umidadelogop.jpg (8512 bytes)

CASOS

10

 

CASO N0 8 - ÁGUA PERCOLA POR DEBAIXO DAS FUNDAÇÕES.

Em alguns casos, a parede ou muro de arrimo possui uma boa impermeabilização e não deixa passar água nem umidade.

Entretanto, o volume e as pressões neutras de determinadas percolações como a de águas pluviais, forçam a percolação das águas da chuva por debaixo das fundações da parede. Caso, o volume fosse pequeno e as pressões neutras igualmente baixas, a percolação continuaria para baixo.

Havendo pressões neutras elevadas e vazões consideráveis, o fluxo depois que passou por debaixo das fundações toma o rumo ascendente podendo até levantar o contra-piso.

Veja um caso real de um subsolo em que em todas as chuvas a água da chuva promove uma grande inundação da garagem e não bastasse isso, traz consigo muita areia e até pedras.

FotoCaso8p.jpg (33216 bytes)

Veja um esquema que ilustra como isso acontece:

caso8a.jpg (21000 bytes)

Nos locais em que existe essa possibilidade, deveria, junto com as fundações da parede, ser confeccionada uma cortina para evitar essa percolação por debaixo das fundações.

Porém nos casos já existentes é impossível construir a cortina. Então devemos conviver com a percolação, principalmente em dias de chuva e criar mecanismos para que os afloramentos que venham a surgir não afetem a vida dos moradores.

SOLUÇÃO 1:

Construir uma canaleta drenante. Tratando-se de águas de chuva, devemos considerar sempre que seu volume é grande e que transporta junto material de dimensões consideráveis, isto é, o material sólido é areia e até seixos.

caso8b.jpg (65421 bytes)

O tubo de condução deve ter um diâmetro de pelo menos 6 polegadas devido o volume de água. Para permitir a drenagem da água para dentro do tubo, o mesmo deve ser dotado de furos com pelo menos 15 milímetros de diâmetro. A argila expandida deve ser do tipo grossa para evitar a colmatação do dreno.

A manta geotêxtil deve ser do tipo grossa para permitir grande vazão de água.

Espera-se o carriamento de algum material sólido como areias e argilas. Porisso, o tubo deve ter um caimetno mínimo de 2% para garantir que todo material sólido carriado para dentro do tubo seja transportado pela água.

Intercalar caixas de areia para que a areia transportada seja retida.

SOLUÇÃO 2:

Solução mais barata que a primeira. Você permite que a água venha a aflorar e molhe parte do piso do subsolo. Uma canaleta dotada de grelha correndo ao longo de toda a parede irá recolher a água que aflorou.

caso8c.jpg (45056 bytes)

Veja uma foto de um caso em que se adotou esta solução.

caso8d.jpg (40800 bytes)

 

RMW\patologia\profilaxiaCaso8.htm em 12/07/2009, atualizado em 12/08/2012.