logop.jpg (4792 bytes)

4 - Diferença entre Chuva de Verão e Chuva de Inverno

Existe uma grande diferença entre Chuva de Verão e Chuva de Inverno. Os fatores que produzem a Chuva de Verão são totalmente diferentes dos fatores que produzem a Chuva de Inverno.

CHUVAS DE INVERNO

As chuvas de inverno acontecem por condensação da umidade existente no ar.

A água dos rios, lagos, folhas, pessoas, etc. sofrem evaporação. As coisas úmidas como roupas lavadas são colocadas para secar. As árvores e a vegetação promovem a evapo-transpiração. Desse modo, é muito grande a quantidade de umidade existente no ar.

Toda essa água evaporada vai se acumular na atmosfera aumentando a umidade relativa do ar e formando as nuvens.

Mais água se evapora aumentando ainda mais a umidade relativa do ar.

Chega um ponto em que a excessiva concentração de umidade provoca a condensação da umidade na forma de gotas que caem formando a chuva.

Uma frente fria vinda do Sul, ajuda a provocar a condensação da umidade. É o que ocorre, por exemplo, em dias frios nos vidros do automóvel: A umidade de dentro do carro condensa em contato com o vidro frio.

As chuvas de condensação são caracterizadas por abrangerem regiões extensas e caem com uma certa homogeneidade. Outra característica é que a gota da chuva está na temperatura ambiente.

CHUVAS DE VERAO

O forte sol de verão, incidindo no asfalto e prédios, causa o aquecimento do ar próximo. O ar quente tenta subir.

O ar frio existente a grandes alturas (1000 a 5000 metros) impede a subida do ar quente que fica aprisionado. 

 fluvial4a.jpg (9974 bytes)

Aumenta o calor e aumenta a pressão que o ar quente faz para subir. As nuvens resistem e não deixam o ar quente subir. Chega um momento que a nuvem não aguenta, se rompe e deixa o ar quente subir.

Na subida, o ar quente ascendente encontra temperaturas muito baixas que transformam a umidade em cristais de gelo. Pelo peso, os cristais de gelo começam a cair. Na queda encontram o ar quente ascendente que faz o gelo derreter formando gotas de chuvas.

As chuvas de cristalização são caracterizadas por serem bem geladas, abrangem regiões pequenas e caem com uma grande intensidade e duram pouco tempo.

Uma das caracteristicas de ocorrência de Chuva de Verão é a famosa frase "Choveu num único dia o que deveria chover em uma semana". Significa que a água que costumava cair na forma de Chuva de Condensação e distribuida ao longo de uma semana caiu na forma de Chuva de Verão num único dia.

Para conhecer um pouco mais sobre CHUVAS, veja o site:

logochuva.jpg (6469 bytes)

ERRO MUITO COMUM: Os técnicos encarregados de estudar o assunto, geralmente apadrinhados de políticos, não são especialisatas no assunto e não levam em consideração estes fatos. As obras por eles projetadas podem até serem bem bonitinhas, mas não dão conta da vazão das chuvas de verão. A região metropolitana da Grande São Paulo encontra-se em alucinado processo de crescimento urbano. Então teremos chuvas cada vez mais intensas, mais concentradas e cada vez mais catastróficas.

ET6\fluvial\fluvial4.htm em 06/01/2000, atualizado em 26/11/2008.