13- RECEBIMENTO
O ato de recebimento do novo apartamento é um ato solene e deveria ser revestido de todos os cuidados.

A construtora telefonou e marcou para a próxima terça-feira às 10:00 horas a entrega das chaves do meu novo apartamento.

Quais providências devo tomar? O que devo verificar? Não entendo nada de construção. Tem alguém que pode ir comigo para verificar se está tudo em ordem ?

Veja alguns detalhes importantes:

1 - Convenção do Condomínio. 

Na reunião de instalação (ou de constituição ou de formação ou de fundação do Condomínio) são estabelecidas regras básicas sobre os direitos e obrigações dos condôminos.

Podem existir questões do tipo "erro de projeto" que foi descoberto durante a fase construtiva e optou-se, erroneamente, em "acobertar" tais falhas pois a sua correção acarretaria um gasto adicional para a construtora.

Certa vez, vagas individuais para o estacionamento de veículos foram transformadas em "garagem coletiva" na convenção e esse detalhe só foi percebido depois que a ata já estava registrada no cartório.

2 - Documentação Comercial - Contrato de Compra e Venda, Escritura, Folhetos.

Folhetos promocionais recebidos na rua, a conversa com o vendedor no "stand" de vendas e outros eventos costumam induzir "imagens" na cabeça do comprador sonhador.

O ato de recebimento é um ato, para o comprador, fora da normalidade e é muito comum estar "meio emocionado" com o ato. Em conseqüência, determinados detalhes passam desapercebidos.

Mesmos nos dias subseqüentes, com a preocupação na organização da mudança, e mais tarde, mesmo morando ainda temos o trabalho encontrar uma academia por perto, uma padaria, supermercado, escola, etc.

Assim, os 120 dias disponíveis para se efetuar uma reclamação passam rapidamente.

3 -Documentação Legal: Planta Aprovada, Escritura.

Conformidade ou não da obra com o projeto aprovado pela Prefeitura. A legislação brasileira é por demais "intrometida" nas questões privativas e regulam até o tamanho mínimo de janelas, pé direito dos compartimentos, tipo de revestimento nas paredes e piso da cozinha e mais um sem número de questões.

Corremos algum tipo de risco de vir a ter dores de cabeça?

4 - Documentação Técnica - Projetos, Memorial Descritivo, Manual do Condômino, etc.

Por questões econômicas pode acontecer da construtora introduzir "simplificações grosseiras" como deixar de executar determinado serviço de obra. Exemplos disso são as impermeabilizações de piso de cozinha e da garagem, fixar caixilhos de alumínio sem o emprego de contra-marcos, utilizar porta "interna" na entrada do apartamento.

O resultado é patético: Já aconteceu da construtora apresentar "recomendação" do fabricante do piso de que "não precisa lavar, basta passar um pano úmido".

Há questões de primordial importância como a existência e a garantia de perfeito funcionamento de um hidrante, por exemplo, que é negligenciada desde o início, ainda na fase de projetos. Alguém poderia me explicar como faço para estender a mangueira (que normalmente fica dobrada no meio) de um hidrante localizado no hall de entrada, sendo que tal hall mede 2 X 2 metros?

5 - Questões Comuns:

Segurança das pessoas, principalmente crianças e pessoas idosas. Piso escorregadio, cantos vivos, degraus desproporcionais.

Segurança Pública: Localização da Guarita, esquema de controle na entrada e na saída de moradores com diversos portões, circuito fechado de televisão.

Saúde: Caixas d'água estão em localizações que facilitam o acesso à manutenção? Os dispositivos de acesso permitem um bom isolamento contra a entrada de água de chuva, água de lavagem e insetos?

Acesso: As garagens oferecem adequada condições de acesso e manobrabilidade dos veículos?

Os corredores de acesso permitem a livre passagem de carrinhos de supermercados e cadeira de rodas, macas e outras situações de emergência?

Os pára-raios estão adequadamente instalados? Ninguém vai levar choque?

6 - Questões Particulares:

O manual do proprietário é específico (deste apartamento) ou é genérico?

Há indicação clara (projeto, foto, fitas adesivas, etc.) por onde passam os dutos condutores de serviços? Posso mandar instalar um armário embutido sem ser surpreendido com uma inesperada cascata?

As paredes, tetos, pisos e demais componentes construtivos garantem um adequado isolamento da moradia? Sol, Luminosidade, Vento, Chuva, Som, Ruído, Temperatura e Umidade. Vou ter que reclamar com o vizinho para não usar o banheiro de madrugada, por causa do ruído que a válvula faz?

As janelas e portas funcionam adequadamente? Isto é, satisfazem o objetivo próprio, isto é, conseguem isolar o barulho? Não deixam o vento passar? Não deixam a chuva entrar?

As paredes externas e os componentes como janelas permitem uma perfeita impermeabilidade à chuva e à umidade?

NOTA IMPORTANTE: Os comentários acima foram introduzidos a título ilustrativo. Tratam se casos reais que encontramos no nosso trabalho de mais de 32 anos em vistorias de prédios.

O melhor e mais seguro é contratar um Perito. O perito é um profissional (engenheiro ou arquiteto) que conhece a matéria e poderá fazer todas essas verificações para você.


\www\roberto\habitabilidade\hab13.htm em 23/02/2005, atualizado em 27/02/2005 .