PRESERVAR AQUILO QUE DEVE SER PRESERVADO
101 MANEIRAS

 

 

"Nosso planeta não será salvo por uma grandiosa decisão,
mas sim por inúmeras escolhas individuais
.
Escolhas feitas por pessoas como você e eu.
Nós somos a última geração que possui tempo suficiente para poder fazer essas escolhas.
"
 
Barbara Pyle, Representante do Global Broadcast Media, lnternational Facilitating Committee, Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento , Rio de Janeiro, Brasil, junho de 1992

Pobre Planeta Terra. Encontra-se em condições precárias. Os depósitos de lixo estão cheios e continuam recebendo quantidades cada vez maiores de um suprimento que parece eterno. As águas estão contaminadas com elementos tóxicos assim como o ar está poluído em cidades em todos os continentes. Florestas tropicais estão em chamas e espécimes animais estão sendo extintas num ritmo alarmante. O "efeito estufa" está esquentando a atmosfera ao passo que o buraco na camada protetora de ozônio aumenta a cada ano.

Diante de tantos problemas com o meio ambiente, existe alguma coisa que possamos fazer individualmente para ajudar a "Preservar o Planeta Terra"? A resposta é um sim!

Embora seja impossível que uma pessoa consiga acabar com a avalanche de lixo que diariamente é jogado fora, as pessoas podem diminuir sua própria parcela neste processo. Individualmente ninguém pode acabar com a poluição do ar nas cidades, mas pode colaborar regulando a  quantidade de fumaça que seu carro produz. Quanto mais a população trabalhar para ajudar o meio ambiente, mais fácil será lidar com os problemas realmente maiores.

Portanto não pense que suas ações não importam ao contexto geral. Importam sim. Como disse Edmund Burke: "Ninguém cometeu erro tão grande quanto aquele que nada fez porque pouco poderia fazer". Aqui está uma relação de pequenas coisas que você pode fazer para ajudar grandemente à saúde do Planeta Terra.

101  maneiras  de ajudar a "Preservar o Planeta Terra"

Não perca as esperanças.
Não perca a coragem.
Não perca a conta.

1 Recicle. Desenvolva uma "atitude prol reciclagem". Você pode começar participando em programas de reciclagem de sua região. A maioria dos programas comunitários de reciclagem coletam jornais, latas, vidro e recipientes plásticos. Nos EUA, somente a reciclagem do volumoso jornal de domingo salvaria mais de 500.000 árvores por semana.

2 Se na sua região não houver programa de reciclagem, incentive seus vizinhos e amigos a começarem um. A reciclagem tem se tornado cada vez mais importante e económica para as comunidades, uma vez que os pontos de despejo de lixo estão superlotados.

3 Diminua a quantidade de lixo não-reciclável que seu lar produz. Quanto menos lixo for encaminhado aos lixões e aterros, mais tempo eles durarão.

4 Reciclar a correspondência "inútil", como anúncios, publicidades, etc. que geralmente invadem sua casa é outra forma de ajudar o meio ambiente.

5 Entre em contato com entidades de defesa do meio ambiente para maiores orientações a respeito de programas de reciclagem.

6 Compre papel de carta, cartões e papel de embrulho feitos de papel reciclado.

7 Comece um jardim. Apesar demorarem uma região urbana, você poderá cultivar plantas e flores em vasos com muito sucesso.

8 Estude a possibilidade de refazer seu jardim. Substitua algumas plantas por outras que necessitem menor quantidade de água para crescer. Consulte um especialista em jardinagem para sugestões.

9 Construa um depósito "fertilizante" num canto do seu jardim para grama, folhas e gravetos que são coletados durante uma limpeza e coloque-os em camadas neste depósito. Assim, o lixo que normalmente acumula será bem menor e o seu jardim será fertilizado pela decomposição de elementos orgânicos.

10 Inclua também no depósito "fertilizante", sobras como pó de café, cascas de ovos, cascas de bananas, etc.

11 Diminua o uso de pesticidas no seu jardim apenas 1% de pesticidas realmente atingem o objetivo. Considere a ideia de usar pesticidas orgânicos.

12 Construa um tanque para receber parte da água usada pela casa. Assim, você poderá manter um jardim sem precisar aumentar o consumo de água de sua casa. Obs.: Algumas vezes esta medida pode ser um tanto dispendiosa e pode não ser permitida na comunidade em que reside. Portanto, informe-se antes de iniciar seus planos.

