| 1 - INFRAESTRUTURA: 
      1.1 - SALA DE AULA 
        Área mínima de 50 metros quadrados, pé direito
        mínimo de 3,00 metros. Boa acústica, sem a entrada de ruídos externos, principalmente
        de veículos. Não pode ter janela que permita a visão externa e também que permita que
        pessoas de fora fiquem olhando o que acontece dentro. Poltronas confortáveis, com braços e dispositivo
        para apoio de caderno para anotações. As poltronas não podem ser do tipo fixa, pois as
        mesmas serão dispostas na forma octogonal. 1.2 - APOSTILA 
        Material personalizado, a ser produzido pela equipe
        do professor Watanabe. 1.3 - DIPLOMA 
        Material personalizado, a ser produzido pela equipe
        do professor Watanabe. 1,4 - SALA PARA CAFEZINHO 
        Em todas as aulas haverá intervalo para as
        necessidades fisiológicas. Nos intervalos será servido bebidas e bolachas. Bebidas aceitáveis: Água, cafezinho e suco de
        frutas. Não poderá haver chá. Aperitivos: Doces, bolos e bolachas doces. Não
        poderá ser servido salgadinhos tipo pastel, esfiha e kibe. 1.4 - SALA PARA RECEPÇÃO 
        Local próximo da Sala de Aula.  Balcão para
        complementação da inscrição, entrega de crachá e apostila. Deve dispor também de água e cafézinho. 1.5 - SALA DE REFEIÇÕES 
        Somente para os cursos de período integral. Sala apropriada próxima à Sala de Aula. Deve
        dispor de instalações sanitárias adequadas. Cardápio: Entrada, prato quente e sobremesa.  Entrada composta de saladas diversas. Dois tipos de prato quente, um à base de carne
        vermelha e outro à escolha. Sobremesa: Frutas frescas. 1.6 - ESTACIONAMENTO 
      
        Local adequado para a guarda dos veículos dos
        alunos. Não havendo, no local do curso, local apropriado, fazer um convênio com um
        estacionamento próximo. O custo do estacionamento deve estar incluído no custo do curso. Em hipótese alguma será aceito o estacionamento em
        via pública. 2 - ATIVIDADES 
      2.1 - CONTRATAÇÃO DO CURSO 
        Definir com a equipe do Professor Watanabe o
        esquema, datas e horários das aulas. Levantar custos e determinar o número mínimo de
        alunos 2.2 - DIVULGAÇÃO 
        Deve haver divulgação do curso destacando-se o
        local, data e horário. A divulgação deve ser feita de forma restrita,
        pois o curso não é aberto a qualquer interessado. 2.3 - INSCRIÇÃO 
        Na inscrição, anotar o nome completo do aluno
        (será usado para a confecção dos diplomas), nome mais conhecido (será usado para a
        confecção dos crachás), telefone para confirmação.  Informar que haverá estacionamento para veículos.
        Distribuir um "mapinha" se o local do curso não for conhecido ou de acesso não
        muito fácil. Orientar para chegar com 15 minutos de
        antecedência. Não será permitida a entrada de retardatários depois do início da aula.
        Caso seja permitido, o retardatário irá introduzir um desequilíbrio na turma. O curso será confirmado se até uma determinada
        data limite se conseguir o número mínimo de inscrições confirmadas. Não se
        conseguindo o número mínimo, o curso deverá ser cancelado e os pagamentos devolvidos. A confirmação é feita mediante o pagamento de uma
        parte do curso ou depósito em uma conta corrente determinada. 2.4 - BUFFET PARA ALMOÇO E CAFEZINHO 
        Contratar o serviço de buffet para os intervalos.
        Veja na página anterior a
        quantidade de intervalos que vai haver. Nos esquemas em que haverá almoço, contratar o
        serviço. Havendo, por exemplo, um restaurante na vizinhança, poderá ser feito um
        convênio com o mesmo. Nesta alternativa, deverá ser fixado um cardápio pois não é
        auspicioso os alunos ficarem na dúvida de qual prato irá querer. Além disso, os alunos
        não devem ficar preocupados com o pagamento da conta. Deve estar tudo incluído no preço
        do curso.  Não será permitido o consumo de bebidas
        alcoolicas, nem mesmo de uma cervejinha. 2.5 - RECEPÇÃO 
        Deverá haver duas pessoas para recepcionar os
        alunos em todos os dias de aula. Estas deverão estar trajadas de forma discreta, formal,
        usando um crachá alusivo ao evento com o seu nome em destaque. Uma das recepcionistas deve ficar na porta do local
        nos 20 minutos que antecedem a aula. Para cada pessoa que chega, deve ser perguntado se o
        mesmo se destina ao Curso de FENG SHUI. Caso afirmativo responder com "Então seja
        bem vindo, por favor, dirija-se ao balcão para receber o crachá e a apostila". A outra recepcionista fará a confirmação final da
        inscrição do aluno. A confirmação final é o pagamento da parcela restante do curso. Entrega do crachá e da apostila personalizada. A
        recepcionista instrui o aluno a fixar o crachá em local visível. Apresenta o livro de presença para assinatura. Instrui também a desligar telefones celulares e
        pagers e a utilizar o lavabo antes da aula. Feito isso, encaminha o aluno à Sala de Aula. Dado início à aula, uma das recepcionistas poderá
        ser dispensada. A outra deverá permanecer até o final do intervalo. 2.6 - CURSO 
      
