Rotary Club de São Paulo - TATUAPÉ

TEMA DO MÊS;
Todas as grandes realizações se fazem preceder um um grande sonho.

TEMA DO ROTARY INTERNATIONAL:
A Humanidade é a Nossa Missão

INFORMATIVO SEMANAL - ANO XXXII N0 5 - 31/07/2001 - SEMANA DE 31/07 A 06/08

I
N
F
O
R
M
A
T
I
V
O

S
E
M
A
N
A
L

 

Compromisso Global do Rotary

O Compromisso Global de Rotary é uma campanha prioritária do RI que busca envolver todos os rotarianos nos esforços para aumentar o quadro social no mundo inteiro.

De forma a expandir seus trabalhos humanitários e educacionais e fortalecer as iniciativas para o estabelecimento da paz e compreensão mundial, o Rotary deve estancar a evasão que vem ocorrendo no quadro social e procurar alcançar um aumento significativo do número de sócios.

A META: No decorrer do ano rotário 2001-02, cada Rotary Club deverá trazer todo mês um novo sócio potencial, procurando atingir, ao fim do ano rotário, um aumento real mínimo de 5 novos sócios. Cada distrito deverá fundar pelo menos 3 novos clubes.

Para facilitar o entendimento desse novo Rotary, veja as 20 respostas à questão: Por que Pertencer ao Rotary?

1. Amizade: Em um mundo cada vez mais complexo, o Rotary satisfaz a uma das necessidades mais básicas dos seres humanos: a de companheirismo. Esta é uma das duas razões pelas quais o Rotary foi fundado em 1905.

2. Contatos profissionais: Este foi o segundo motivo do surgimento do Rotary. Toda pessoa precisa de uma rede de contatos. O Rotary representa um corte transversal das profissões de uma comunidade, pois os rotarianos estão envolvidos em todos os ramos comerciais e profissionais, e ajudam-se uns aos outros.

3. Crescimento pessoal: O envolvimento com o Rotary favorece o crescimento pessoal na área de relações humanas.

Caixa de texto:

Experiência em liderança: O Rotary é uma organização que congrega líderes e pessoas de sucesso. Servir em cargos rotários é sinônimo de maior experiência em liderança. A pessoa aprende como motivar, influenciar e liderar aqueles que já são líderes.

5. Atuação cívica na comunidade: A ligação com um Rotary Club torna seus sócios melhores cidadãos. Tipicamente, o Rotary Club congrega pessoas mais atuantes de uma comunidade.

6. Informação atualizada: As reuniões semanais de um Rotary Club procuram manter os sócios atualizados sobre o que está acontecedndo na comunidade, no país e no mundo. Discutem-se temas variados apresentados por palestrantes convidados.

7. Diversão: O Rotary também oferece diversão. Todas as reuniões semanais, projetos do clube e atividades sociais são interessantes e divertidas. Além disso, prestar serviços também é divertido.

8. Oratória: Muitas pessoas que ingressam em nossa organização têm receio de falar em público. O Rotary permite excelente experiência em oratória, fortalecimento da autoconfiança e aproveitamento de oportunidades no campo da comunicação.

9.Cidadão do mundo: todo rotariano usa um distintivo que diz: “Rotary International” e é bem recebido e incentivado a participar das reuniões de 29.000 clubes em 194 nações e regiões geográficas. São poucos os lugares do mundo que não contam com um Rotaty Club. No Rotary fazemos amigos na comunidade local e mundial.

10. Assistência durante viagens: Como existem Rotary Clubs em tantos lugares, com muita freqüência rotarianos que precisavam de médico, advogado, hotel, dentista, conselho, etc., durante alguma viagem conseguiam ajuda através do Rotary.

11. Entretenimento: Todo Rotary Club organiza reuniões e atividades de entretenimento, as quais são muito importantes para trazer diversão às nossas ocupadas vidas profissionais ou de negócios. No Rotary são organizadas  conferências, convenções, assembléias e institutos que, além de informação, orientação e serviço rotário, também oferecem distração.