13 Use coador para café de pano ou de "vida longa", já disponível no mercado.

14 Use fraldas de pano. Nos EUA cerca de 18 bilhões de fraldas descartáveis são jogadas fora anualmente. Porém, algumas cidades já iniciaram programas para reciclagem deste material.

15 Use panos em vez de toalhas de papel para limpeza em sua casa.

16 Utilize detergentes bio-degradáveis ou com baixa porcentagem de fosfato.

17 Procure usar alvejantes que não possuam o cloro entre seus componentes.

18 Compre apenas aerossóis que não contenham CFC, identificados pelo selo "Não Contém CFC", ou "Inofensivo Para a Camada de Ozônio". Melhor ainda é não usar aerossóis, pois mesmo os que utilizam gases considerados inofensivos acabam agredindo o meio ambiente.

19 Evite comprar alimentos já embalados. Por exemplo, compre frutas, verduras e legumes soltos e não em sacos plásticos ou em embalagens de isopor. Um terço da produção de lixo vem de produtos semelhantes.

20  Compre detergentes e outros produtos em tamanho família, e economize no preço ao mesmo tempo que diminui a quantidade de lixo de seu lar.

21 Adquira ovos em embalagens de papelão e não de isopor.

22 Para embalar alimentos, compre papel biodegradável e não papel de alumínio ou filme de PVC.

23 Prefira produtos duráveis ao invés de descartáveis. Só nos EUA, mais de 2 bilhões de aparelhos de barbear plásticos descartáveis são jogados no lixo a cada ano.

24 Escolha produtos não-tóxicos. Por exemplo, use soluções de limpeza feitas em casa à base de bicarbonato de sódio, suco de limão e vinagre.

25 Havendo escolha, prefira sacos de papel e não sacos plásticos no supermercado. Embora os sacos de papel sejam feitos com papel virgem sem a contribuição de papel reciclado, são biodegradáveis e podem ser reciclados.

26 Se não houver opção e Receber sacos plásticos,lave e reaproveite os mesmos.

27 Papel ou plástico? Para evitar este dilema, quando for ao supermercado, leve uma sacola de pano ou uma outra também resistente, ou ainda o carrinho de feira.

28 Compre produtos em que a embalagem possa ser reaproveitada permitindo que apenas o refil seja adquirido na próxima compra.

29 Se realmente necessitar adquirir um produto com componente tóxico, compre a menor embalagem possível, apenas coma quantidade que precisar.

30 Sempre que possível, adquira concentrados.

31 Procure se informar sobre pontos de venda ou mercados, geralmente em locais mais retirados, em que os alimentos são vendidos direto das fazendas. Desta forma você apoia a iniciativa dos produtores e evita que mais dióxido de carbono seja expelido pelas carretas com o transporte.

32 Certifique-se de limpar ou trocar os filtros do seu ar condicionado mensalmente.

33 Quando possível, troque as lâmpadas incandescentes de sua casa por lâmpadas fluorescentes que, além de serem mais baratas, duram muito mais e utilizam cerca de um terço da energia.

34 Troque as lâmpadas quando elas começarem a falhar.

35 Faça uma "auditoria de energia" em sua casa. Verifique se não está havendo nenhum excesso no consumo de energia e contate a companhia elétrica para ajuda.

36 Verifique as instalações elétricas de seu lar. Muitas vezes grande parte da energia consumida deve-se a instalações ruins.

37 Se possível, instale um sistema de energia solar.

38 Aproveite mais a luz do sol para leituras e trabalhos. Reflita antes: você realmente precisa acender aquela lâmpada durante o dia?

39 Desligue a luz da sala ou qualquer outro recinto quando for se ausentar por 15 minutos ou mais.

40 Mude a categoria de seu chuveiro elétrico para "verão" assim que possível.

41 Caso tenha aquecedor central, diminua a temperatura da água durante o verão.

42 Verifique se há uma camada fina de gelo sobre os alimentos. Se isso acontecer, diminua a temperatura da geladeira.

43 Para melhor funcionamento, limpe uma vez por ano o condensador localizado no fundo ou em baixo da geladeira.

44 Não deixe a água correndo enquanto faz a barba, escova os dentes ou lava a louça. Cerca de 11 a 19 litros de água são desperdiçados por minuto enquanto sua torneira está aberta!

45 Ao tomar banho, procure não ficar no chuveiro mais do que o necessário.

46 Instale pequenos reduzidores de água nas torneiras da cozinha e do banheiro. Estes reduzidores são em geral muito baratos e dão a impressão de aumentarem a intensidade, apesar de diminuírem a quantidade de água.

