O símbolo do YIN YANG, o equilíbrio perfeito.

CURSO DE FENG SHUI

A bússola pá kuá identifica cada uma das 8 formas de energia que atuam em um ambiente.

Roteiro para organizar e realizar um curso super auspicioso.

1 - INFRAESTRUTURA:

1.1 - SALA DE AULA

Área mínima de 50 metros quadrados, pé direito mínimo de 3,00 metros. Boa acústica, sem a entrada de ruídos externos, principalmente de veículos. Não pode ter janela que permita a visão externa e também que permita que pessoas de fora fiquem olhando o que acontece dentro.

Poltronas confortáveis, com braços e dispositivo para apoio de caderno para anotações. As poltronas não podem ser do tipo fixa, pois as mesmas serão dispostas na forma octogonal.

1.2 - APOSTILA

Material personalizado, a ser produzido pela equipe do professor Watanabe.

1.3 - DIPLOMA

Material personalizado, a ser produzido pela equipe do professor Watanabe.

1,4 - SALA PARA CAFEZINHO

Em todas as aulas haverá intervalo para as necessidades fisiológicas.

Nos intervalos será servido bebidas e bolachas.

Bebidas aceitáveis: Água, cafezinho e suco de frutas. Não poderá haver chá.

Aperitivos: Doces, bolos e bolachas doces. Não poderá ser servido salgadinhos tipo pastel, esfiha e kibe.

1.4 - SALA PARA RECEPÇÃO

Local próximo da Sala de Aula.  Balcão para complementação da inscrição, entrega de crachá e apostila.

Deve dispor também de água e cafézinho.

1.5 - SALA DE REFEIÇÕES

Somente para os cursos de período integral.

Sala apropriada próxima à Sala de Aula. Deve dispor de instalações sanitárias adequadas.

Cardápio: Entrada, prato quente e sobremesa.

Entrada composta de saladas diversas.

Dois tipos de prato quente, um à base de carne vermelha e outro à escolha.

Sobremesa: Frutas frescas.

1.6 - ESTACIONAMENTO

Local adequado para a guarda dos veículos dos alunos. Não havendo, no local do curso, local apropriado, fazer um convênio com um estacionamento próximo. O custo do estacionamento deve estar incluído no custo do curso.

Em hipótese alguma será aceito o estacionamento em via pública.

2 - ATIVIDADES

2.1 - CONTRATAÇÃO DO CURSO

Definir com a equipe do Professor Watanabe o esquema, datas e horários das aulas.

Levantar custos e determinar o número mínimo de alunos

2.2 - DIVULGAÇÃO

Deve haver divulgação do curso destacando-se o local, data e horário.

A divulgação deve ser feita de forma restrita, pois o curso não é aberto a qualquer interessado.

2.3 - INSCRIÇÃO

Na inscrição, anotar o nome completo do aluno (será usado para a confecção dos diplomas), nome mais conhecido (será usado para a confecção dos crachás), telefone para confirmação.

Informar que haverá estacionamento para veículos. Distribuir um "mapinha" se o local do curso não for conhecido ou de acesso não muito fácil.

Orientar para chegar com 15 minutos de antecedência. Não será permitida a entrada de retardatários depois do início da aula. Caso seja permitido, o retardatário irá introduzir um desequilíbrio na turma.

O curso será confirmado se até uma determinada data limite se conseguir o número mínimo de inscrições confirmadas. Não se conseguindo o número mínimo, o curso deverá ser cancelado e os pagamentos devolvidos.

A confirmação é feita mediante o pagamento de uma parte do curso ou depósito em uma conta corrente determinada.

2.4 - BUFFET PARA ALMOÇO E CAFEZINHO

Contratar o serviço de buffet para os intervalos. Veja na página anterior a quantidade de intervalos que vai haver.

Nos esquemas em que haverá almoço, contratar o serviço. Havendo, por exemplo, um restaurante na vizinhança, poderá ser feito um convênio com o mesmo. Nesta alternativa, deverá ser fixado um cardápio pois não é auspicioso os alunos ficarem na dúvida de qual prato irá querer. Além disso, os alunos não devem ficar preocupados com o pagamento da conta. Deve estar tudo incluído no preço do curso.

Não será permitido o consumo de bebidas alcoolicas, nem mesmo de uma cervejinha.

2.5 - RECEPÇÃO

Deverá haver duas pessoas para recepcionar os alunos em todos os dias de aula. Estas deverão estar trajadas de forma discreta, formal, usando um crachá alusivo ao evento com o seu nome em destaque.

Uma das recepcionistas deve ficar na porta do local nos 20 minutos que antecedem a aula. Para cada pessoa que chega, deve ser perguntado se o mesmo se destina ao Curso de FENG SHUI. Caso afirmativo responder com "Então seja bem vindo, por favor, dirija-se ao balcão para receber o crachá e a apostila".

A outra recepcionista fará a confirmação final da inscrição do aluno. A confirmação final é o pagamento da parcela restante do curso.

Entrega do crachá e da apostila personalizada. A recepcionista instrui o aluno a fixar o crachá em local visível.

Apresenta o livro de presença para assinatura.

Instrui também a desligar telefones celulares e pagers e a utilizar o lavabo antes da aula.

Feito isso, encaminha o aluno à Sala de Aula.

Dado início à aula, uma das recepcionistas poderá ser dispensada. A outra deverá permanecer até o final do intervalo.

2.6 - CURSO

Os alunos podem se sentar no local de sua preferência.

