CALOR DO SOL

por Watanabe

A

ula N0 2 FOTOSSÍNTESE 

como as árvores são formadas

 

 

A fotossíntese é um processo natural utilizado pelos vegetais clorofilados, em que utiliza o dióxido de carbono disponível no ar para obter a glicose que é a matéria prima da madeira.

A clorofila (que dá a cor verde nas plantas) ajudada pela grande quantidade de energia contida na radiação solar, quebra a molécula do gás carbônico, isolando o átomo de carbono que é juntado na forma de cadeia carbônica.

Durante o processo, há formação de oxigênio, que não sendo aproveitado pela planta é liberado na atmosfera.

A cadeia carbônica vai formar o lenho (parte dura) da árvore.

Sem gás carbônico na atmosfera, não existiria árvores.

Foto do autor admirando uma castanheira na reserva indígena Mãe Maria em Marabá - Pará em 1983.

 

NOTA IMPORTANTE: Este site é mantido por abnegado engenheiro que voluntariamente desenvolve o site na medida em que sobra um tempinho. Ele faz isso para divulgar detalhes técnicos importantes mas que não é de conhecimento de todos e que por isso mesmo causam muitas dores de cabeça. Por sua finalidade didática, o conteúdo do site pode ser livremente divulgado, copiado e impresso. Só não pode ser pirateado, isto é, tirar copia e colcoar em outro site como se fosse de sua autoria pois todo o conteúdo (texto, figuras e fotos) possuem proteção autoral, de modo que ao copiá-los recomenda-se mencionar a fonte.

 

 ET-12\conforto\cs02fotossintese.htm em 26/10/2012, atualizado em 18/01/2014.