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PACÍFICO 2050 - UM ESTUDO PARA APLACAR A FOME DO MUNDO NO ANO 2050 |
飢 餓 |
| 7 - TRANSPORTE DE MASSA | ||
| Quais são os meios de transporte de carga pesada. |
1 - UM NOVO CONCEITO EM TRANSPORTE DE CONTENERES:

A foto acima apresenta o MSC Paloma, um novo conceito em Transportador de Conteneres. Ele é o primeiro de uma Nova Geração de veículo especialmente projetado, calculado e fabricado para o transporte especializado de conteneres.
A movimentação de conteneres deve ser feita com mega-guindastes capazes de levantar vários conteneres ao mesmo tempo. Veja alguns exemplos desses mega-guindastes:


Tem a capacidade para 14.000 conteneres, exige a operação simultânea de 7 mega-guindastes e requer, para aportar, um calado do mínimo de 16 metros.
Repito: Requer um Calado Mínimo de 16 metros, o que significa que o MSC Paloma não poderá entrar em quase nenhum porto brasileiro da atualidade. Veja os calados dos principais portos brasileiros:
| SEQ | ESTADO | PORTO | CALADO (metros) |
| 1 | Amapá | Porto de Macapá | 10 |
| 2 | Pará | Porto de Belém | 9 |
| 3 | Pará | Porto de Vila do Conde | 10,5 |
| 4 | Maranhão | Porto Ponta da Madeira | 23 |
| 5 | Maranhão | Porto de Itaqui | 19 |
| 6 | Maranhão | Porto da Alumar | 11,58 |
| 7 | Ceará | Porto de Pecém | 14 |
| 8 | Ceará | Porto de Mucuripe | 10 |
| 9 | Rio Grande do Norte | Porto de Natal | 10 |
| 10 | Rio Grande do Norte | Porto de Areia Branca | 7 |
| 11 | Paraíba | Porto de Cabedelo | 9,4 |
| 12 | Pernambuco | Porto de Suape | 15,5 |
| 13 | Pernambuco | Porto de Recife | 10,5 |
| 14 | Alagoas | Porto de Maceió | 10 |
| 15 | Sergipe | Porto Barra dos Coqueiros | 10,9 |
| 16 | Bahia | Porto de Salvador | 15 |
| 17 | Bahia | Porto de Ilhéus | 10 |
| 18 | Bahia | Porto de Aratu | 15 |
| 19 | Mato Grosso | Não tem (ainda) | 24 |
| 20 | Espirito Santo | Porto de Vitória | 11,5 |
| 21 | Espirito Santo | Porto de Ubu | 13 |
| 22 | Espirito Santo | Porto de Tubarão | 11,3 |
| 23 | Espirito Santo | Porto Praia Mole | 15,5 |
| 24 | Espirito Santo | Porto Barra do Riacho | 12 |
| 25 | Rio de Janeiro | Porto do Rio de Janeiro | 17 |
| 26 | Rio de Janeiro | Porto de Niteroi | 7,5 |
| 27 | Rio de Janeiro | Porto de Itaguaí | 15 |
| 28 | Rio de Janeiro | Porto do Forno |
12 |
| 29 | Rio de Janeiro | Porto de Angra dos Reis | 10 |
| 30 | São Paulo | Porto de São Sebastião | 7 |
| 31 | São Paulo | Porto de São Sebastião - TEBAR | 26 |
| 32 | São Paulo | Porto de Santos | 13 |
| 33 | Paraná | Porto de Paranaguá | 13,3 |
| 34 | Paraná | Porto de Antonina | 11,89 |
| 35 | Santa Catarina | Porto de Navegantes | 9 |
| 36 | Santa Catarina | Porto de Itajaí | 9 |
| 37 | Santa Catarina | Porto de Itapoá | 16 |
| 38 | Santa Catarina | Porto de Imbituba | 11,2 |
| 39 | Santa Catarina | Porto de Laguna | 7,4 |
| 40 | Santa Catarina | Porto de São Francisco do Sul | 14 |
| 41 | Rio Grande do Sul | Cais Mauá | 4 a 5,5 |
| 42 | Rio Grande do Sul | Cais dos Navegantes | 6 |
| 43 | Rio Grande do Sul | Porto de Rio Grande | 12 |
| 44 | Rio Grande do Sul | Porto de Pelotas | 6 |
Além do calado, a área do porto deverá ter largura suficiente para a manobra.
2 - O MUNDO SE PREPARA - 1:
O Porto de Shanghai, na China, era, repito: era o maior do mundo em volume de movimentação de cargas.
Infelizmente pordeu esse título para Cingapura. O porto chinês era localizado no estuário do rio Yang Tsé, aquele onde a China está construindo a maior hidrelétrica do mundo, e é de conhecimento de todos que estuário de rio é um péssimo local para a instalação de um porto pois é local preferido pelo rio para deposição dos sedimentos sólidos que ele transporta. Em alguns estuários, o transporte é tão intenso que o rio forma deltas.

Os novos Transportadores de Conteneres são veículos tão grandes que são insensíveis às ondas do mar e não precisam de local abrigado para as operações de carga e descarga. Então, o governo chinês construiu um novo porto de Shanghai em pleno alto mar onde não há limitações de calado e nem há a necessidade de desassoreamento. O novo porto foi construído a 32 quilômetros do continente:

As operações no novo porto, denominado Porto de Ningbo, são realizadas por mega-guindastes:

E, para ligar o novo porto ao continente foi construida, em apenas 4 anos, uma ponte de 32 quilômetros com pistas para caminhões e trens:

3 - O MUNDO SE PREPARA - 2:
O Canal do Panamá foi um marco na navegação marítima.
O Canal tem 80 quilômetros de comprimento e diversas eclusas que levantam e abaixam o navio.

Os navios entram "encaixados" nas eclusas e são amarrados a Tratores por meio de cabos de aço:

O canal existente foi inaugurado em 1914 e desempenhou bem o seu papel nesses quase 100 anos de existência.
Entretanto, os novos tempos exigem navios de maiores dimensões e calado de modo que está sendo construído um novo canal que se pretende inaugurar na passagem do centenário, isto é, no ano de 2014.
Veja as dimensões do existente e do novo:
| CANAL EXISTENTE | NOVO CANAL | |
| COMPRIMENTO | 305 | 366 |
| LARGURA | 33,5 | 49 |
| CALADO | 12,04 | 18,3 |
2 - O MUNDO SE PREPARA - 3:
O Porto de Roterdã, na Alemanha, deteve por longos anos, o título de maior porto do mundo em movimentação de cargas.

Todo manuseio de conteneres é feito por meio de caminhões-robô que circulam sem motorista e dirigidos por sensores instalados sob o piso de concreto.

Não há pessoas na área de movimentação de contaneres.

A logistica, isto é, a sequência lógica de carga dos conteneres no transportador é estudado e definido por computadores em função dos portos de destino por onde o transportador irá navegar. Numa pilha de 14 conteneres é complicado querer pegar aquele que fica por baixo da pilha.
Além disso, não é possível ir retirando os conteneres apenas de um lado do transportador sob risco de tombamento:

No Porto de Roterdã, desde o instante em que o caminhão ou trem entra na área do porto, todas as operações são operadas pelo computador que já indica o local exato no pátio onde o contener vai ficar aguardando a sua vez de ser embarcado:
RMW-ET-16\www\\Pacifico2050\Transporte.htm em 26/09/2012, atualizado em 07/06/2014.