AGAVE

 
Passeando pela Natureza

AGAVE

A AGAVE é esta planta que é, geralmente, empregada para decoração em jardins. Há casos de uso como cerca de divisa devido aos espinhos ao longo da folha.

A foto abaixo ilustra um conjunto de agave Angustifólia:

Existem muitas variedades de AGAVES. Veja algumas delas:

Todas essas espécies de Agave, ao amadurecer, produz o Escapo Floral, uma haste comprida que sobe verticalmente chegando a ter 8 metros (dependendo da espécie), preparando-se para emitir a Inflorescência.

A necessidade de atingir esta altura talvez se deva ao fato de não existirem agáveas em profusão. No caso da via Anhanguera, depois dessa agave no km 67, encontramos outra agave solitária no km 71 no trevo de acesso à cidade de Louveira:

Por um desses mistérios (ou seriam caprichos) da natureza, o pólen de uma agave é levada pelo vento indo fertilizar a flor de outra agave situada a muitos quilometros de distância.

Depois da inflorescência a planta morre. O tempo que a agave leva para o seu amadurecimento é de 7 a 10 anos (varia em função da variedade). Como será que a agave sabe exatamente o período? Ela vai contando cada ciclo de verão/inverno? Isso lembra a vida da CIGARRA que vive dentro da terra durante 17 anos e, passado esse tempo, ela sai da terra, sobe numa árvore e canta para atrair a parceira, acasala com ela e depois morre. Caprichos da natureza?

Além dessa variedade, a agave angustifólia, existem agaves plantadas em fazendas:

Uma delas é a agave sisalana usada para a produção do SISAL e a outra é a agave tequilana usada para a produção da bebida mexicana Tequila.

Passeando pela Natureza

RMW\natureza\AGAVE.htm em 15/07/2017, atualizado em 23/07/2017.

    RMW-155-16/01/2019