ESTADOS PATOLÓGICOS DAS EDIFICAÇÕES 

COPTOTERMES GESTROI

ACESSAR COM www.ebanataw.com.br/cupim/

2

Coptotermes gestroi é o nome científico do inseto conhecido como CUPIM.

Existe no Brasil mais de 500 espécies de cupins, alguns são próprios do meio rural e atacam a cana de açucar e muitas outras plantações causando prejuízos de grande monta.

Este site trata apenas do cupim urbano que ataca as madeiras dos prédios, casas e sobrados que é da espécie Coptotermes gestroi.

Diferentemente dos animais mamíferos que nascem no formato que irão ter a vida toda, o cupim pode se apresentar sob formas diferentes em função da metamorfose, do ciclo de vida e da função que ele desempenha na colônia de cupins.

Chamarei genéricamente de TIPO:

 

CUPIM TIPO 1 - SIRIRI

Mais conhecido como ALELUIA ou SIRIRI, é um cupim dotado de asas e realizam o Voo Nupcial para acasalar, voar longe e formar uma nova colônia de cupins.

Não se conhece, ainda, o mecanismo que dispara o surgimento de asas pois este fenômeno ocorre no mês quente entre outubro e novembro quando se aproxima o verão e afeta todos os cupins ao mesmo tempo mesmo que as colônias estejam localizadas muito distante uma das outras.

Os cupins alados são sexuados, isto é, diferentemente dos soldados e operários que não possuem sexo, os alados ou são machos ou são fêmeas.

Geralmente uma única fêmea atrai a atenção de muitos machos (uns 50) e escolhe um local onde haja condição de construção de uma nova colônia. As revoadas podem atingir 300 metros de distância.

CUPIM TIPO 2 - REPRODUTORES

O local ideal é aquele que possui muita celulose. Os cupins alimentam-se exclusivametne de madeira seca e de preferência madeira mole como o pinus.

As perder as asas, o cupim fêmea seleciona os machos que irão acasalar com ela e os não escolhidos se transformam em operários e soldados.

A fêmea, mais conhecida como RAINHA, fica o tempo todo, em média 15 anos, acasalando com os machos e botando ovos. Em média, uma rainha bota 50.000 ovos por dia. Para conseguir esta fantástica produtividade, o abdomem cresce e a rainha fica muitas vezes maior que outros cupins.

Nessa frenética atividade não dá tempo de se alimentar de modo que um grupo de operários se encarregam de dar a comida na boca, tanto da rainha como dos machos.

CUPIM TIPO 3 - OPERÁRIOS

São cupins assexuados, isto é, não tem sexo, são cegos e se prestam para levar alimento para a rainha e machos, transportar os ovos e as ninfas para serem chocados na estufa, abrir túneis, fechar túneis, procurar comida e podem viver até 10 anos.

Se comunicam, segundo os estudiosos, por feromônios e soltam cheiros diferentes para cada situação do dia a dia.

CUPIM TIPO 4 - SOLDADOS

Também assexuados e também cegos têm a função de defender a colônia. Para isso são dotados de garras afiadas e fortes.

Muito sensíveis sentem pequenas vibrações como água correndo, predadores cavando e disparam alertas para que os operários fechem, com barro, os túneis que dão acesso à rainha e outros locais que devem ser protegidos como o berçário.

Veja o tamanho relativo de operários e soldados:

CUPIM TIPO 5 - OVOS

A rainha fica o tempo todo, e nem dorme, botando ovos que são imediatamente carregados pelos operários e levados para o depósito de ovos.

Os ovos permanecem nesse estado por cerca de 2 semanas, antes de se transformarem em ninfas. Nesse período, os ovos precisam ser chocados na chocadeira.

CUPIM TIPO 6 - NINFAS

As ninfas parecem cupins em miniatura, já apresenta todos os membros mas a sua função não é definida.

Uma ninfa pode ser transformada num operário, num soldado, num macho e até numa rainha, dependendo das condições da colônia. Se a colônia estiver sendo constantemente ameaçada de invasões por formigas, tatus e tamanduás, mais ninfas são transformadas em soldados. Se número de machos que atendem a rainha diminuir ou não der conta do recado, mais ninfas são transformadas em machos para atender aos caprichos da insaciável rainha.

Não se sabe o mecanismo que promove esta metamormose.

As ninfas não se locomovem mas precisam ser alimentadas e para isso os operários levam comida à boca delas. A fase de ninfas dura cerca de 2 semanas.

As ninfas precisam de calor para o seu desenvolvimento e para isso devem ser levadas pelos operários para a chocadeira. Quando não estão na chocadeira as ninfas ficam depositadas no berçário.

Contando todos os indivíduos de uma colônia de cupins pode-se chegar a estonteante quantia de 1 milhão.

RMW\patologia\CUPIMtipos.htm em 25/12/2016, atualizado em 31/12/2016.