12. Melhoria das habilidades sociais: Todas as semanas, e em vários tipos de reuniões e eventos, o Rotary aperfeiçoa nossas personalidades e habilidades interpessoais, oferecendo ambiente ideal para as pessoas que gostam de sociabilizar.

13. Programas familiares: O Rotary oferece um dos mais abrangentes programas de intercâmbio de jovens do mundo, patrocina clubes em escolas secundárias e universitárias para futuros rotarianos, programas e associações de cônjuges, bem como grande variedade de atividades úteis que difundem valores fundamentais às famílias dos rotarianos.

14. Conhecimentos profissionais: Espera-se que todo rotariano envolva-se com a melhoria de sua profissão ou ocupação, serva em comissões de serviços profissionais e participe da divulgação de sua profissão entre os jovens. Os rotarianos procuram conseguir que todos sirvamos sempre da melhor maneira através de nossas profissões, sejam elas no ramo da medicina, educação, etc.

15. Valores éticos. Os rotarianos aplicam em todas as suas atividades a Prova Quádrupla, a qual reflete seus padrões de ética. Espera-se que todos os sócios atuem eticamente em suas profissões e relacionamentos pessoais.

16. Conscientização cultural: Encontramos representadas no Rotary, mundialmente, quase todas as religiões, culturas, raças, nacionalidades e crenças políticas. Em nosso meio encontram-se os cidadãos de maior destaque dos mais variados campos do conhecimento humano. Os rotarianos entram em contato com outras culturas e anseiam por trabalhar e ajudar as pessoas de todos os lugares. Consequentemente, tornam-se melhores cidadãos em seus próprios países.

17. Prestígio: Os rotarianos são pessoas de prestígio: líderes nos meios de negócios, profissionais, artísticos, governamentais, esportivos, militares, religiosos e muitos outros. O Rotary é a associação de clubes dedicada à prestação de serviços mais antiga e prestigiosa do mundo. Em suas fileiras encontram-se executivos, diretos gerais e profissionais de destaque, ou seja, pessoa se influência acostumadas a tomar decisões.

18. Pessoas agradáveis: Acima de tudo, os rotarianos são pessoas agradáveis. São indivíduos que crêem que o valor de cada um reside em ter bom coração e não no destaque pessoal.

19. Ausência de um “credo oficial”: No Rotary não existe um aperto de mão secreto nem uma doutrina que não possa ser divulgada, muito menos reuniões às quais somente os iniciados possam comparecer. Somos uma sociedade aberta, integrada por homens e mulheres que acreditam no valor da ajuda ao próximo.

20. Oportunidade de Servir: Rotary é formado por clubes dedicados à prestação de serviço. Seu interesse máximo é a humanidade, seu produto de maior valor é a dedicação ao servir. Rotarianos servem suas comunidades, local e internacionalmente. Os melhores motivos para tornar-se rotariano são a oportunidade de ajudar nossos semelhantes e o bem estar que resulta de nossas ações

MENSAGEM DO PRESIDENTE.

Líderes são como águias; não se acham em profusão. Encontra-se apenas um por vez.”

I
N
F
O
R
M
A
T
I
V
O

S
E
M
A
N
A
L

Objetivo de Rotary
 O objetivo de Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
Primeiro:
O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;

Segundo: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas da ética profissional;
Terceiro:
A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada;
Quarto:
A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Rotary International - Distrito 4430
Rotary Club de São Paulo - TATUAPÉ - Rua Diamante Preto, 290 - Sede Própria - CEP 03405-000
Telefone: (011) 6191-2159 - email: rotarytatuape@mailbr.com.br

INFORMATIVO SEMANAL - PÁGINA N0 2


REUNIÃO DE HOJE:  31/07

DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL.

Por motivos profissionais, nosso companheiro Ruy Cardoso de Mello Tucunduva teve a necessidade adiar a palestra programada para hoje.

