3 Tipos e Dimensões de Veículos
   

 

 

 

De acordo com a Lei Federal n0 , conhecida como Código de Trânsito

 

Art. 96. Os veículos classificam-se em:

 

CLASSES DE VEÍCULOS I - QUANTO À TRAÇÃO a) automotor;  
b) elétrico;  
c) de propulsão humana;  
d) de tração animal;  
e) reboque ou semi-reboque;  
II - QUANTO À ESPÉCIE: a) de passageiros: 1 - bicicleta;
2 - ciclomotor;
3 - motoneta;
4 - motocicleta;
5 - triciclo;
6 - quadriciclo;
7 - automóvel;
8 - microônibus;
9 - ônibus;
10 - bonde;
11 - reboque ou semi-reboque;
12 - charrete;
b) de carga: 1 - motoneta;
2 - motocicleta;
3 - triciclo;
4 - quadriciclo;
5 - caminhonete;
6 - caminhão;
7 - reboque ou semi-reboque;
8 - carroça;
9 - carro-de-mão;
c) misto: 1 - camioneta;
2 - utilitário;
3 - outros;
d) de competição;  
e) de tração: 1 - caminhão-trator;
2 - trator de rodas;
3 - trator de esteiras;
4 - trator misto;
f) especial;  
g) de coleção;  
III - QUANTO À CATEGORIA

a) oficial;

 
b) de representação diplomática, de repartições consulares de carreira
ou organismos internacionais acreditados junto ao Governo brasileiro;
 
c) particular;  
d) de aluguel;  
e) de aprendizagem.  


MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES

DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E PESQUISA

COORDENAÇÃO GERAL DE ESTUDOS E PESQUISA

INSTITUTO DE PESQUISAS RODOVIÁRIAS

Publicação IPR - 718

As vias públicas, assim como as obras de arte como viadutos, pontos, tuneis e também as faixas de rolamento são projetadas para acolher com segurança os veículos licenciados nos tipos a seguir e que tenham as dimensões (comprimento, largura e altura) aqui estabelecidas, a manobrabilidade (facilidade de fazer as curvas) e e a operacionalidade (capacidade de desenvolver a velocidade e de frenagem) para cada tipo de via (expressa, coletora, local, particular) definida pela autoridade de trânsito.

5.5 VEÍCULOS TIPO

VP VEÍCULOS LEVES

Representa os veículos leves, física e operacionalmente assimiláveis ao automóvel, incluindo minivans, vans, utilitários, pick-ups e similares.

CO CAMINHÕES E ÔNIBUS CONVENCIONAIS

Representa os veículos comerciais rígidos, não articulados. Abrangem os caminhões e ônibus convencionais, normalmente de dois eixos e quatro a seis rodas.

O CAMINHÕES E ÔNIBUS LONGOS

Representa os veículos comerciais rígidos de maiores dimensões. Entre estes incluem-se os ônibus urbanos longos, ônibus de longo percurso e de turismo, bem como caminhões longos, freqüentemente com três eixos (trucão), de maiores dimensões que o veículo CO básico. Seu comprimento aproxima-se do limite máximo legal admissível para veículos rígidos. 

SR SEMI-REBOQUES

Representa os veículos comerciais articulados, compostos de uma unidade tratora simples (cavalo mecânico) e um semi-reboque. Seu comprimento aproxima-se do limite máximo legal para veículos dessa categoria.

RE REBOQUES

Representa os veículos comerciais com reboque. É composto de um caminhão trator trucado, um semi-reboque e um reboque, e que mais se aproxima do veículo conhecido como bitrem. Seu comprimento é o máximo permitido pela legislação.

Para obterem a licença o veículo deve obedecer as dimensões máximas e ter a capacidade de fazer a curva conforme os raios internos aqui estabelecidos.

TABELA 6: PRINCIPAIS DIMENSÕES DOS VEÍCULOS BRASILEIROS:

medida em metros

  Veículos Leves
(VP)
Caminhões e 
ônibus convencionais (CO)
Caminhões e
ônibus longos (O)
Semi-reboques
(SR)
Reboques
(RE)
Largura Total 2,1 2,6 2,6 2,6 2.6
Comprimento Total 5,8 9,1 12,2 16,8 19,8
Raio mínimo da roda externa dianteira 7,3 12,8 12,8 13,7 13,7
Raio mínimo da roda interna traseira 4,7 8,7 7,1 6,0 6,9

MANOBRABILIDADE DOS VEÍCULOS (POR TIPO)

1 - MANOBRABILIDADE DE VEÍCULOS LEVES (VP)

