PACÍFICO 2050 - UM ESTUDO PARA APLACAR A FOME DO MUNDO NO ANO 2050
 
9 - DIFICULDADES
Possíveis dificuldades que serão encontradas.

Por fim, vamos levantar os possíveis problemas e as dificuldades que serão encontradas na implantação de deste projeto.

1 - DIFICULDADES POLÍTICAS:

O Projeto envolve, diretamente, quatro países: Brasil, Bolívia, Peru e Chile.

Para o bom andamento das operações do sistema, o empreendimento deve ser independente dos Governos.

Deste modo, sugere-se realizar um Acordo Inter-Governamental mediado pela ONU, a Organização das Naões Unidas.

O Brasil poderá fornecer importante expertise pois conduziu com maestria o Acordo Bilateral de Itaipú, construindo numa época de parcos recursos (década de 70) a, ainda, maior Usina Hidroelétrica do mundo, a Hidrelétrica de Itaipú.

O resultado desse Acordo Internacional será uma faixa de terras com largura suficiente para a implantação do Projeto ao longo do território da Bolivia e na fronteira entre o Chile e o Peru.

O desenvolvimento completo do Projeto envolve aporte de recursos financeiros e investimento em desenvolvimento técnologico para a materialização dos Conteiner-Estufa e do sistema de transporte pesado, vagões e locomotiva. Sugere-se a participação do governo Chinês e também do governo da Coréia do Sul.

2 - DIFICULDADES TÉCNICAS:

Na apresentação em Rondonópolis realizada em setembro de 2012, foi-me dito por um dos participantes que a Cordilheira dos Andes é constituída pela "rocha mais dura do planeta" e que a implantação do Projeto, por exigir a perfuração de muitos túneis, enfrentaria grandes dificuldades com este tipo de rocha.

Não é necessário ser especialista em Rochas ou em Perfuração de Túneis para entender que o mundo já possui tecnologia adequada para este tipo de questão.

Basta lembrarmos do episório da Mineiros Chilenos presos na Mina.

Trouxeram da Nova Zelândia

Este tipo de equipamento foge ao tradicional método uso de pastilhas de aço que precisam ser refrigeradas com água, o que forma muita lama e dificulta muito a perfuração do túnel.

Veja uma foto de como fica uma mina sendo perfurada com perfuratriz refrigerada a água:

No caso do salvamento dos mineiro presos a 700 metros de profuncidade numa mina do Chile, foi perfurado, em apenas alguns dias, a seco, um Túnel com 70 centímetros de diâmetro para que coubesse a gaiola de resgate que foi apelidada de Fênix:

Veja uma foto de um dos resgates:

O equipamento que perfurou esse túnel de resgate de 700 metros de profuncidade em apenas alguns dias é a perfuratriz Schramm T-130-XD da empresa LAYNE. Veja detalhes do trabalho da Layne no caso em www.layne.com/en/about/plan-b.aspx.

Veja site da Layne:

Veja a panafernália de tubos, mangueiras e fios necessários para o funcionamento da perfuratriz:

Veja os operadores da Layne operando o Schramm T-130-XD:

Veja o momento em que a perfuratriz, depois do dever cumprido, deixa a mina e é levada para outra missão em algum outro local do mundo:

 RMW-ET-16\www\\Pacifico2050\Dificuldades.htm em 26/09/2012, atualizado em 07/06/2014.