Aproveitando a realização do XIII Seminário Distrital do Desenvolvimento do Quadro Social e observando que alguns companheiros novos não puderam participar, realizaremos hoje um debate sobre as dificuldades que alguns companheiros estão encontrando em apresentar um candidato a sócio.

REUNIÃO ANTERIOR: 24/07

Reunião Ordinária.

MENSAGEM DO PRESIDENTE

“Companheiros! No mundo a única coisa que não muda é a necessidade de mudanças.”

Palestra sobre o PLD: Plano de Liderança Distrital.

Palestrante: Sizenando Affonso, companheiro do RC de Osasco, Governador do Distrito 4610 no ano rotário 1991/92.

O companheiros Sizenando fez uma brilhante apresentação, relatou as necessidades que levou o Conselho Diretor de RI a adotar um plano de liderança, os cuidados que tomou para o sucesso do mesmo e a nova figura do Governador Assistente e suas atribuições.

Expediente da Presidência

No expediente da Presidência, o companheiro Roberto Massaru Watanabe:

1) Informou que participou da posse conjunta de 9 Rotaracts.

O evento foi realizado na danceteria CABRAL e organizado pelo Rotaract-Tatuapé. Elogiou o trabalho feito pelo Rotaract na pessoa dos presentes Claudio Albiere, Carlos Fornereto e Fernando Doria.

Desejou sucesso ao presidente empossado Carlos Fornereto e agradeceu também aos

companheiros e assertianas que prestigiaram o evento.

3) Sábado dia 28 será realizado o XIII Seminário de Desenvolvimento do Quadro Social no Colégio Rio Branco a partir das 8:00 horas. Deverão comparecer

Enfatizou que nosso clube já sediou o seminário por diversas oportunidades e que além dos companheiros convocados a participar, outros deverão participar pela importância do tema.

Presenças necessárias:  
·    
Presidente do Clube e Cônjuge;  
·    
Presidente Eleito e Cônjuge;  
·    
Secretário do Clube;  
·    
Presidente da Comissão de Serviços Internos; ·     Membros da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Social.

5) Estará proferindo palestra no dia 26 (quinta-feira) sobre o tema “FENG SHUI - A Busca do Equilíbrio e Harmonia” no RCSP-Nordeste. 6) Estará fazendo uma visita ao Rotaract-Tatuapé no próximo sábado dia28 e esclareceu também que as visitas ao Rotaract valem  como recuperação;

7) O Presidente solicitou o empenho de todos na Campanha de Selos Usados.

8) Esta semana o presidente dará continuidade às visitas protocolares aos órgãos e entidades da região: Colégio Ascendino Reis e Posto de Saúde do Tatuapé.

9) Solicitou o empenho de todos para as visitas de cortesia aos clubes vizinhos. 

10) Agradeceu ao companheiro Antonio Sampaio Teixeira, coordenador da cozinha da noite.

11) Dedicou um agradecimento especial ao companheiro Sizenando Affonso, orador da noite e pediu ao secretário que lhe entregasse  diploma para registrar o evento.

12) Entregou um DHARMA ao companheiro Sizenando para que ele tenha a oportunidade de registrar um dos seus sonhos.

13) Agradeceu ao companheiro Fernando Dias de Aguir Jr pelo lançamento da 1a  Edição do Boletim Mensal.

14) Lembrou a todos sobre a importância do racionamento e da necessidade de redução do consumo de energia elétrica.  


INFORMATIVO SEMANAL - PÁGINA N0 3


Ao encerramento da reunião, convidou a todos para que, em pé, o acompanhasse em uma saudação ao Pavilhão Nacional.

