elena Schnoor de Lorena-SP em 23.03.2019.