2 - MANOBRABILIDADE DE CAMINHÕES E ÔNIBUS CONVENCIONAIS (CO)

3 - MANOBRABILIDADE DE CAMINHÕES E ÔNIBUS LONGOS (O)

4 - MANOBRABILIDADE DE SIMI-REBOQUES

5 - MANOBRABILIDADE DE REBOQUES


Resolução CONTRAN 12/98 de 06/02/1998

TABELA DE CLASSIFICAÇÕES

Os valores do PBT;CMT entre parênteses, correspondem ao limite máximo de PBT;CMT, permitidopela legislação (tolerância de +5% sobre o PBT) - Lei 7.408/85 e Resolução 104/98 de 21/12/1998.

Salientamos que os limites de PBT e CMT estabelecidos pelo fabricante prevalecem sobre estes desde que não ultrapassem o limite legal de 45 tn, conforme artigo 100 do Código de trânsito Brasileiro.

PBT = Peso Bruto Total

CMT = Capacidade Máxima

TIPO

DENOMINAÇÃO

SILHUETA

NÚMERO DE EIXOS

PBT (CMT)

CARACTERIZAÇÃO

CLASSE

CÓDIGO

1

CAMINHÃO

 

2

 

16 (16,8)

 

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton ou a capacidade declarada pelo fabricante do pneumático.
E2 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
d12 < 3,50 m

2C

65

ou

66

2

CAMINHÃO TRUCADO

 

3

23 (24,2)

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2E3 = conjunto de eixos em tandem duplo;carga máxima 17 ton.
d12 > 2,40 m
1,20 < d23 < 2,40 m

3C

67

3

CAMINHÃO TRATOR + SEMI

REBOQUE

3

26 (27,3)

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
E3 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
d12, d23 > 2,40 m

2S1

68

4

CAMINHÃO SIMPLES

 

4

31,5 (33,1)

 

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2E3E4 = conjunto de eixos em tandem triplo; carga máxima 25,5 ton.
d12 > 2,40 m
1,20 < d23, d34 < 2,40 m

4C

69

5

CAMINHÃO DUPLO

DIRECIONAL TRUCADO

4

29 (30,5)

 

E1E2 = conjunto de eixos direcionais; carga máxima 12 ton.
E3E4 = conjunto de eixos em tandem duplo; carga máxima 17 ton.
1,20 m < d34 < 2,40 m

4CD

70

6

CAMINHÃO TRATOR + SEMI

REBOQUE

4

33 (34,7)

 

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
E3E4 = conjunto de eixos em tandem duplo; carga máxima 17 ton.
d12, d23 > 2,40 m
1,20 m < d34 < 2,40 m

2S2

71

7

CAMINHÃO TRATOR + SEMI

REBOQUE

4

36 (37,8)

 

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
E3 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
E4 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
d12, d23, d34 > 2,40 m

2I2

80

8

CAMINHÃO TRATOR TRUCADO

+ SEMI REBOQUE

4

33 (34,7)

 

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2E3 = conjunto de eixos em tandem duplo; carga máxima 17 ton.
E4 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
d12, d34 > 2,40 m
1,20 m < d23 < 2,40 m

3S1

72

9

CAMINHÃO + REBOQUE

4

36 (37,8)

 

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
E3 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
E4 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
d12, d23, d34 > 2,40 m

2C2

73

10

CAMINHÃO TRATOR + SEMI

REBOQUE

5

41,5 (43,6)

 

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
E3E4E5 = conjunto de eixos em tandem
triplo; carga máxima 25,5 ton.
d12, d23 > 2,40 m
1,20 m < d34, d45 < 2,40 m

2S3

74

11

CAMINHÃO TRATOR TRUCADO

+ SEMI REBOQUE

 

5

40 (42)

 

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2E3 = conjunto de eixos em tandem duplo; carga máxima 17 ton.
E4E5 = conjunto de eixos em tandem duplo; carga máxima 17 ton.
d12, d34 > 2,40 m
1,20 m < d23, d45 < 2,40 m

3S2

75

12

CAMINHÃO TRATOR + SEMI

REBOQUE

5

 

46 (48,30) Res.

