COMO CONSTRUIR UM TELHADO

17

O TELHADO POTÁVEL

 

O Telhado é o local mais sujo e insalubre de nossa casa. 

Quando foi a última vez que você lavou o telhado?

Aves, insetos e todo tipo de animais passeiam pelo telhado e voam por cima dele deixando excrementos que podem conter bactérias e vetores de muitas doenças. Veja algumas delas.

CRIPTOCOCOSE

Doença causada pelo fungo Cryptococus neoformans por inalação de poeira seca de pombos e passarinhos como canários.

Causa alergias, micose profunda e até meningite com febre, tosse, dor torácica, rigidez da nuca, agitação e confusão mental.

É também conhecida como a "doença do pombo" pois a maior parte de contágios ocorrem pela proximidade com essa ave.

DENGUE

Doença transmitida pelo virus Flaviviridae carregado pelo mosquito Aedes aegypti que se reproduzem com muita facilidade em águas limpas empoçadas nas calhas de telhados.

Causa febre alta, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, dores musculares e dor nos olhos.

DERMATITE

Doença causada por piolho de pombos, ácaro Ornithonyssus sp.

Causa erupções na pele e coceiras semelhantes à picada de insetos.

DOENÇA DE CHAGAS

Doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi transmitido por insetos como barbeiro e percevejos que vivem em sótão de telhados, pilhas de madeiras e palhas de milho e de cana de açucar.

Causa febre, mal-estar, chagoma, aumento do fígado e baço,  insuficiênica cardiaca, desordens no sistema digestivo e, se não tratada, pode ser fatal.

FEBRE AMARELA

Doença transmitida pelo virus Flaviviridae carregado pelo mosquito Sabetes chloropterus que se reproduzem em águas limpas empoçadas nas calhas de telhados.

Pode ser transmitido também pelo mosquito Aedes aegypti.

Causa febre alta, calafrios, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e dores musculares.

FEBRE DO RATO

Doença transmitida pela mordida do rato, que tem na saliva a bactéria Spirillum minus ou pela ingestão de alimentos que tenham sido "lambidas" pelo rato.

Causa febre, vômitos, dores musculares e nas articulares e, após poucos dias, erupções cutâneas nas mãos e nos pés.

Uma variedade dessa doença denominada sodoku, reaparece, aproximadamente dez dias depois, acompanhada de febre, mal-estar, dor e aparecimento de ínguas.

HANTAVIROSE

Doença transmitida pela aspiração de poeira contaminda pela urina, feses e saliva de ratos silvestres ou por comidas, principalmente frutas caídas no chão ou por água de jarros e vasilhas sem tampa.

Parece um gripe e causa dor de cabeça, dor no corpo, tosse, náuseas, vômitos e dor nas costas.

HISTOPLASMOSE

Doença causa pela inalação do esporo do fungo Histoplasma apsulatum encontrado em fezes secas de pombos e morcegos.

Causa uma micose profunda e seus sitomas variam desde uma infecção assintomática até febre, dor torácica, tosse e anemia.

LEPTOSPIROSE

Doença transmitida pela urina do rato pois a bactéria Leptospira interrogans vive nos rins dos ratos.

É transmitida pelo contato com a pele e provoca dor no corpo, febre e fraquesa.

Parece com uma gripe e nos casos críticos causa insuficiência renal, falta de ar e confusão mental.

MALÁRIA

Doença transmitida pelo protozoária Plasmodium carregado pelo mosquito Anapheles que se reproduzem em águas limpas empoçadas nas calhas de telhados.

Pode ser transmitido também pelo mosquito Aedes aegypti.

Causa inicialmente dor de cabeça, fadiga, febre e náuseas. Mais tarde causa muitos calafrios.

ORNITOSE

Doença transmitida por via oral por meio da poeira contendo fezes secas de pombos, ararad, papagaiod e maritacas com a bactéria Chlamydia psittaci.

Causa febre, vômito, alafrio, mialgia, tosse, cefaléia.

PESTE BUBÔNICA

Doença transmitida pela pulga do rato que hospeda o Yersina pestis.

Conhecida também como Peste Negra produz "bubões" que são tumefações que se formam no pescoço, na axila ou na virilha.

Parece com uma gripe forte e causa prostração e mal-estar geral. O local onde o virus penetrou na pele fica vermelho e brilhante, dói muito.

RAIVA

Doença transmitida pela saliva de morcegos e também por certos mamífereos como os cães e gatos.

Causam danos no sistema nervoso central provocando encefalite produzindo confusão mental, desorientação, agressividade, alucinações, dificultade para engulir comida e salivação execssiva. Na maioria dos casos, quando não tratada, causa a morte da pessoa.

SALMONELOSE

Doença transmitida pela bactéria Salmonella sp presente nas feses e ovos de pombos e outras aves como galinhas.

Causa infecção alimentar com febre, diarréia, vômitos e dores abdominais.

A transmissão ocorre também por verduras e frutas que recebeu as fezes e foram ingeridas sem lavar bem.

TIFO MORINO

Doença transmitida pelas feses da pulga do rato que contém a bactéria Rickettsia mooseri.

É transmitida pelo contato com a pele e causa febre alta e manchas no corpo.

Quando não tratada pode causar a morte em 20% dos casos. É parecida com o Tifo comum, mas esta é causada pela Rickettsia prowazekii.

TRIQUINA

Doença transmitida pela ingestão de carne de porto (mal passada) contamindada pela Trichinella spiralis, bactéria que habitam os ratos. Os porcos adquirem a doença através da picada de ratos ou pela ingestão de ratos mortos.

Causam  nauseas, vómitos, diarreia e febre. Na evolução produzem dor muscular, dificuldades motoras, febre, edemas e exantemas cutâneos com prurido.

Muitos animais passam, passeiam e voam sobre o Telhado. Pombos, maritacas, pardais, andorinhas, gatos, morcegos, ratos, coruja, baratas, lagartixas, escorpiões, traças, moscas, mosquitos e todos eles, por viverem livres na natureza podem ser portadores de alguma bactéria, virus e algum outro vetor patogênico capaz de produzir doenças nas pessoas. muitas delas graves e fatais.

A "primeira chuva" que é aquela formada pelas primeiras gotas que caem do céu, promove o amolecimento da poeira acumulada no telhado e "lava" o telhado levando toda a sujeira acumulada. Quanto maior for o tempo sem chuva maior será a quantidade de sujeira acumulada.

Por isso, evite ficar em baixo de Beiral de Telhado que não tenha calha pois a primeira chuva carrega tudo quanto é tipo de vetores transmissores de doença deixados no telhados pelos animais e cuidadosamente guardados na poeira acumulada sobre as telhas. A maior parte das doenças são transmitidas pelo simples contato com a pele. Ao fugir da chuva, olhe bem se a casa tem Calha, mesmo que seja apenas sobre a porta, pois a Calha desvia a água do telhado evitando que você receba a água contaminada.

Além da sujeira acumulada sobre o Telhado, a primeira chuva carrega toda a poluição acumulada no ar. Essa chuva que dissulve os poluentes contidos no ar é conhecida como Chuva Ácida.

Porisos, nas regiões urbanas (poluição urbana) e industrializadas (poluição industrial) evite Andar na Chuva, que pode até parecer muito romântico ou muito refrescante no verão mas pode causar doenças de pele e doenças no aparelho respiratório.

 

\RMW\telhado\tlh17.htm em 18/06/2012, atualizado em 31/10/2016 .