Composição da Mesa da Presidência

1

Roberto Massaru Watanabe

Presidente

2

Sizenando Affonso        

RC Osasco

3

Américo Fabri

 Secretário

Convidados

1

Claudio Albiere Jr

Rotaract

2

Carlos Fornereto

Rotaract

3

Fernando Dória

Rotaract

4

Pedro Gomez

Zito

5

Milad Kannan

Zizi

6

Aguinaldo Caligaris

Clube

7

Alexandre Nayme

Clube

Companheiros Visitantes

2

Silvia Inez Machado

RCSP –Vila Formosa

1

Raimundo Nonato B Faria

RCSP –Vila Formosa

3

Mario Lousada

RCSP-Penha

4

Herminio José Castello

RCSP-Penha

5

Edilson Mario da Silva

RCSP-Nordeste

6

Rodolfo Benfati

RC G.V.Galvão

7

Antonio Araujo

RC G.V.Galvão

 

PRÓXIMA REUNIÃO (07/08/2001)

Tema: 9 de JULHO e a REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISATA DE 1932.

Que sonhos nortearam aqueles paulistas que decidiram lutar por democracia e liberdade?

Orador: Ruy Cardoso de Mello Tucunduva

Companheiro do RCSP - Liberdade, Governador do Distrito 4430 no ano rotário 1998-99.

PRÓXIMOS EVENTOS

07-08 – Lançamento da Campanha da VACINAÇÃO.

14-08- DIA DOS PAIS- Reunião Mista

FÓRUNS SERÃO EM PENEDO!

O Fórum de Serviços Internos e o Fórum de Serviços Profissionais serão realizados em

 

Penedo com um grande almoço de confraternização. Na parte de tarde haverá um alegre e descontraído companheirismo com muitas atrações.

Durante o companheirismo será desenvolvida a festividade do TANABATA.

Não percam! Passe o seu nome para a Comissão de Companheirismo para reservar vaga no ônibus.

EXPEDIENTE DA SECRETARIA

CARTAS RECEBIDAS

· Do RCSP- Chácara Flora: Convite para festiva de transmissão de cargo e posse do Conselho Diretor e visita oficial do Governador dia 01/08 às 19:30 horas no Clube Transatlântico, sito a Rua José Guerra, 130.

· Do RCSP - Liberdade: Comunicando que o nosso companheiro Paulo Rossi Pinto moderará o Fórum sobre Desenvolvimento do Quadro Social no próximo dia 8/8 (quarta-feira).

· Do RCSP - Parque São Lucas: Comunicando a mudança do local e horário das reuniões:

Papeana Gril

Avenida Prof Luiz Ignácio de Anhaia Mello 3713

Segundas-feiras às 20:00 horas.

Companheiros! Anotem no seu exemplar do Plano de Atividades.

· De RI: Lista de Projetos que necessitam de Voluntários. Dentre muitos, destacamos:

· Croácia: Psiquiatras, assistentes sociais, professores e especialistas em comunicações para atender famílias traumatizadas pela guerra.

· Guatemala: Dentistas para servirem em clínica de base e vilas remotas.

· Araguaia: “Agronomists and medical doctors to serve in project supporting survival efforts of the indigenous people along the Bananal Island”.

Maiores detalhes e outros projetos, veja a relação, disponível na secretaria.

BOLETINS E REVISTAS RECEBIDAS

·        Revista Alô-Tatuapé

·        Revista IN

·        Boletim RC de Suzano

 


INFORMATIVO SEMANAL - PÁGINA N0 4


COMPANHEIROS FARÃO PALESTRAS

8/8 - RCSP - Liberdade: Paulo Rossi Pinto - Fórum sobre Desenvolvimento do Quadro Social.

COMPANHEIROS FIZERAM VISITAS

21/07- Rotaract- Ricardo Pereira Thomaz.

28/07- Rotaract- Ricardo Pereira Thomaz.

25/07- Edson Dias Lamas- RCSP-Penha.

26/07 - Roberto Massaru Watanabe ao RCSP - Nordeste. Na oportunidade proferiu a palestra: “FENG SHUI”.

28/07 - Paulo Rossi Pinto e Roberto Massaru Watanabe - XIII Seminário Distrital do Desenvolvimento do Quadro Social.

28/07 - Ricardo Pereira Thomaz e Roberto Massaru Watanabe - Rotaract Tatuapé.  

