As tendências de Expansão da Infraestrutura Viária.

A infraestrutura viária deverá sofrer grandes e profundas modificações.

Graças à ação coordenada e integrada das entidades comunitáras da região, o Governo do Estado e a Prefeitura irão destinar maciços investimentos para a melhoria e adequação do sistema viário.

Para isso, algumas ruas, contrariando a vontade de alguns moradores, deverão ser alargadas para conter o fluxo de veículos. As ruas Antonio de Barros, Apucarana, Serra do Japi, Serra de Bragança e Azevedo Soares são casos que apresentam esta tendência.

A intervenção mais significativa deverá ocorrer na rua Azevedo Soares pois, esta via, além de atender ao escoamento de veículos e de ônibus e de ligação com importantes bairros como a Vila Carrão e Vila Formosa, contém em seu sub-leito uma linha de eletricidade subterrânea que conduz energia elétrica, a partir da Estação Adelino em frente ao Cemitério da 4a Parada, até a Estação Gomes Cardim, na rua Francisco Marengo.

Com a intensa verticalização que se verifica e que continuará a se verificar na Chácara Santo Antonio e na Vila Santo Estevão, a Estação Gomes Cardim deverá ter a sua capacidade aumentada.

Para isso será necessário construir uma nova galeria de cabos elétricos na rua Azevedo Soares. Além dissso, se atentarmos para o fato de que esta via é desprovida de rede de águas pluviais, veremos que a construção dessas galerias subterrâneas será um bom pretexto para a ampliação da via.

Enquanto essas obras não sejam definidas, será implantado mão única de direção, integrando-a com a rua Euclides Pacheco que deverá também ter mão única de direção, porém no sentido oposto.

Será implantada mão única de direção na rua Monte Serrat desde a Radial Leste até a rua Eleonora Cintra. A rua Apucarana terá a mão única invertida desde a rua Serra de Botucatu até a Radial Leste. Estas implantações irão diminuir sensívelmente o gargalo existente na Radial Leste em frente à estação do metrô.

No futuro, a rua Azevedo Soares será prolongada nos dois extremos. Na ponta leste, será construído um viaduto sobre a nova avenida sobre o córrego Rapadura,

interligando-a com a rua Renato Rinaldi na Vila Carrão. No ponta oeste, ela será prolongada para interligar com a avenida Salim Farrah Maluf.

O novo viaduto sobre a radial Leste, nas proximidades da Estação Carrão, promoverá importante interligação dos Baixos Tatuapé com a região do Jardim Anália Franco.

Outro ponto que também receberá intervenção de vulto será a região do cruzamento da avenida Regente Feijó com a avenida Salim Farrah Maluf.

Será construído um enorme viaduto na Salim Maluf passando sobre as diversas ruas e avenidas dessa região: Rua do Acre, avenida Álvaro Ramos, Sapopemba, Regente Feijó, Vereador Abel Ferreira, rua Marechal Barbacena, e rua Demétrio Ribeiro.

Esse viaduto promoverá a grande integração da região do Tatuapé com bairro tradicionalmente integrados como a Quarta Parada, Mooca, Alto da Mooca, Vila Bertioga, Vila Oratório e Água Rasa, mas que foram isolados por um intervenção autoritária com a miplantação de um Mini-Anel que canalizou milhares de caminhões por hora criando uma barreira quase intransponível para os moradores da região.

Entretanto , há males que vem para bem: Com a tendência de se construir obras públicas com multiplos objetivos, este viaduto terá, na sua parte inferior, locais destinados a abrigar atividades comunitárias oque irá permitir a volta de antigas iniciativas como o Largo do Arroz. Deste modo, os baixos do viaduto oferecerão festas e espetáculos folclóricos e exposições de arte popular.

A região compreendida entre o viaduto Pires do Rio e rua Toledo Barbosa também será palco de muitas transformações urbanísticas. O viaduto Pires do Rio será ampliado para dar vazão ao sempre crescente tráfego da Radial Leste. Ganhará 2 novos viadutos auxiliares, um de cada lado, criando novas facilidades de se acessar o Mini-Anel.

A rua Catiguá ganhará um viaduto sobre a Salim Maluf, além de ser ampliada. Com 2 mãos de direção, permitirá o acesso rápido do Belém para o Tatuapé e vice-versa.

E, com tudo isso, o cruzamento da rua Padre Adelino será fechado.

Vista do complexo viário formado pela avenida Radial Leste, a linha Leste do Metrô, as linhas da EMTU e a rua Melo Peixoto, na altura da estação Carrão do Metrô.
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VAMOS SONHAR ...

Veja uma idéia de ligação viária entre o bairro do Parque Novo Mundo, conhecido como Triângulo das Berumudas pois fica limitado entre a Marginal do Tietê, a Via Dutra e a Via Fernão Dias e onde não existe Shopping Center, Teatro e todas as comodidades da vida moderna.

Tatuape\2020\t202019.htm em 24/09/2000, atualizado em 19/08/2009.