logop.jpg (9662 bytes)

3 - A Posição da Janela.
Em que altura deve ser instalada a janela?

A principal finalidade da janela é permitir a renovação do ar interior.

A outra finalidade da janela é permitir a entrada dos raios solares para iluminar e também para "matar" os germes.

Quando nós respiramos, expelimos o gás carbônico CO2 e precisamos do oxigênio O2. Cada vez que respiramos consumimos um pouco do oxigênio existente no ambiente e contaminamos um pouco com gás carbônico.

O gás carbônico que expelimos é quente (sai na temperatura do nosso corpo, cerca de 37º Celsius) e por isso ele sobe e vai se acumular nas partes altas do local.

janela3a.jpg (21252 bytes)

Para não sofrer os efeitos negativos do gás carbônico, precisamos de uma janela que vai permitir que o gás carbônico vá embora.

Essa janela deve ser instalada o mais alto possível para permitir que todo o gás carbônico saia para fora. A parte mais alta da janela (verga) precisa estar o mais alto, bem próximo do teto.

janela3c.jpg (21090 bytes)

Caso isso não obedecido, o ambiente vai reter muito gás carbônico.

janela3b.jpg (20990 bytes)

 

Janelas pequenas e baixas não permitem uma boa penetração dos raios solares. O ambiente vai ficar escuro e úmido com propenção à proliferação de microorganismos como germes e bactérias causando mofo, bolor e até doenças respiratórias.

janela3d.jpg (11423 bytes)

Janelas amplas e altas permitem uma boa penetração dos raios solares, o que é importante na cozinha e principalmente banheiros e lavanderias onde componentes dos raios solares como os raios ultravioletas irão desempenhar um papel importante na assepcia do local, matando os germes e bactérias melhor que os desinfetantes pois não deixam resíduos clorados.

janela3e.jpg (12196 bytes)

Veja mais detalhes sobre as necessidades humanas no site www.ebanataw.com.br/metabolismo.

Existem dezenas de tipos de janelas. Algumas favorecem o arejamento. Veja por que a janela chamada maxim-air é ótima para isso. CLIQUE AQUI.

botao.jpg (1810 bytes)

\janelas\janela3pos.htm em 28/03/2004, atualizado em 01/08/2010.