Antonio Sampaio Teixeira

3

Edson Dias Lamas

2

Antonio Maria Rodrigues Ávila

1

Eduardo Campofiorito

1

Eugenio Guadagnoli

2

Fernando Dias Aguiar Jr

1

Francisco Pereira Thomaz

2

Gerson Soares Silva

1

Giuseppe D’Agosto

1

João Gavranich

2

José Claudio de Almeida Barros

1

José Ramos Pereira

2

Minoru Ueta

1

Norberto Gavranich Pancera

3

Paulo Rossi Pinto

2

Ricardo Pereira Thomaz

4

Takeyoshi Teruya

1

Roberto Massaru Watanabe

13

Companheiros! A força do Rotary está na união dos mais de 29.000 clubes espalhados pelo mundo todo. Vamos visitar os clubes vizinhos.

COORDENADORES DA COZINHA

De hoje: 31/07: Edson Dias Lamas

07/08: Eduardo Campofiorito

14/08: Eduardo Dubinco (MISTA)

21/08- Enéas Julio Masssaglia

ANIVERSÁRIOS

31/07: Américo Fabri

02/08: Florivaldo Sachelli

03/08- Marli Sampaio

EFEMÉRIDES

01/08: Mês da expansão do Quadro Social;  
01/08
: Dia do selo;  
01/08
: Dia  nacional de Benin;  
01/08
: Dia nacional da  Suiça;  
02/08
: Dia do carteiro;  
03/08
: Dia do tintureiro;  
04/08
: Dia do padre;  
04/08
: Dia da amizade;  
05/08-
Dia nacional da saúde;  
05/08-
Independência da Bolívia;  
06/08-
Bomba atômica em Hiroshima, 1945.  

VISITAS OFICIAIS DO GOVERNADOR

31/07 - RCSP - Belém.  
01-08-
RCSP-Pirituba  
03/08
- RCSP-Cambuci  
06/08
- RCSP-Parque São Lucas

CAMPANHA DE SELOS USADOS

Os internos da entidade Bodelschwingsche Anstalten Bethel, da Alemanha, agradecem:

João Perez Filho

17

Paulo Rossi Pinto

20

ROTARACT - Tatuapé

15

Roberto Massaru Watanabe

5

Recorte e guarde os selos usados. Peça aos seus parentes para fazerem o mesmo.

NOTÍCIAS DO ROTARACT

Rotaract comemora nova gestão em grande estilo

O Rotaract Club de São Paulo Tatuapé foi o organizador da II Festiva de Transmissão de Cargos do Distrito 4430. Realizada em 20 de julho, na danceteria Cabral, não faltou entusiasmo para comemorar o novo ano Rotário. Também não faltou criatividade...

Todos os convidados puderam reviver a data em que o homem pisou na lua pela primeira vez, em 20 de julho de 1969. Imagens de um documentário, o poema O homem, as viagens, de Carlos Drummond de Andrade, e um astronauta invadindo o salão com a bandeira do Brasil, conseguiram transmitir uma mensagem de garra e ousadia, demonstrando que o homem consegue chegar a lugares jamais imaginados com luta e união, por isso, deve-se continuar batalhando por um ideal, mesmo que ele esteja muito distante.

A entrada das bandeiras contou com a euforia de cada um dos nove clubes do distrito. Com direito a confetes, fogos e muito barulho todos os presidentes da gestão 2001-02 apresentaram seu conselho diretor e demostraram que a cada dia que passa o movimento

INFORMATIVO SEMANAL - PÁGINA N0 5


está tomando forças e conscientizando os jovens de um trabalho social sério. O Presidente do Rotaract-Tatuapé Carlos Fornereto se faz acompanhar pelo Presidente do clube patrocinador o companheiro Roberto Massaru Watanabe.

Mais de 200 pessoas participaram da festa, que certamente foi um marco para uma nova gestão repleta de trabalho, esforços e ousadia.

Na cidade de Guarulhos existem dois Rotaracts, o Vila Galvão e o Aeroporto. Ambos realizam suas reuniões aos domingos, na rua Soldado Anélio da Luz, 80. O Rotaract Vila Galvão realiza reuniões semanais, sempre às 19h, já os sócios do Rotaract Aeroporto se encontram quinzenalmente às 16h.