Deve haver uma mesa de apoio, grande, para que os alunos possam deixar nela seus volumes (sacolas, pastas, etc.). A recepcionista deve orientar para que o aluno se sente somente com a apostila e, eventualmente, um caderno para anotações.

No início de cada sessão, o coordenador do curso deve fazer uso da palavra para orientações gerais, previsão de duração daquela sessão, a importância do equilíbrio de energias da turma, não sair do local, desligar os celulares, não consumir balas, etc.

Na primeira sessão, apresenta as razões que o levaram a organizar o curso, qual a sua expectativa até o final e, ao finalizar, apresenta o Mestre e passa a palavra para ele.

2.7 - INTERVALO

No máximo em duas horas, deverá haver um intervalo para as necessidades fisiológicas.

As pessoas que têm problemas e que não conseguem ficar todo esse tempo sem ir ao sanitário deve comentar este fato com o mestre pois a saída de um aluno, mesmo que sorrateira (sem chamar a atenção e fazer barulho) irá introduzir uma perturbação no equilíbrio da energia da aula.

Durante o intervalo, o aluno deve ter consciência que a aula terá continuidade na mesma linha de pensamento. Então deve evitar quebras como contar piadas ou histórias do cotidiano, principalmente histórias tristes ou preocupantes como assaltos, acidentes de trânsito, etc.

Será servido: bebidas e alimentos doces para recompor os níveis glicêmicos do organismo. A aula é dada em uma dinâmica em que o organismo do aluno solta doses de adrenalina e, com isso, faz cair o nível de açucar no sangue. É importante que o aluno reponha o açucar.

2.8 - ALMOÇO

Nos cursos de período integral, será servido um almoço. Este almoço não pode ter características de banquete com farta comida e bebidas.

Deverá haver uma Entrada, dois tipos de Pratos Quentes e uma Sobremesa.

A entrada deve ser leve, podendo ser diversos tipos de saladas.

Dos pratos quentes, um deverá ser de carne vermelha. O cardápio deverá ser substancioso porém leve. As comidas deverão ser salgadas pois o curso é estafante e desidrata muito. Água com gás e chá digestivo como bebidas. Evitar refrigerantes. Pode ser servido suco de frutas.

A sobremesa deverá ser de frutas frescas. Pelo menos 3 tipos de frutas.

Não será permitido nenhum tipo de bebida alcoólica, nem mesmo cerveja.

Distribuir escova de dentes, do tipo descartável, para todos os alunos.

  3 - Orçamentação.

Você que pretende contratar a equipe do professor Watanabe para ministrar um curso em sua cidade, siga este roteiro para verificar se o curso será economicamente viável.

Levantar todos os custos envolvidos, em função do tipo de esquema que você deseja.

Os hotéis possuem, geralmente, estrutura para a realização de congressos e conveções e cobram uma taxa fixa pela realização do evento, incluindo o salão, cafezinho e refeições, além de oferecerem estacionamento com manobristas. Isso vai facilitar muito o seu trabalho.

SEQ

ITEM

CUSTO (R$)
1 Aluguel do Salão (sala de aula, recepção, etc.)  
2 Contratação do Buffet para o cafezinho.  
3 Contratação do Buffet para o almoço (caso do esquema de período integral).  
4 Contratação do convênio do estacionamento de veículos.  
5 Contratação das recepcionistas.  
6 Contratação do Mestre. Pagamento diretamente à equipe do professor Watanabe, mediante depósito em conta bancária. Será fornecido um recibo do tipo RPA. (portanto acréscimos legais e tributos devem ser acrescentados a este valor). Valor único de R$ 6.780,00 pelo curso.

6.780,00

7 Taxa de deslocamento do Mestre: A taxa é cobrada em função da distância do local do curso em relação bairro do Tatuapé na cidade de São Paulo, na razão de R$ 3,00 por kilometro.
Exemplo: Curso em Campinas que dista 90 Km = 90 X 3,00 = 270,00. Esta taxa será cobrada a cada deslocamento. Nos cursos de 3 dias, será cobrada 3 X 270,00 = 810,00.
Outro exemplo: Curso na cidade do Rio de Janeiro que dista 400 Km de São Paulo = 400 X 3,00 = 1.200,00. Na alternativa do curso ser ministrado em um final de semana, só haverá um deslocamento. Mas haverá uma estadia.
Pagamento diretamente à equipe do professor Watanabe, mediante depósito em conta bancária.
 
8 Estadia do Mestre. Nos cursos de final de semana deverá haver uma estadia, do sábado para domingo. A estadia em hotel 3 estrelas será contratada diretamente pelo organizador do curso. A equipe do professor Watanabe deverá receber uma FAX confirmando a reserva do hotel até antes do início da viagem.  
9 Custo da apostila: R$ 20,00 por aluno.
Pagamento diretamente à equipe do professor Watanabe, mediante depósito em conta bancária.
 

CUSTO TOTAL  

A

R$

NÚMERO PREVISTO DE ALUNOS   

B

 

CUSTO POR ALUNO (A÷B)   

C

R$

Somar todos os custos e dividir pelo número previsto de alunos.

A parte do mestre deverá ser paga até antes do início da viagem, pelo menos 50%. O restante deverá ser pago até antes do início da primeira aula.

Proximo passo: Ligue para o professor Watanabe ou passe um email.

 

 

curso1.jpg (27041 bytes)

  \fengshui\curso3.htm em 23/08/2002, atualizado em 28/09/2005.