47 Prefira duchas ou chuveiros de baixo fluxo de água.

48 Quando reformar seu banheiro ou estiver construindo uma nova casa, dê preferência aos vasos sanitários com reservatórios externos ao invés de vasos com descargas na parede, uma vez que estas consomem 7 litros a mais que as outras.

49 Conserte as goteiras das torneiras, pois podem gastar cerca de 76 litros de água por dia.

50 Uma secadora de roupas à gás consome menos que uma secadora elétrica. Leve isso em consideração da próxima vez que tiver que trocar a sua.

51 Sempre que possível, utilize o varal para secar suas roupas.

52 Utilize sua lava-louça, sua lava-roupa e secadora de roupas apenas quando puder usar a capacidade total das mesmas.

53 Não use a mangueira para "varrer" a sujeira de seu quintal ou da calçada. Utilize uma vassoura.

54 Quando alguma coisa quebrar, procure consertar antes de encostar ou jogar o objeto fora.

55 Cuidado com geladeiras e outros eletrodomésticos antigos, pois muitas vezes podem ser a causa do alto consumo de energia de seu lar.

56 Procure deixar a porta do forno fechada o máximo possível quando estiver assando.

57 "Ouça" a comida quando estiver cozinhando, bem como panelas que utiliza. Se escutar assobios, ruídos agudos ou qualquer barulho anormal, talvez o fogo esteja muito alto.

58 Use panelas menores para economizar energia (demora mais tempo para aquecer uma superfície maior) e panelas de pressão (apressam o cozimento).

59 Tampe a panela se estiver fervendo água e alimentos.

60 A chama deve apresentar coloração azulada. Se estiver amarelada, é sinal de que os queimadores estão desregulados ou sujos. Limpadores de cachimbo são perfeitos para desentupir as entradas de gás.

61 Use tinta látex e não tinta à óleo. Se necessitar tinta à óleo, certifique-se de que a tampa da lata esteja bem fechada quando guardada, pois os produtos resultantes de sua evaporação são altamente tóxicos.

62 Sobrou  tinta? Dê de presente a algum vizinho ou doe a escolas ou igrejas.

63 Procure usar cada vez menos aparelhos que necessitem de pilhas. O índice de mercúrio nas pilhas brasileiras (elemento que pode causar doenças graves) é de 2%, contra 0,8% nos países europeus.

64 Pilhas grandes duram 32 vezes mais do que as pequenas. Se puder, escolha produtos que utilizem as pilhas maiores.

65 Para fazer a pilha "render mais", deixe-a sempre na embalagem quando não estiver sendo usada, longe de outros equipamentos que podem fazer com que perca energia. Colocar pilhas na geladeira para que não se descarreguem não passa de crendice popular. No Brasil ainda não se fabricam pilhas  recarregáveis com a alegação de serem de custo muito elevado.

66 Mantenha-se consciente do meio ambiente inclusive durante suas férias. Quando for acampar, não polua o ambiente.

67 Durante o churrasco de final de semana, não utilize produtos infláveis poluentes para acender a churrasqueira. Procure reaproveitar pratos e talheres de plástico evitando ao máximo o uso de isopor.

68 Evite embalagens plásticas, principalmente as "ultra-resistentes", que são feitas de vários tipos de materiais sintéticos dispostos em camadas, o que as torna menos biodegradáveis.

69 Balões de hélio assassinos? Quando esses balões escapam, muitas vezes acabam chegando ao oceano, onde podem ser engolidos por uma baleia ou tartaruga marinha, que morrem de fome por causa da obstrução na garganta. Portanto, não deixe que seu balão escape!

70 Transforme seu quintal num refúgio natural para animais. Entidades ecológicas podem ajudar no planejamento, que incluirá água, árvores e local apropriado, minimizando a perdado habitat natural de seu animal.

71 Se você for pescador ou se possuir um barco, desenvolva um sistema para diminuir o lixo e trazê-lo de volta consigo. Nunca despeje lixo ou qualquer outra coisa no oceano ou rio.

72 Se você mora no litoral, organize ou junte-se a um mutirão de limpeza da praia, junto à prefeitura.

73 Você realmente precisa usar seu carro para tudo? Considere a hipótese de caminhar ou andar de bicicleta para o trabalho.

74 Sempre que possível, utilize um meio de transporte público.

75 Organize um grupo de carona rotativo em seu escritório, onde a cada dia uma pessoa diferente utiliza o carro para transportar os outros.

76 Mantenha o motor de seu carro bem regulado. É o modo mais simples de economizar combustível. Um carro bem regulado chega a consumir até 9% menos combustível que outro, cujo motor esteja desregulado, representando 9% menos em emissões tóxicas.

