Um dia na vida de uma cidadã tatuapeense

Chovia muito na manhã daquela Quinta-feira.

Como fazia todo dia, Lucia acordou cedo e foi caminhar no CERET. Já privatizado, o centro conta agora com moderna pista coberta onde os praticantes recebem monitoramento médico integral.

Sua amiga Elza também tinha esse hábito. Era um bom momento para atualizar suas conversas. Elza administra uma clínica de beleza na Dentista Barreto, próximo ao condomínio de casas. Com a canalização do córrego Rapadura ficou muito fácil ter acesso ao Tatuapé.

Naquele dia, Elza não se encontrava em boas condições de saúde. Combinou, então, com a Lucia de irem juntas ao centro clínico do hospital Francisco Marengo para consultar-se com o seu irmão Dr. Alexandre, recentemente formado na Medicina São Judas.

Quando estavam de saída, encontraram Nelson, engenheiro pesquisador do ITT, o Instituto de Tecnologia do Tatuapé. O Nelson estava apavorado pois a empresa que contrara para organizar o casamento da sua filha Alice não tinha conseguido aprontar os convites no prazo prometido. O casamento será realizado no suntuoso e badalado CST, o Clube Social do Tatuapé, que vem conseguindo enorme projeção no cenário de eventos com a sua rica e variada programação de atividades sociais e culturais.

Lucia conhecia uma gráfica rápida ali perto, mas que ficava no Passeio Público, local de difícil acesso. A antiga praça Silvio Romero foi totalmente remodelada e implantado um passeio público, uma área exclusiva para pedestres que ficou conhecida como "Calçadão", integrando todos aqueles quarteirões vizinhos. O "footing" noturno ficou uma maravilha. Aqueles problemas que existiam antigamente foram totalmente solucionados. Agora é um local agradável e bem frequentado. Nas tardes quentes, famílias inteiras vêm tomar aqueles suculentos e saborosos sucos de frutas. Funcionando 24 por dia, o Bulevar Silvio Romero oferece inúmeras opções de lazer e cultura com espetáculos artísticos e exposição de arte.

Outra opção para o problema do Nelson era a gráfica do SENAI na Mooca. Outrora distante, com a construção do complexo viário Regente Feijó, ficou muito fácil o acesso à Mooca e região. Este complexo, idealizado por um morador do Tatuapé nos idos de 1999, é formado uma um enorme viaduto na avenida Salim Farah Maluf que passa por cima da avenida Sapopemba, Regente Feijó, Abel Ferreira, Marechal Barbacena e Demétrio Ribeiro.

Nelson ficou muito contente com a sugestão. Agradeceu e saiu correndo. Na opinião de Elza e Lucia, a preocupação do Nelson era mais com a "perda" da filha do que com o atraso dos convites.

No caminho para o hospital, passaram pela faculdade de medicina para pegar a filha da Lucia que faz especialização em medicina ortomolecular, ramo em que o Tatuapé ganhou projeção internacional, tanto é que

naquela semana estava sendo realizado um Simpósio Internacional sobre este tema no Centro Empresarial do Piqueri.

Como sempre, o Dr. Alexandre atendeu-as sorridente e com muita cordialidade. Lucia deixou a Elza com o Dr. Alexandre e com a sua filha dirigiram-se para o Parque Novo Mundo onde mora a sua tia. O acesso ao Parque Novo Mundo ficou muito fácil com a construção da Nova Ponte sobre o rio Tietê. Sua tia era "viciada" em cozinha árabe e não via a hora de experimentar o novo restaurante típico inaugurado na Emília Marengo. Esta rua, outrora pacata, tornou-se o centro gastronômico do Tatuapé, concentrado tudo quanto é espécie de cozinhas típicas.

Do Parque Novo Mundo até a Emília Marengo não gastaram mais que 10 minutos. Também, com o novo viaduto sobre a Radial Leste a ligação é direta.

À tarde foram passear no Shopping Anália Franco. Inaugurado em 1999, este shopping estava comemorando 20 anos de vida. Totalmente reformado, oferecia uma nova ala, construída sobre o supermercado, com uma variedade muito grande opções culturais. O "top" do momento era o filme "El Niño" uma ficção em que o oceano Pacífico, enfurecido pela térmica reverciva assolava as cidades da América Latina.

Após o filme, Lucia levou a sua tia até o Parque Novo Mundo, retornou à sua casa no condomínio. Esta modalidade de moradia, lançada nos idos de 1999 tinha se tornado moda. As incorporadoras tinham feito dezenas de lançamentos nos últimos anos. Os prédios de apartamento, tão badalados no passado, haviam perdido muito interesse pelo seu alto custo de manutenção.

À noite, Lucia foi buscar o seu marido que participava de uma Conferência de Negócios no Centro Empresarial. Seu marido, sempre muito amável e romântico, decidiu oferecer um jantar no restaurante panorâmico do Hotel Tatuapé Ambassador. De categoria 5 estrelas, o hotel está instalado ao lado do Centro Empresarial.

O restaurante possuía um ambiente bem agradável e acolhedor. Através das suas amplas janelas descortinava-se uma vista arrepiante. Aqueles edifícios altíssimos e pontiagudos pareciam furar o céu. Pela sua localização estratégica, proximidade do aeroporto internacional e das pricipais estradas de acesso ao interior paulista, o Tatuapé se transformou na região predileta para a instalação dos escritórios das empresas multinacionais.

Após o jantar, Lucia pediu ao marido que a deixasse na casa da filha que tinha ido proferir uma palestra e voltaria tarde da noite. Lucia, então, assumira o compromissso de cuidar da sua filha. Era uma belíssima menina muito esperta. Com 6 anos de idade já sabia ler e escrever. Após assistirem a TV educativa, Lucia colocou a neta para dormir. Contou uma pequena história e saiu do quarto dizendo:

- Boa noite, Erica.
- Boa noite, vó.


 VEJA O QUE JÁ MUDOU DESDE O ANO 2000 ATÉ HOJE, 2017:

O CERET, ANTES CERCADO POR UM MURO ALTO O MURO FOI DERRUBADO E SUBSTITUÍDO POR UMA GRADE:

Tatuape\2020\t20201.htm em 24/09/2000, atualizado em 20/11/2017.