logoP.JPG (6461 bytes)

RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL

9

Ciclo Hidrológico

 

Aprendemos na quinta série como funciona o ciclo hidrológico:

rhb09a.JPG (25550 bytes)

Não custa nada repetir.

As chuvas, tecnicamente chamada de precipitação, formam os rios, os lagos e os mares.

Sob o calor do sol, as águas evaporam formando as nuvens.

As nuvens entram em condensação e formam as chuvas.

No nordeste brasileiro, a evaporação é tão intensa quanto a precipitação. Isto quer dizer que a água que se armazena nos açudes, se ninguém consumir a água do açude, ainda assim, o açude vai ficar vazio por causa da evaporação que é muito intensa. Há pesquisas para se colocar algo na superfície da água para evitar ou ao menos diminuir a evaporação.

A água que o Governo Federal pretende retirar do Rio São Frnacisco, uma boa parte será perdida na forma de evaporação nos canais que serão construídos. Só não há perda por evaporação no interior de túneis e tubulação fechada.

Se você colocar um pouco de água em uma bacia e deixar ao sol, depois de algum tempo a bacia ficará seca. Você notar que o fundo da bacia vai ter um pózinho. É que quando a água evapora, somente a água é que evapora e eventuais partículas de poluentes contidas na água fica na bacia.

Nesse aspecto, podemos tirar uma conclusão muito cuiriosa. Não coseguimos "poluir" ou "contaminar" a água. Se colocarmos na bacia uma água bem poluida e fedida, a água vai evaporar limpinha e toda a sujeira vai ficar na bacia.

A água da nuvem é sempre água pura.

Quando a chuva cai, no trajeto ela vai absorvendo partículas da poluição e se torna poluida. No nordeste está em moda captar água da chuva e guardá-las em cisternas. As pessoas bebem esta água guardada sem a preocupação de fazer uma análise quimica. A água seria pura se o ar da região fosse puro também. Mas sabemos que não existe ar puro no mundo. A poluição da cidade de São Paulo por exemplo caminha por 200, 300 quilometros.

\RMW\recursoshidricos\rhb09.htm em 21/03/2008, atualizado em 08/01/2009.