C

aso N0 6.10 ÁREA DE MANOBRA
   

 

Os veículos entram na garagem de frente e devem sair também de frente.

Não é admissível e nem aceitável uma garagem que obrigue os veículos a saírem de ré.

Código de Obras e Edificações da Cidade de São Paulo - Lei 11.228 de 25/06/1992:

13.3 - ESPAÇOS PARA MANOBRA E ESTACIONAMENTO

Deverão ser previsto espaços de manobra e estacionamento de veículos, de forma que estas operações não sejam executadas nos espaços dos logradouros públicos.

Então, as vagas para estacionamento devem ser cuidadosamente localizadas para que estas condições possam ser obedecidas.

VAGA EM GARAGEM COLETIVA:

Nas garagens em que as vagas estão dispostas de tal forma que não permitem que os veículos saiam de frente, é necessário reservar um local na garagem para a Manobra dos Veículos, uma área onde os veículos possam ser manobrados para saírem de frente na via pública.

Trata-se de uma área que precisa estar sempre livre para que os veículos possam realizar a manobra de forma segura. Mesmo à noite ou de madrugada, alguém em situação de emergência pode precisar sair.

 

A Manobra é realizada em diversas etapas:

1 - O veículo entra na área de manobra na posição de Início de Manobra.

2 - De ré ele entra em uma outra área.

3 - Sai de frente.

 

Veja um desenho com todos os detalhes da operação de manobra.

 

 

VAGA PARTICULAR EM RESIDÊNCIA:

 

A entrada e saída de veiculo em vaga particular em residência, é feita, geralmente andando com o veículo em marcha à ré por sobre a calçada onde trafegam pessoas, crianças e animais. Não tem muito sentido exigir que as residências tenham, no seu interior, um espaço para que o veíciulo faça a manobra para poder sair de frente.

Devido à precariedade da visibilidade do motorista, especial cuidado deve ser tomado. O desenho a seguir mostra, em azul, as áreas de visibilidade e em vermelho os pontos cegos. Veja que o motorista não tem como saber se há pedestres se aproximando e também se há veículos se aproximando na via pública.

O correto é ter alguém da casa para auxiliar o motorista nestas ocasiões. Espelhos convexos podem auxiliar nesta hora.

Veja mais sobre Visibilidade em .

 

VAGA PARA CLIENTES EM ÁREA DE RECUO DE IMÓVEL:

 

Muitas das legislações municipais permitem o uso da área de recuo do imóvel para o estacionamento temporário de veículos de clientes. Alguns cuidados especiais devem ser tomadas para evitar acidente.

O Código de Trânsito Brasileiro e o Código Civil Brasileiros são muito rigorosos com os riscos que as pessoas na calçada e também os veículos que trafegam na via pública possam sofrer com um veículo que esteja saindo de marcha à ré passando sobre a calçada e entrando na via de marcha à ré obrigando os veículos da via a efetuarem manobras bruscas de freagem ou desvio da trejatória. Veja mais detalhes em .

 

 

 ET-12\www\recebimento\garaem10.htm em 11/06/2011, atualizado em 01/05/2015.