logom.jpg (13615 bytes)

Abertura para renovação do ar

7

 

Você não precisa estar "trancado" em um quarto fazendo greve de fome para submeter o seu corpo aos sacrifícios provocados pela "falta de ar".

Nos ambientes que você frequenta no dia a dia o seu corpo pode estar sendo submetido a tudo isso.

  • A sala da sua casa onde você e toda a familia fica assistindo a televisão;
  • O seu quarto de dormir;
  • O galpão industrial onde você trabalha;
  • O ônibus lotado onde você enfrenta uma viagem demorada;
  • A sala de aula onde, à noite, você faz um curso de línguas;
  • O salão da igreja onde você vai assistir a missa semanal;

Eu não estou falando de poluição e nem de ar condicionado. Todos esses ambientes fechados precisam ter uma forma de renovação do ar para evitar que a taxa de oxigênio caia para níveis em que começa a produzir efeitos danosos em nosso corpo.

Então como é que podemos propiciar o AREJAMENTO do local?

A idéia mais simples é dotar o local com uma janela. 

Mas .... qualquer janela serve? Qualquer janela vai permitir que aquele volume mínimo de ar seja renovado?

Tem janela que tem veneziana, tem janela que é de abrir, tem janela que é de correr, tem janela que é maxim-air, enfim tem uma variedade muito grande de tipos de janelas e além disso colocamos cortinas que ajudam a impedir a livre entrada e saída do ar.

Cada tipo de janela oferece uma capacidade própria de renovação do ar. Veja mais detalhes em http://www.ebanataw.com.br/roberto/janelas/janela5d.htm 

Independentemente do tipo e do tamanho da janela, quanto ar precisa ser renovado para garantir um bom arejamento do ambiente? Para um bom metabolismo do nosso organismo?

Imaginando uma pessoa de porte médio, saudável, idade média, etc. veremos que o ambiente precisa ter uma janela que permita a troca de 24 metros cúbicos por hora.

Isso se a pessoa estiver dormindo. Vejamos outros casos em que a pessoa se encontra em atividade.

  SITUAÇÃO

NECESSIDADE DE AREJAMENTO em m3 por hora

1 – Dormindo Dormindo

24

2 – Sem Atividade Acordado mas sem fazer nada. Sem pensar.

28

3 – Atividade em Repouso Estudar, ler um livro

30

4 – Atividade Leve Trabalhos em Escritório. Levantar, sentar, ler, escrever, conversar.

34

5 – Atividade Moderada Trabalhos manuais. Trabalhar em uma fábrica em atividades leves como costurar, montar pequenas peças. Trabalhar em casa como cozinhar.

36

6 – Atividade Forçada Trabalhos corporais. Atividades que além de mexar com os braços requerem deslocamentos com o corpo. Atletas, ginástas, dançarinos, militares, varrer, lavar louça. Mexem muito com o corpo mas não chegam a usar ferramentas pesadas.

45

7 – Atividade Pesada Atividades pesadas que além de mexer com os braços e com o corpo utilizam ferramentas pesadas como machado, martelo, pá, picareta e enchada. Lenhador, Ferreiro, Cortador de Cana, Cavar buraco, Lavar Roupa no tanque ou no rio. Esportes radicais, escalar montanha, surf, paraquedismo.

51

Tabela 4 – Taxa de Renovação. Volume de ar que é necessário renovar por hora para manter o ar com densidades adequadas de oxigênio.

logovvi.jpg (1627 bytes)logovve.jpg (2643 bytes)logovvd.jpg (2567 bytes)

RMW\metabolismo\meta07.htm em 23/11/2008, atualizado em 11/08/2009.