        Os alunos podem se sentar no local de sua
        preferência. Deve haver uma mesa de apoio, grande, para que os
        alunos possam deixar nela seus volumes (sacolas, pastas, etc.). A recepcionista deve
        orientar para que o aluno se sente somente com a apostila e, eventualmente, um caderno
        para anotações. No início de cada sessão, o coordenador do curso
        deve fazer uso da palavra para orientações gerais, previsão de duração daquela
        sessão, a importância do equilíbrio de energias da turma, não sair do local, desligar
        os celulares, não consumir balas, etc. Na primeira sessão, apresenta as razões que o
        levaram a organizar o curso, qual a sua expectativa até o final e, ao finalizar,
        apresenta o Mestre e passa a palavra para ele. 2.7 - INTERVALO 
        No máximo em duas horas, deverá haver um intervalo
        para as necessidades fisiológicas.  As pessoas que têm problemas e que não conseguem
        ficar todo esse tempo sem ir ao sanitário deve comentar este fato com o mestre pois a
        saída de um aluno, mesmo que sorrateira (sem chamar a atenção e fazer barulho) irá
        introduzir uma perturbação no equilíbrio da energia da aula. Durante o intervalo, o aluno deve ter consciência
        que a aula terá continuidade na mesma linha de pensamento. Então deve evitar quebras
        como contar piadas ou histórias do cotidiano, principalmente histórias tristes ou
        preocupantes como assaltos, acidentes de trânsito, etc. Será servido: bebidas e alimentos doces para
        recompor os níveis glicêmicos do organismo. A aula é dada em uma dinâmica em que o
        organismo do aluno solta doses de adrenalina e, com isso, faz cair o nível de açucar no
        sangue. É importante que o aluno reponha o açucar. 2.8 - ALMOÇO 
      
        Nos cursos de período integral, será servido um
        almoço. Este almoço não pode ter características de banquete com farta comida e
        bebidas. Deverá haver uma Entrada, dois tipos de Pratos
        Quentes e uma Sobremesa. A entrada deve ser leve, podendo ser diversos tipos
        de saladas. Dos pratos quentes, um deverá ser de carne
        vermelha. O cardápio deverá ser substancioso porém leve. As comidas deverão ser
        salgadas pois o curso é estafante e desidrata muito. Água com gás e chá digestivo como
        bebidas. Evitar refrigerantes. Pode ser servido suco de frutas. A sobremesa deverá ser de frutas frescas. Pelo
        menos 3 tipos de frutas. Não será permitido nenhum tipo de bebida
        alcoólica, nem mesmo cerveja. Distribuir escova de dentes, do tipo descartável,
        para todos os alunos.   3 - Orçamentação. 
      Você que pretende contratar a equipe do professor
      Watanabe para ministrar um curso em sua cidade, siga este roteiro para verificar se o
      curso será economicamente viável. Levantar todos os custos envolvidos, em função do
      tipo de esquema que você deseja.  Os hotéis possuem, geralmente, estrutura para a
      realização de congressos e conveções e cobram uma taxa fixa pela realização do
      evento, incluindo o salão, cafezinho e refeições, além de oferecerem estacionamento
      com manobristas. Isso vai facilitar muito o seu trabalho. 
        
          | SEQ | ITEM | CUSTO (R$) |  
          | 1 | Aluguel do Salão (sala de aula,
          recepção, etc.) |  |  
          | 2 | Contratação do Buffet para o
          cafezinho. |  |  
          | 3 | Contratação do Buffet para o almoço
          (caso do esquema de período integral). |  |  
          | 4 | Contratação do convênio do
          estacionamento de veículos. |  |  
          | 5 | Contratação das recepcionistas. |  |  
          | 6 | Contratação do Mestre. Pagamento
          diretamente à equipe do professor Watanabe, mediante depósito em conta bancária. Será
          fornecido um recibo do tipo RPA. (portanto acréscimos legais e tributos devem ser
          acrescentados a este valor). Valor único de R$ 6.780,00 pelo curso. | 6.780,00 |  
          | 7 | Taxa de deslocamento do Mestre: A taxa
          é cobrada em função da distância do local do curso em relação bairro do Tatuapé na
          cidade de São Paulo, na razão de R$ 3,00 por kilometro. Exemplo: Curso em Campinas que dista 90 Km = 90 X 3,00 = 270,00. Esta taxa será cobrada a
          cada deslocamento. Nos cursos de 3 dias, será cobrada 3 X 270,00 = 810,00.
 Outro exemplo: Curso na cidade do Rio de Janeiro que dista 400 Km de São Paulo = 400 X
          3,00 = 1.200,00. Na alternativa do curso ser ministrado em um final de semana, só haverá
          um deslocamento. Mas haverá uma estadia.
 Pagamento diretamente à equipe do professor Watanabe, mediante depósito em conta
          bancária.
 |  |  
          | 8 | Estadia do Mestre. Nos cursos de final
          de semana deverá haver uma estadia, do sábado para domingo. A estadia em hotel 3
          estrelas será contratada diretamente pelo organizador do curso. A equipe do professor
          Watanabe deverá receber uma FAX confirmando a reserva do hotel até antes do início da
          viagem. |  |  
          | 9 | Custo da apostila: R$ 20,00
          por aluno. Pagamento diretamente à equipe do professor Watanabe, mediante depósito em conta
          bancária.
 |  |  
      
        | CUSTO TOTAL    | A | R$ |  
        | NÚMERO PREVISTO DE ALUNOS
            | B |  |  
        | CUSTO POR ALUNO (A÷B)
            | C | R$ | 
      Somar todos os custos e dividir pelo número
      previsto de alunos. A parte do mestre deverá ser paga até antes do
      início da viagem, pelo menos 50%. O restante deverá ser pago até antes do início da
      primeira aula. Proximo passo: Ligue para o professor Watanabe ou
      passe um email.   |