Mais informações: Vanessa Capella - Assessora de Comunicação e Marketing Distrito 4430

Tel.: 3047-1787/ 9619-3444.

SEMINÁRIO DISTRITAL

XIII Seminário Distrital do Desenvolvimento do Quadro Social

Realizado no dia 28/7 (sábado) no Edifício Rotary, o seminário contou com a presença de 37 Clubes, 31 Presidentes ÁGUIA REAL, 10 Governadores e 7 Governadores Assistentes.

Presidido pelo Governador Romeu Giora Jr e tendo como Instrutor o Governador Iscandar Tayar, o seminário teve como principal orador o companheiro Luiz Coelho de Oliveira do RC de Limeira, Governador do Distrito 4590 no ano rotário 1992-93 e atual Coordenador da Zona 20 para o Desenvolvimento do Quadro Social.

Destaque de alguns aspectos abordados por Oliveira:

·        Há clubes que pararam de crescer alegando Qualidade e ainda utilizam desculpas do tipo: “Se ele entrar eu saio!”.

·        Light-House e Shorter-House.

·        Rotary é um clube de líderes e líder é aquele que dá exemplo (soluções). Chefe é aquele que fica procurando falhas.

·        RI quer ter 1.500.000 companheiros o seu centenário.

·        Novo Rotary: Não existe mais categoria VETERANO nem SERVIÇOS ANTERIORES.

·        Apoiar as Novas Gerações.

·        Líderes são como águias: Não se acham em profusão.  

O Governador Giora criou a Comissão Distrital de Mulheres em Rotary, composta por 8 membros. Esta comissão irá orientar e apoiar os clubes do distrito para a admissão de sócias do sexo feminino. Esclareceu que nas profissões, 20% dos cargos de direção são desempenhados por mulheres. O Rotary sendo um corte transversal das profissões deveria ter também 20% dos sócios do sexo feminino.

Criou também a Comissão Distrital dos Novos com a finalidade de estudar as expectativas dos rotarianos entre 30 e 40 anos de idade.

A Coordenação Geral do seminário coube ao companheiro Arthur Abrantes dos Santos do RSP-Nordeste.

ROTARIANOS:

Paulo Rossi Pinto

Roberto Massaru Watanabe

ASSERTIANAS:

Lucia Hissatugu Watanabe

VISITAS PROTOCOLARES

Acompanhado pelo Presidente da Comissão de Serviços à Comunidade companheiro Gilson Almeida Barreto, nosso Presidente, companheiro Roberto Massaru Watanabe, realizou na última quinta-feira dia 26 uma visita protocolar ao Posto de Saúde do Tatuapé. Na oportunidade, tratou dos temas:

·  A próxima etapa da Campanha da Vacinação será no dia 25 de agosto (sábado).

·  Na última campanha foram aplicadas:

Centro de Saúde

3.277

Escola Paulo Novaes de Carvalho

681

Biblioteca Hans Cristian Andersen

451

Parque do Piqueri

292

Posto ROTARY

237

Escola Irene Favret

232

·  Melhorar a divulgação com voluntários visitando escolas da região para explicar a importância das vacinas.

·  Providenciar viaturas para vacinação em creches da região.

·  Pensar na possibilidade de reativar o Posto CERET e o Posto METRO-TATUAPE.

·  Faixas no CERET, Parque do Piqueri e outros locais de afluência de público.

·  Esclareceu também que o posto atende normalmente para o teste de DIABETES toda terça-feira.

·  Desativar o posto da Escola Irene Favret.

·  Freezer emprestado na campanha anterior ainda se encontra lá no Posto de Saúde.

·    Diversas carências do Posto que atende, atualmente 6.000 pessoas por mês. Eletrocardiógrafo, Colher Medida para soro fisiológico, dentre outras necessidades imediatas.


INFORMATIVO SEMANAL