184/2005

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
E3 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
E4 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
E5 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
d12, d23, d34, d45 > 2,40 m

2I3

82

13

CAMINHÃO TRATOR + SEMI

REBOQUE

5

43 (45,2)

 

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
E3 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
E4E5 = conjunto de eixos em tandem duplo; carga máxima 17 ton.
d12, d23, d34 > 2,40 m
1,20 m < d45 < 2,40 m

2J3

84

14

CAMINHÃO TRATOR TRUCADO

+ SEMI REBOQUE

5

43 (45,2)

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2E3 = conjunto de eixos em tandem duplo;
carga máxima 17 ton.
E4 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
E5 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
d12, d34, d45 > 2,40 m
1,20 m < d23 < 2,40 m 

3I2

81

15

CAMINHÃO + REBOQUE

5

43 (45,2)

 

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2 = eixo duplo; carga máxima 10,0 ton.
E3 = eixo duplo; carga máxima 10,0 ton.
E4E5 = conjunto de eixos em tandem duplo; carga máxima 17 ton.
d12, d23, d34 > 2,40 m
1,20 m < d45 <2,40

2C3

76

16

CAMINHÃO TRUCADO +

REBOQUE

5

43 (45,2)

 

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2E3 = conjunto de eixos em tandem duplo; carga máxima 17 ton.
E4 = eixo duplo; carga máxima 10,0 ton.
E5 = eixo duplo; carga máxima 10,0 ton.
d12, d34, d45 > 2,40 m
1,20 m < d23 <2,40

3C2

77

17

CAMINHÃO TRATOR TRUCADO+

SEMI REBOQUE

 

6

 

48,5 (50,93)

Res.

184/05

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2E3 = conjunto de eixos em tandem duplo; carga máxima 17 ton.
E4E5E6 = conjunto de eixos em tandem triplo; carga máxima 25,5 ton.
d12, d34 > 2,40 m
1,20 m < d23, d45, d56 < 2,40 m

3S3

78

18

CAMINHÃO TRATOR TRUCADO+

SEMI REBOQUE

 

6

 

53 (55,65)

Res. 184/05

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2E3 = conjunto de eixos em tandem duplo; carga máxima 17 ton.
E4 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
E5 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
E6 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
d12, d34, d45, d56 > 2,40m
1,20 m < d23 < 2,40 m

3I3

83

19

CAMINHÃO TRATOR TRUCADO

+ SEMI REBOQUE

 

6

 

50 (52,5) Res.

184/05

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2E3 = conjunto de eixos em tandem duplo; carga máxima 17 ton.
E4 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
E5E6 = conjunto de eixos em tandem duplo; carga máxima 17 ton.
d12, d34, d45,> 2,40 m
1,20 m < d23, d56 < 2,40 m 

3J3

85

20

BI TREM ARTICULADO (caminhão

trator trucado + dois semi

reboques)

7

 

57 (59,9) Res.

184/05

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2E3 = conjunto de eixos em tandem duplo;
carga máxima 17 ton.
E4E5 = conjunto de eixos em tandem duplo; carga máxima 17 ton.
E6E7 = conjunto de eixos em tandem duplo; carga máxima 17 ton.
d12, d34, d56 > 2,40 m

1,20 m < d23, d45, d67 < 2,40 m

3T4

91

1

ÔNIBUS

2

16 (16,8)

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton ou a capacidade declarada pelo fabricante do pneumático.
E2 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
D12 ≤ 3,50m

2C

65 ou 66

2

ÔNIBUS TRUCADO

3

19,5  (20,5)

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2E3 = conjunto de eixos em tandem duplo com 6 pneumáticos; carga máxima 13,5 ton.
D12> 2,40m
1,20 < d23 ≤ 2,40m

3CB

86

3

ÔNIBUS DUPLO DIRECIONAL TRUCADO

4

25.5 (26.8)

E1E2= conjunto de eixos direcionais; carga máxima 12 ton.
E3E4 = conjunto de eixos tandem duçlo com 6 pneumáticos; carga máxima 13,5 ton.
1,20m < d34 ≤ 2,40m

4CB

87

4

ÔNIBUS URBANO ARTICULADO

3

26 (27.3)

E1 = eixo simples; carga máxima 6,0 ton.
E2 = eixo duplo; carga másima 10 ton.
E3 = eixo duplo; carga máxima 10 ton.
D12, d23 > 2,40m

2S1

68

5

BÔNIBUS URBANO BI-ARTICULADO

4

36
(37,8)

E1 = eixo simples; carga máxima6,0 ton.
E2 = eixo duplo; carga mácima 10 ton.
 E3 = eixo duplo; carga mácima 10 ton
.E4 = eixo duplo; carga mácima 10 ton.
D12, d23, d34 > 2,40m

2I2

80

 

 ET-12\www\recebimento\garagem03.htm em 10/06/2011, atualizado em 21/11/2018.