77 Não deixe o motor de seu carro ligado desnecessariamente. Dar a partida consome menos combustível do que manter o motor funcionando.

78 Mantenha sempre limpos os filtros de ar, velas, carburador, platinado e escapamento.

79 Evite locais de tráfego intenso; procure caminhos alternativos.

80 Não carregue o carro com peso excessivo. A cada 50 quilos de peso extra que seu carro carrega, o consumo de combustível aumenta em mais de 1%.

81 Refrescar ou gelar? Não exagere, diminua ou desligue o ar condicionado de seu carro (e de sua casa).

82 Aproximadamente 250 milhões de pneus são jogados fora por ano apenas nos EUA. Prolongue a vida dos pneus de seu carro controlando atentamente a pressão dos mesmos, mas faça isso sempre com os pneus frios.

83 Compre pneus de maior vida útil. Se não quiser recapálos, venda-os para recapagem, pois assim não serão misturados ao lixo comum.

84 Faça rodízio de pneus a cada 5 mil quilómetros - os pneus ligados à tração do carro se desgastam mais rapidamente.

85 Periodicamente, alinhe a direção e balanceie as rodas.

86 Quando trocar um pneu velho por um novo, recomenda-se trocar também a câmara, pois ela perde a elasticidade e as dimensões originais.

87 Esteja atento para vazamentos de óleo em seu carro e nunca jogue óleo no chão. O óleo jogado no chão pode se infiltrar no solo e contaminar mananciais de água. Uma lata de 1 litro de óleo é capaz de poluir um milhão de litros de água potável.

88 Organize uma campanha de reciclagem em seu trabalho. Comece requisitando jornais, vidro e latas que poderão ser depositados em caixas em locais que todos possam vê-las.

89 Não desperdice papel. Procure incentivar que cópias xerox utilizem a frente e o verso da folha, e que papéis de arquivos antigos, papel de computador, listagens, etc. sejam transformados em blocos para anotações.

90  Leve para o trabalho seu próprio copo e evite usar os descartáveis oferecidos pela empresa.

91 Nas lanchonetes de fast-food, não aceite comida que venha em embalagens de isopor. Exija pratos de papel, que podem ser reciclados.

92 Promova uma campanha em sua companhia para trocar copos de plástico por copos de papel.

93 Sugira o uso de papel reciclado para jornais e memorandos internos da firma.

94 Sugira nas reuniões de pais e mestres da escola de seus filhos, que uma orientação sobre ecologia e reciclagem passe a fazer parte do currículo da escola.

95 Pressione a prefeitura de onde mora a manter as áreas dos depósitos de lixo dentro dos níveis exigidos para a preservação do meio ambiente.

96 Organize um "mutirão de limpeza" formado por voluntários de sua comunidade. Escoltia um dia específico para recolherem ^lixo tóxico e de risco jogado nas ruas da localidade, e levar o que for recolhido ao local apropriado.

97 Envolva-se em movimentos para salvar os pantanais.

98 Mantenha-se informado e atualizado sobre assuntos referentes ao meio ambiente tanto a nível nacional como internacional.

99 Participe de movimentos em defesa das florestas.

100 Plante uma árvore. Lembre-se que as árvores ajudam a purificar o ar que respiramos e diminu-em a intensidade do calor no mundo.

101 Plante outra árvore.


O texto acima foi extraído do manual #PA2-378-PO, publicação do Rotary International.

A cada ano, o Rotary International elege um tema para que suas mais de 30.000 entidades representantes espalhados no mundo todo possam concentrar em um único tema e assim potencializar os esforços de mais de 1,2 milhões de associados trabalhes, voluntariamnte, para solucionar ou ao menos diminuir o impacto dos problemas que afligem a humanidade.

No ano 1990-91, o Presidente do Rotary International, sediado em Evanston nos EUA, foi um brasileiro de Santos, Paulo Viriato Correa Costa e, consciente da importância da preservação dos recursos naturais da Terra escolheu o tema Preserte o Planeta Terra e, viajando pelos Rotarys espalhados pelo mundo, incentivou as discussões sobre as muitas maneiras de se preservar os recursos naturais do nosso planeta.

Para faciltar o trabalho dos rotarianos, Paulo Viriato elaborou e distribuiu o manual Preserve o Planeta Terra, publicação #PA2-378-PO. Você pode baixar um exemplar, em PDF, clicando aqui .


/roberto/ROTARY/101maneiras.htm em 05/04/2020, atualizado em 05/04/2020.